Minha experiência com "O milagre da manhã" de Hal Elrod




Em Outubro de 2019 eu li "O milagre da manhã " do autor Hal Elrod e coloquei em prática o desafio dos 30 dia propostos pelo autor.


Eu não estou aqui para escrever um guia para praticar "O milagre da manhã " ,mesmo porque disso a internet está  cheia .E nem uma resenha do livro .porém  acho importante derrubar alguns mitos sobre "O milagre da manhã ".

"O milagre da manhã " não é um livro inovador  que trága uma receita inflexível e obrigatória que mudara a sua vida.Inclusive muita gente acaba colocando  algo  em prática  sem nem ao menos saber da existência  do livro.Meu falecido  avô  morreu em 1999 ,mas seguia  algumas das recomendações  do livro.



1-Você não precisa acordar as 5 da manhã 


A ideia é tirar um momento para ficarmos com nós mesmos , cuidando um pouco da nossa saúde mental.
O autor escolheu o momento da manhã porque é o melhor horário para ele e também para começar o dia com o pé direito e não pegando o celular e ser bombardeado pelas notícias do mundo. 

Ele propõe que acordamos 1 hora antes do que costumamos. Ou seja ,se você tem que estar no seu trabalho as 9h ,acorda para se arrumar para as 8 h ,então acorde as 7 h .Não precisa acordar as 5h da manhã. 

E apesar do título mencionar " antes das 8h da manhã " o próprio autor no meio do livro comenta que esse momento pode ser tirado em um outro horário mais conveniente A tarde ou antes de dormir , por exemplo .

2.  Não tem que durar 1 hora


Pode ser 2 horas se tiver uma agenda mais flexível ou 7 minutos em dias muito corridos.

3. Não é obrigatório fazer os Salvadores de vida. 

No livro é proposta seis atividades para praticar durante o "nosso milagre".Essas 6 atividades realmente são exercícios eficazes para nossa saúde mental .Só de praticar uma delas diariamente tem um impacto positivo.Na verdade a proposta do livro é um combo.
Mas se você acorda de manhã ,coloca uma playlist com músicas que te deixa animado(o) ,apesar de não ser um dos salvadores de vida ,no meu ponto de vista, ,você fez seu milagre da manhã.normalmente você vai cantarolar e até dançar um pouco ,mesmo que seja na hora de se arrumar no banheiro .Acordar animado nesse pique não é para qualquer um .(eu sei que tem efeitos colaterais caso você não more sozinha que podem acabar com seu alto astral)

Resumindo , "O milagre" na verdade é tirar um tempo no meio da correria do dia-dia para cuidar de você e da sua mente , e o "Manhã " pode ser o horário que de certo para você ,pois o milagre é seu.

Mesmo assim se puder eu recomendo que pratique de manhã ou a noite.Ja havia assistido varios videos falando sobre as atividades propostas e elas são recomendadas para esses dois horários.  Além  disso tente praticar  os 6 ,aos poucos você  decide o que é bom e o que não  funciona com você . 

Agora vamos ao assunto do post .


• Minha experiência pessoal

Na época que li "O milagre da manhã " aconteceu algo na minha vida que me abalou. Eu não estava chorando pelos quatro cantos e como tirei esse mês para preparar os post do BEDA evitava pensar sobre esse assunto.Então quem olhava para mim não percebia o quanto eu estava perdida e machucada.Eu não permitia ficar me lamentando aos quatro cantos sobre isso ,com exceção de nos pés de Deus .
Mas isso não evitava que em certos momentos eu desejasse que minha vida tivesse um fim.Porque parece que ela não  tinha  muito  sentido.
Então tirei uma semana longe de redes sóciais onde iria tirar um tempo para falar com Deus e como ja fiz isso uma vez e fiquei incomodada por ter me proibido de ler livros e assistir videos no Youtube.Resolvi abrir uma exceção para livros de auto-desenvolvimento e videos sobre assunto. Foi assim que parei no "Milagre da manhã " e de alguma forma eu me dei conta com essa leituras e outras que li durante aquele meio tempo , o momento que estou passando não e para sempre .E mesmo que aquela porta que eu queria tanto que se abrisse ,desmoronou quase encima de mim ( sério gente , o que aconteceu foi para me derrubar), não quer dizer que não exista outras portas que poderiam se abrir para mim.E a sensação de fracasso saiu dos meus ombros.
Ter esperança, além de acordar um pouco mais cedo, foram dois milagres que alcancei .Mas tirando isso,não consigo notar sozinha minhas mudanças. 

Nas primeiras semanas acordei as 8 horas da manhã e depois de um tempo mudei para as 7h da manhã e 6h30 no dia que trabalho com a minha mãe. 
E assim mantenho até a data que escrevo esse post. Mas teve alguns dias que acabei não praticando ,por purissima preguiça. 
Eu também não pratiquei as 6 atividades propostas todos os dias ,mas vou explicar detalhamente em tópicos.

Um probleminha que eu tenho é que ja tem gente acordada quando acordo e outras vezes alguns segundos depois que começo . E uma delas se ver que estou acordada a tendência é começar a pertubar ,ainda mais se eu falar que vou ficar quieta.
Então eu não saio do meu quarto ,fico no escuro ,bem quietinha .E isso acaba boicotando um pouco o meu próprio "Milagre da manhã " 


1. SILÊNCIO 

No silêncio foi proposta dois tipos de atividades:Meditação e Oração. 
Esses é a única atividade que faço todos os dias de manhã,mas é o segundo maior boicote que eu prático. .
Normalmente deixo o meu celular bem do meu lado e quando acordo pego o fone que deixo na guarda da cama e começo a meditar.
Só que eu tiro uma soneca no meio da meditação kkk.Tem vezes que coloco para voltar a gravação ,mas não adianta muito. 
Depois de todas outras atividades,até o café da manhã.As vezes até de arrumar a casa eu vou orar .Mas eu considero mudar para oração a primeira coisa que eu faço e deixar a meditação por último .


