O ranking oficial dos 75 livros que li da Agatha Christie


Ranking dos livros da Agatha Christie


Olá, fãs da Agatha Christie e também para o pessoal que caiu de paraquedas por aqui.
Este é um momento importante para mim, pois enfim fiz o grande ranking de todos os livros que li da Agatha Christie.
 De Outubro de 2005 até Setembro de 2020, li todos os romances policiais escritos por Agatha Christie (note bem que eu disse romances policiais e não todas as obras) de forma aleatória. Alguns, nesse meio tempo, eu reli e teve até aqueles que li três vezes.
 Eu li 79 livros escritos por ela no total,  mas nem todos estão escalados aqui. Deixei de fora os dois livros de memórias da Agatha: "Agatha Christie- A autobiografia" e "Desenterrando o passado". E dois livros escritos por ela com outros autores : "Um furo jornalístico" e "O cadáver atrás do biombo" .
Aqui nesta lista também não figuram alguns livros de contos e romances publicados sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Além das peças de teatro, como "Café preto", pois ainda não as li.

E agora, senhoras e senhores, vamos ao ranking de todos os livros que li da Agatha Christie, a rainha do crime, a única e recuse imitações.

Tragam uma coroa para essa rainha  


Ranking dos livros da Agatha Christie

 Esses são os livros da rainha que fizeram o meu queixo cair.
A maioria dos livros citados aqui são obras consagradas da Agatha Christie e aparecem em todas as listas de livros favoritos da "dama do crime" pela blogosfera afora. Eu não sou tão original assim.

 "E não sobrou nenhum"  foi considerado o livro favorito da maioria dos fãs da Agatha em uma pesquisa feita em 2015 pelo site oficial da autora .E suspeito que ele também é o meu grande favorito. Este foi o primeiro livro da Agatha que li inteiro e que não era da Miss Marple ou Poirot.Foi diferente de tudo o que eu havia lido até aquela época. Achei genial como as mortes eram conectadas à cantiga  e também a tensão causada pelo medo e curiosidade de saber quem seria a próxima vítima. O  vingador invisível era uma sombra sobre os personagens .E claro que eu estava doida para saber quem era o grande assassino.

" Morte no Nilo"  foi o primeiro livro da Agatha Christie que li, isso por si só mostra como esse livro foi especial para mim. E ainda por cima é um dos melhores casos da rainha do crime.

O assassinato de Roger Ackroyd (3° da lista dos favoritos dos fãs) foi o responsável pela ascensão da escritora britânica, o final fez muitos ficarem pasmos. No meu caso, foi um pouco diferente. O motivo é particular e para explicar eu teria que dar um "spoilerzinho" que estragaria a sua leitura.

Em Os crimes Abc(5° da lista de favoritos dos fãs), Agatha me fez lindamente de trouxa. No auge dos meus 13 anos, fui manipulada por um dos pontos de vista da narrativa. Quem leu, acho que entenderá do que estou falando, e a segunda vez que li, consegui enxergar que até naquela parte que me ludibriou havia pistas para o desfecho da história. O que fez a segunda leitura ser ainda melhor para mim.

Convite para um homicídio (6° da lista de favoritos dos fãs) é o meu caso favorito da simpática fofoqueira Miss Marple. Amo o clima desse livro, apesar de ser um livro de assassinato, ele me traz um quentinho no coração. Os personagens desta trama são cativantes, o enigma é intrigante e a resolução surpreendente.
 
A última vez que o meu queixo caiu, quase esbarrou no chão, com um livro da Agatha, foi em A casa torta. Subestimeiem absoluto, um personagem chave. A própria Agatha considera este como um dos seus melhores livros.

Muito Bom , mas não incrível!


