(TBB) Resenha de "A abadia de Northanger " de Jane Austen

 Em 15 de novembro de 2014 eu postei aqui uma  resenha de "A abadia de Northanger" da Jane Austen. E foi assim que estreei o blog "Meu mundinho quase perfeito"  anos atrás.
Se você ir agora no primeiro post deste cantinho vai encontrar uma resenha de  " A coroa" da Kiera Cass , mas não precisa ficar confuso. No meio de uma crise existencial ,deletei todo o conteúdo deste blog em 2016. E nisso eu perdi a maior parte do conteúdo do primeiro  ano e alguns meses da criação desse blog.
Um dos posts que perdi junto com resenhas  como de "A garota que você deixou para trás" da Jojo Moyes, "A lua de mel" da Sophia Kinsella , foi a resenha de "A abadia de Northanger" da srta.Jane Austen.
Quando eu resolvi fazer este TBB , selecionei alguns posts para revisitar e ignorei as resenhas. Até que lembrei dessa leitura .E qual é o melhor jeito de finalizar esse projeto do que falando sobre o livro onde tudo começou ?
Por isso reli esse livro , infelizmente não tenho como lembrar exatamente do contéudo da resenha , mas lembro que ela ficou horrível, eu nem sabia escrever resenha na época.Na verdade não tenho tanta certeza se hoje em dia eu sei ...haha

TBB (Throwsback Babi) é uma série de post onde revisito posts antigos do meu blog. Este projeto foi inspirado no TBK da Karol Pinheiro. 
 
Resenha de A abadia de Northanger de Jane Austen

Titulo :A abadia de Northanger 
Autor: Jane Austen
Paginas:208
Ano :1817 (escrito em 1798/99)

Sobre o livro: 
"Ninguém que tenha visto Catherine Morland em sua infância poderia supor que ela tivesse nascido para ser uma heroína"
A abadia de Northanger(Jane Austen)

Catherine é a filha do meio de uma família numerosa, criada de uma forma livre , pendurada em árvores e brincando com seus irmãos. Sendo assim , ela cresceu sem alguns dotes dignos de uma dama. Catherine abandonou as aulas de piano com grande alegria no seu primeiro ano de estudo ,não sabe bordar , desenhar ,cantar , pintar... 

Mas ela se tornou uma bela jovem de imaginação fértil e apaixonada pela leitura de seus romances ,e claro que almeja contemplar aquele mundo das paginas com seus olhos. O que estava prestes a se realizar quando seus vizinhos a convidam para passar uma temporada em Bath.

 Em Bath , ela conhece Isabela, uma bela jovem que logo se torna sua melhor amiga e esta apaixonada por um dos irmãos mais velhos de Catherine .Ela também apresenta a nossa heroína aos romances góticos , principalmente “O mistérios de Udolfo “ . 

Além desse conhecimento ela também se aproxima dos irmãos Tilney , a tímida Eleanor e o doce (e debochado ) Henry , este que faz o coração de Catherine bater mais forte.
 É a convite do pai desses dois amigos que ela é convidada a conhecer a abadia de Northanger , onde a sua imaginação apoiada nas suas ultimas leituras começa criar teorias sombrias sobre o lugar e o seu proprietário , general Tilney .

Resenha de A abadia de Northanger de Jane Austen


O que eu achei 
 Esta é a segunda vez que leio “A abadia de Northanger”, que considero o livro mais divertido da Jane Austen, e posso apenas reforçar essa opinião com esta segunda leitura.

Posso imaginar perfeitamente a autora Jane Austen sentada em sua escrivaninha, com a pena na mão, escrevendo esse manuscrito com um sorrisinho de diversão no rosto. Jane é considerada uma autora irônica e ela estava afiada nesse livro, algumas vezes “quebrando a quarta parede” ,falando diretamente com o leitor para tecer comentários sobre seus personagens ou seu ponto de vista sobre coisas da vida real. Inclusive um dos seus discursos foi para defender os romances de entretenimento como boas leituras, é um absurdo saber que ainda temos que fazer discurso semelhante.(pois é, a ladainha é velha...)

 O humor não está apenas na narração da srta. Austen, também está presente nos diálogos de seus personagens .Catherine é uma garota crédula e inocente (até um pouco bobinha),com uma protetora relapsa, e cujo foi jogada no meio de um grupo de pessoas mais experientes e sagazes. Em uma certa altura do livro, Catherine Morland chega a encorajar um pedido casamento ,cujo nem havia percebido que recebeu.