Ranking dos livros da Agatha Christie

Os livros dessa categoria eu gostei, mas não ao ponto de colocá-los como favoritos.
A maioria dos títulos que estão aqui se destacou por algum motivo: eu ter gostado do clima do livro, a dinâmica entre os personagens, etc.
Por exemplo, Cai o pano, eu gosto porque tem uma personagem chamada Barbara (haha). Este foi o primeiro livro que li que havia uma personagem com o meu nome, mas não é por esse motivo que o destaquei. Gostei do clima da história e da resolução do último mistério do Poirot.
Um gato entre pombos tem uma dinâmica legal entre os personagens e um clima leve que me cativou.
Agora, Assassinato no expresso oriente (2° lugar do ranking dos livros favoritos dos fãs) veio parar aqui, pois apesar de gostar bastante dele e da resolução do crime, não consigo o considerar um dos meus favoritos. O motivo? Eu não sei!
  Aventura em Bagdá, é um caso especial, durante uma boa parte da leitura eu o colocaria com facilidade no fim deste ranking, só que no meio do livro teve uma reviravolta de enredo que me conquistou. Até hoje lembro bem deste caso e o li há mais de 10 anos. Eu o considero o melhor “plot twist” literário que li até hoje.

 Ta na média, miga!


Ranking dos livros da Agatha Christie

Eu sabia de antemão que esta categoria era onde teria mais livros, só não sabia que seriam 36! São muitos livros, minha gente!
Eu não irei me alongar muito aqui, esses são aqueles livros que até gostei, mas não de uma forma especial. Sabe aquela leitura que é “ok”?
Eu sempre procuro os livros da Agatha naquela época que não sei exatamente o que quero ler, só quero descansar a cabeça com um livro confortável…
 Sou tão “eclética?” que um dos favoritos da Agatha Christie, o Punição para a inocência, e o que a rainha do crime menos gostava, O mistério do trem azul, se encontram na mesma classificação neste ranking.

Não o suficiente para me tentar -me (a ler de novo)


Ranking dos livros da Agatha Christie

Não tenho nada contra esses livros, na verdade, alguns deles eu nem me lembro muito bem da trama e, ao contrário do que eu disse acima, existe a chance de que os leia novamente… Este é o caso de Os relógios, Um passe de mágica, Hora zero e A terceira moça.
Assassinato no beco e Poirot investiga são seleções de contos. E dificilmente esse gênero de texto me conquista… Na maioria das vezes, os contos de um livro aparecem em outros livros que citei na categoria acima.
Noites sem fim e Tragédia em três atos foram livros que até gostei, mas não tenho a mínima vontade de ler de novo.
Eu amava o título Um pressentimento funesto, transmitia uma aura misteriosa. O início desse caso e uma parte da investigação até que me empolguei na leitura, mas em outras partes foi um livro chatoooo, e o final achei ruim. Por pouco este não foi parar na última categoria.

Agatha ? É você mesmo ?


Ranking dos livros da Agatha Christie


Não são todos os livros da rainha do crime que me conquistam, e esses daqui com certeza fazem parte desta lista.
Planejo dar uma segunda chance para Os elefantes não esquecem, mas por enquanto ele vai ficar aqui. Ouso dizer que ele foi o mais chato, em minha opinião.
A mansão Hollow foi um livro que fiz três tentativas de ler antes de finalmente concluí-lo. Não conseguia me conectar aos personagens, achei a trama arrastada e estranha. O desfecho desse mistério foi até interessante, mas o meu desconforto com a leitura o coloca nesta última categoria.
 Agora, para Passageiros para Frankfurt, fiz duas tentativas. Esta história teve um início chato, depois aceitei que não ia encontrar a minha clássica Agatha Christie nele e o encarei como um livro de espionagem de outro autor. Nesse ponto, a trama chegou a me ganhar até uma certa altura, mas o final foi um fracasso.
O misterioso Sr.Quin, Portal de destino e Cartas na mesa foram aqueles livros que concluí a leitura por dois motivos: o primeiro era que eu tinha esperança de que o livro fosse me conquistar (o que não ocorreu) e eu queria ler todos os livros da Agatha Christie. 
XXX

E este é o meu ranking pessoal e oficial de todos os livros que li da Agatha Christie. Agora diga nos comentários, você já leu Agatha Christie? Tem algum favorito? Tem vontade de ler algum? Vamos conversar sobre isso.


Comentários

  1. Acredita que nunca li nenhum livro dela? Mas são tão bem comentados que me dá vontade. Quem sabe em breve :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique.Dê uma chance para Agatha, se você ler algum livro dela diga aqui o que você achou .