E vamos agora falar do nosso mocinho Henry, o terrível, acredito que ele pode ser considerado como um “alter ego” da Jane Austen, tão sarcástico quanto sua criadora, ele não perde a oportunidade de zoar as frases ambíguas ditas por Catherine ou sua irmã Eleanor. Hora ou outra, ele também faz algum comentário sarcástico sobre a natureza de algum outro personagem, dividindo as alfinetadas do livro com nossa narradora. Confesso que as vezes ele me irritava um pouquinho, mas entendo que ele fazia muitos comentários por ser brincalhão e não para atormentar Catherine, tem um pouco noção de limite e no fundo é um rapaz muito gentil.

Além disso convém falar vagamente de John Thorpe, o outro pretendente de Catherine, que tem monólogos aonde vangloria da velocidade e força dos seus cavalos. É engraçado o fato de que mesmo 2 séculos depois de que “A abadia de Northanger “ foi escrito , podemos notar vários John Thorpe por ai se vangloriando de seus automóveis. O tempo passa ,as tecnologia mudam , mas a natureza humana continua a mesma...não evoluímos tanto assim como gostamos de imaginar.

Catherine , das “heroínas “ de Austen é a mais parecida comigo , apesar dela ter uma natureza mais extrovertida e ativa do que a minha , nós duas possuímos valores parecidos e tomei na minha vida varias atitudes parecidas com a dela.

Achei interessante que na minha primeira leitura em 2014 , eu aplaudi uma atitude que Catherine tomou , e que de fato eu tinha tomado uns meses antes atitude bem parecida. Na época eu encarava como a demonstração da nobreza e dedicação (dela e minha, consequentemente) aos seus princípios. Hoje em dia , achei um pouco exagerado , fiquei com um pouco de vergonha por nós duas.

Outra coisa que me surpreendi nessa segunda leitura , foi o quão pouco a historia se desenrolou dentro das paredes da abadia de Northanger que dá titulo ao livro. Minha memória me traiu nessa parte, estava esperando mais peripécias da Catherine naquelas quatro paredes .

Ainda não li “Os mistérios de Udolfo” , apesar de ter cogitado a ideia de fazer essa leitura nos últimos 7 anos .Se eu a tivesse feito ,acredito que essa segunda leitura seria mais enriquecida por ter oportunidade de reconhecer melhor a influência deste clássico da Sr(a) Radcliffe em “A abadia de Northanger”.

De todos os livros de Austen considero este não só o mais divertido ( como já havia comentado antes ) , mas também o que tem uma leitura mais fluida , (apesar de também possuir os seus momentos entediantes, mas isso todos os livros de Austen possui). Acredito que este seja o livro ideal para se começar a ler Jane Austen. Eu o indicaria de olhos fechados se alguém me perguntasse .

Ok , “A abadia de Northanger “ não funciona com todo mundo , mas eu não tenho a capacidade de apontar os motivos. Talvez seja porque Catherine é mais cabeça de vento do que as outras mocinhas da Jane Austen? Por causa do sarcasmo / humor negro? Nem todos curtem , eu amo... Ouvi em algum lugar ,alguém criticar o fato do titulo ser um pouco enganoso, será esse o motivo? Pois para mim este fato foi positivo , pois antes de o ler achava que com um título desse o livro ia ser um tédio. "A abadia de Northanger"  foi uma grata surpresa para mim na sua primeira leitura.

A segunda leitura de “A abadia de Northanger” foi tão deliciosa quanto a primeira e ouso dizer que talvez seja o meu favorito de Jane Austen , só não digo com toda certeza pois seu rival é “Orgulho e preconceito” .

Resenha de A abadia de Northanger de Jane Austen


Curiosidades


O livro "A abadia de Northanger " foi publicado após a morte de Jane Austen junto com "Persuasão". Além de algumas outras obras inacabadas. Porém "A abadia de Northanger " estava pronta para ser publicada em 1803 ,quando foi comprado por um editor . Só que esse editor não só apenas nunca publicou o livro , como se recusou a devolver o manuscrito para a autora quando ela solicitou alguns anos depois. 
Depois da publicação e sucesso de "Emma " em Dezembro de 1815 , Jane Austen recupera o seu manuscrito e mudou o título de "Susan"  para "Catherine" , ela  planejava publicar ele em 1816, mas os seus planos não foram concretizados .Em 1817  Jane Austen veio à falecer e o seu manuscrito foi publicado em Dezembro daquele ano , agora sob o título de "A abadia de Northanger ", mudança que ocorreu possivelmente para evocar   os romances góticos que  faziam sucesso na época ( e cujo ela parodia nesse livro) que veio com uma nota , da agora falecida Jane Austen ,lamentando o ocorrido e demonstrando temer que o livro tivesse ficado obsoleto.