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Babi,
    Fico impressionada com a quantidade de livros que vc leu dela rsrsrs. Estou comprando os boxes dela antigo, pq são os que mais gosto. Em outubro vou ler "Morte no Nilo", espero gostar bastante. Parabéns viu, achei demais o seu post ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelen , espero que você goste de "Morte no Nilo", tanto quanto eu.

      Boa leitura!! Beijos

      Excluir
  3. Oi Babi,
    Você e a Sil do blog Prefácio são minhas maiores inspirações para eu insistir em ler mais Agatha Christie!
    Eu só tive UM contato com a autora e não foi lá muito positivo... infelizmente.
    Tenho uma lista que a Sil me passou para tentar de novo, é uma meta de vida! kkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale. Fiquei curiosa para saber qual livro dela que você não curtiu .
      Pena que esse primeiro contato foi negativo. As vezes acomtece....e as vezes o estilo da Agatha não te agrade.
      De uma chance nova para os livros que a Sil te indicou , sim, uem sabe um deles te conquiste e você vira membro do clubinho da Agatha .

      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Babi.
    Eu amo todos os livros da Agatha, não conseguiria fazer um ranking assim hehe. E engraçado porque Morte no Nilo por exemplo não está entre meus favoritos e O misterioso Sr. Quin sim. A Agatha é tão maravilhosa que entre os livros dela temos fãs com gostos diferentes hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil

      Confesso que adiei essa lista por mais de um ano porque não achava qie iria ser capaz de criar ela.Porém , se eu tivesse que definir um ranking com 1° e 75° livro favorito, eu não iria dar conta também.

      "O misterioso sr.Quiin "não funcionou comigo mesmo , nem gostei.muito do livro do Poirot que resgatou um dos personagens.Agora "Morte no Nilo" eu temho um carinho em especial, foi meu primeiro lido.
      Realmente no universo da Agatha Christie temos a turminha que não gosta de livro x e a que ama o mesmo livro.Isso é increvel ,neh?

      Beijos


      Excluir
  5. Gente, finalmente o ranking saiu! haha
    Eu confesso que fiquei surpresa com alguns colocados aqui, viu? Como você, eu gostei bastante de Morte no Nilo, por ter sido o primeiro contato que tive com a autora. Aliás, obrigada por ter me apresentado a ela. ^^
    Já Assassinato no Expresso Oriente eu colocaria entre os primeiro colocados, pois me surpreendeu bastante. Com relação aos outros que você não leria novamente, eu não sou capaz de opinar, pois não li, hehe.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei , nem entendo porque ele não esta bos meus favoritos .Maa parece que tem algo nele que não garantiu o pódio .Sei lá!

      Tanto orgulho de ter trazido para esse fã-clube amiga.

      Beijos!

      Excluir
  6. Ooi
    É isso que eu chamo de ser fã de uma autora!
    Até hoje li apenas um livro dela e acabei não me animando tanto para ler mais coisas, pelo menos por enquanto.

    ----
    Silviane Casemiro
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita quando o assunto é Agatha Christie, fui fisgada no primeiro livro.
      Quem sabe sua segumda experiencia seja melhor ,nunca se sabe

      Beijos

      Excluir
  7. Oi
    isso que é ser fã da autora, muitos livros lidos dela, os autores que já li mais livro passa longe de 75. Nunca li livros dela, mas tenho curiosidade.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitos autores que não tem tantos livros assim.
      A Agatha escreveu muito durante a vida dela.
      Leia sim algum livro dela , tem grande chances de você amar .

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá...
    É fã que chama, né?
    Amei demais o seu post e deu até pra sentir todo o amor que você tem por esses livros.
    Acredita que ainda não li nada da autora? Eu sei, uma vergonha, né? Mas, depois desse post já vou me programar pra ler algo dela.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é vergonha nenhuma, eu também não li a obra de muitos autores populares e famosos dela.Um dia o seu momento de ler Agatha irá chegar .

      Beijos

      Excluir
  9. Caramba 79 livros é bastante coisa!! *o*
    Já ouvi falar muitoo da Agatha Christie, mas nunca li nada dela até hoje.
    Porém eu até gosto de romance policiais, então acho que eu iria gostar de algumas histórias.
    Muito legal e interessante seu post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      Olha eu acho que talvez Agatha funcione com você . Só não espera algo muito intenso , acho que confortável é uma palavra que define a maioria dos livros da Agatha .

      Beijos

      Excluir
  10. Olá,
    Conheço mais a Agatha pelas adaptações do que os livros em si - li bem pouco - mas no meu ranking até o momento E Não Sobrou Nenhum continua sendo o melhor.
    Gosto bastante também manipulação que Assassinato no Expresso do Oriente faz. haha
    Quero chegar a todos lidos um dia, incluindo todos os contos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu estarei aqui na torcida para você concluir a sua meta com louvor

      Beijos

      Excluir
  11. Oie,
    Fico feliz que Morte No Nilo esteja entre aqueles livros que te surpreenderam, pois estou com o meu exemplar aqui na estante para ler futuramente. O único livro da autora que li até então foi o mais famoso, Assassinato no Expresso Oriente, confesso que gostei muito do final, mas o desenvolvimento me fez ficar confusa em alguns momentos, então eu entendendo por que ele não entrou para os seus favoritos.
    Achei ótimo o seu ranking, pois você leu muitos livros da autora e poucos realmente te decepcionaram.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeirinho sempre tem um lugar no coração . Espero que sua experiência seja tão positiva quanto a minha.
      Acredite se quiser , lendo pela segunda vez , sabendo o desfecho "Assassinato no expresso oriente " fica melhor .

      Beijos

      Excluir
  12. Eu nunca li os livros da Agatha. Eu tinha os crimes Abc e queria ler, mas na época uma colega de escola também queria ler e por isso resolvi emprestar antes de ter lido porque eu poderia ler nas férias etc. Ela nunca devolveu meu livro. Não tinha nenhum outro livro da autora na minha mini biblioteca e eu deixei de lado, não comprando outros ou o mesmo para colocar no lugar.
    Achei o seu post bem completo e acho que na minha próxima compra vou procurar pelo menos um dos que você citou como favoritos (não sei se tenho coragem de comprar os crimes abc porque lembro dessa situação chata sempre que olho para ele). Você fez um bom trabalho em listar por grupos e isso ajuda a quem nunca tenha lido nada dela ter uma perspectiva e um norte de por onde começar.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emi .Nossa que coisa mais chata que te aconteceu , eu entendo você ter ficado abalada só de ver "Os crimes ABC" , mas procure sim alguns que eu listei como melhores. Claro que cada opinião é particular , mas eu não fujo tanto do padrão assim.
      Espero que em breve leia algum livro da Agatha e goste tanto quanto eu

      Beijos 💋

      Excluir
  13. Oi Babi, tudo bem?
    Ainda não tive uma oportunidade de ler nada da autora, mas já assisti algumas adaptações e esse fato me deixa com mais vontade de conhecer a escrita dela. Gostei do ranking!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla !
      Eu acho os livros da Agatha ainda amelhores que a adaptação , quer dizer a de "E não sobrou nenhum" ficou tão boa quanto o livro .LeiaAgatha sim , você irá amar!

      Excluir
  14. Love this writer. She wrote amazing mistery novels! I'm your new follower. May you follow me back?
    Thanks and have a nice day!

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro Agatha Christie. Mas ainda não li tantos quanto você. Eu amo o Poirot, mas meu livro preferido até agora é do Parker Pyne rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia .Esse livro do Parker Pyne é legal mesmo , mas o meu favorito é o Poirot mesmo hehe

      Beijão

      Excluir
  16. Eu e minha mãe também temos a colação quase completa, inclusive foi a minha mãe que me ensinou a amar esse estilo de literatura, a Agatha realmente é a minha escritora favorita, concordo com a maioria das suas criticas pessoais, o mais chato "passageiro para Frankfurt", tentei 3 vezes até conseguir terminar, o favorito também é "e não sobrou nenhum", que na época que li era "o caso dos dez negrinhos", mas um que achei muito surpreendente quanto a motivação e também pela trama foi "A maldição do espelho". Muito legal que mais pessoas curtam ela, ela é genial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