Nesse livro a várias referencias a autores que influenciaram Jane Austen como Frances  Burney ( e seu "Camilla" que foi desdenhado por John Thorpe) ,Ann Radclife  ( O mistério do Udolfo , entre outros) e Marie Edgewoth cujo  eu ouvi falar da existência agora de pouco lá no Wikipédia.
Também aqui Isabella Thorpe indica sete livros de romance gótico à Catherine que foi listado em vários lugares  , mas parece que nenhum deles existe no Brasil.

Eu lembro que usei essa imagem na primeria resenha ! Ou seja , algo da primeira resenha , tem nesta aqui também.


O filme

Aqui falarei do filme de 2007 com Felicity Jones e J.J Fields  ( J J Fields também trabalhou em "Austenlandia", filme adaptado das obras "Austenlandia" e "Meia noite em Austenlandia ", releituras de "Mansfield Park" e "A abadia de Northanger "respectivamente) , além dessa adaptação apenas existe outra produzida pela BBC em 1986.
Eu assisti "A abadia de Northanger " no ano passado e também achei o filme divertidíssimo ,foi bem fiel ao livro e todos os atores foram ótimos nos seus respectivos papeis. Reforçando  a atriz que fez Catherine que pareceu perfeita para esse papel.


E você ja leu algo da Jane Austen ?Qual o seu livro favorito dela? Senão, já se interessou por algum filme/livro dela ?Diga nos comentários

P.S: Este é o ultimo post do TBB , agora vamos voltar a programação normal

Comentários

  1. Não faz muitooo meu estilo de história pra ler, mas achei legal que tem filme também.
    Mas no geral gostei da sua resenha e de tudo o que disse sobre o livro :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assista ao filme, tem chances de você gostar. Eu amei, mas sou suspeita haha

      Excluir
  2. Olá, Babi.
    Minha primeira resenha foi Marina e nem sabia escrever resenha na época na verdade hehe. Eu li três livros da autora e vi que os livros dela não são para mim. E li e assisti Austenlandia e não sabia que era releitura desses livros. Não pretendo ler mas tinha vontade de ter essa edição na minha estante hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha minima ideia de como escrevia resenha também , kkkk


      Que pena que não curtiu Jane Austen , mas esse é o mais diferentão dela.

      Beijos !

      Excluir
  3. Olá...
    A primeira resenha que postei no meu blog foi Morte Súbita, da J K Rowling e Meu Deus do Céu que resenha mais horrorosa kkkkk... isso foi há 6 anos atrás e nem sabia como escrever uma resenha kkkk...
    Tenho muita vontade de ler A Abadia de Northanger e sua resenha me animou ainda mais a ler.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja li "Morte Subita".E ai , a resenha foi favoravel?

      A minha primeira resenha deve ter ficado ridicula , eu nem sabia o que estava fazendo para começo de conversa .Haha

      Beijos

      Excluir
  4. Oi
    esse ano que eu li pela primeira vez Jane Austen e gostei de duas das 3 que li, esse é um dos que tenho vontade de ler, quem sabe ano que vêm, que bom que gostou de sua releitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gosto de todos da Jane .Espero que em breve leia "A abadia"

      Beijos

      Excluir
  5. Preciso fazer uma baita maratona da Austen, mas só fico presa em O&P nesses últimos dois anos reli duas vezes. haha
    E sempre leio mesmo que esse é um dos mais carismáticos e diverte. E, nossa, triste que ela não pode acompanhar toda publicação e repercussão da história.
    Ah, me identifico com isso de apagar postagem antiga. Estou revisando várias, algumas deletando e repostando... além de juntar as negativas numa coluna haha
    Acho que todo mundo sente certa vergonha de ler as resenhas antigas né.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana , na verdade eu apaguei porque eu ia dar um fim no blog e não tinha salvo ela em outro lugar .
      A resenha ficou horrivel , mas tem muitas resenhas que eu revisito e arrumo .

      Beijos!!

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