2. VISUALIZAÇÃO 


Pelo que entendi no livro ,a proposta de Hal Elrod é que pratique esse exercício como uma motivação para os seus projetos .
Mas se você pesquisar na internet sobre o assunto, você vai ser bombeado por vídeos e posts falando para usar a visualização afim de  atrair o que você deseja , até mesmo de uma forma mágica na sua vida.
Confesso que tinha dificuldade de colocar esse exercício em prática ,mas como havia prometido falar como foi minha experiência  com "O milagre da manhã " e resolvi me esforçar  um pouco. Tentei  vizualizar o meu aniversário .Imaginei entrando na cozinha de casa,os balões que eu já havia comprado pendurados na parede ,o meu bolo, os convidados era um borrão mas os imaginei cantado "Parabéns" , o gosto do bolo e por fim os presentes na cama que eu conseguia sentir até o cheiro do papel de presente. 
O engraçado é que a cobertura não deu para cobrir todo o bolo como eu queria e minha mãe sugeriu que eu fizesse um brigadeiro para jogar por cima. E eu cogitei por alguns segundos a ideia ,mas não aderi.Porém no dia seguinte meu irmão fez brigadeiro e eu juntei com um pedaço do meu bolo e era EXATAMENTE o gosto que eu imaginava . 
Também ganhei os presentes que eu imaginava na visualização (eu via os embrulhos ,não o conteúdo)eu acabei ganhando e eu não botava muita fé.
Minha vida mudou por causa disso?Não, mas foi bem legal.

Mas confesso que meu problema com visualização é que confundo com imaginação e acabo viajando na maionese. Pelo menos até agora não tentei usar para descolar uma viagem para San Diego (Califórnia)onde sei falar fluente inglês e provalvente irei conhecer o amor da minha vida que tem a aparência do Caio Castro ( conta bancária também)e personalidade dos mocinhos do Nicolas Sparks misturada com o Jake Peralta de Brooklyn 99. Ainda flerto um pouco com a realidade. Eu super aceito que tenha todas as características do Jake Peralta.


3. AFIRMAÇÕES 


A primeira vez que eu vi alguém fazendo afirmações foi no filme "Se eu fosse você 2" ,uma cena engraçada do filme ,aliás. 
Depois várias vezes na igreja que eu frequento, muitas vezes na palavra ou no conselho para a irmandade, de diversas formas para nos olhar no espelho e conversar com nós mesmos falando que vamos vencer aquela prova que somos fortes e etc. E o motivo de fazer isso é que a palavra tem poder ,tanto pro mau quanto para o bem. 

Tanto a igreja quanto a lei da atração tem isso em comum. 
Mas a psicologia atrás desse exercício diz que repetir essas afirmações mesmo que não sejam verdadeiras no momento,aos poucos vai enraizando em sua mente .

Um fato engraçado é que uma das afirmações é "Eu sou corajosa " e usei essa afirmação toda vez que eu tinha que passar por um cachorro na rua.
Então um dia ,eu e minha mãe nos sentamos em um banco da praça para ver as fotos que tirei naquele dia na praça quando um cachorro se aproximou da gente e quando eu vi ele na minha frente disse um amigável "Oi " e continuei a ver as fotos. Depois de alguns minutos eu me dei conta de que não fiquei com medo dele quando o vi.

4. LEITURA 


Eu tirei esse momento para ler livros de auto-desenvolvimento e tal... Mas como a leitura é algo presente na minha vida,não tem como impactar de alguma forma na diferente no meu dia-dia.Mas é legal para quem não tem o hábito ou muito tempo para ler 
Um dos livros recomendado pelo autor é a Bíblia, então para quem é cristão que nem eu ,pode ler um salmos pela manhã. 
Ou fazer como uma menina que assisti no Youtube. Ela faz a oração conversando com Deus e depois abre a Bíblia. Segundo ela a passagem que ela abre tem conexão com o que ela perguntou.


5. EXERCÍCIOS 


Pode ser 10 minutos de caminhada, esteira , alongamento , dança,yoga...O catalago é vasto.

Apesar da maioria procurar os exercicios para definir o corpo ou perca de peso,essas atividades tem milhares de benefícios para a saúde mental que supera a dos para o corpo.

Eu na verdade como queria esconder que estava acordada ,não era todo dia que praticava exercios de manhã. 
Porém quando chegou Dezembro resolvi fazer um desafio de 30 dias para praticar algumas coisas que eu estava procrastinando para fazer e comecei a fazer yoga na sala de casa onde tem espaço seguindo as instruções de uma professora e yoga do YouTube,a Pri Leite , aliás recomendo os vídeos dela.Além de ter uma "Playlist para Iniciantes " ,ela passa uma energia bem legal para a gente.
E nessa eu consegui puxar a minha mãe também pro lado Yoga da força.Ja vi mudanças no corpo e aproveito o fim da aula para fazer meditação no fim da aula. 
Mas minha mãe acabou virando mais entusiasta do Yoga do que eu. Sabe aquela pessoa que sai indicando para todo mundo ?É exatamente ela. (Ela tem mais dom  para ser influencier do que eu)
E fico feliz de ter apresentado algo que faz tão bem para ela.


6. ESCRITA (Diario) 


Deixei por último porque é o meu maior boicote. Por inúmeros motivos .Um deles é que na minha cabeça diário é para escrever só no fim do dia.
Outro é que não quero acender a luz para escrever e não gosto de escrever essas coisas pelo celular .
E o principal de todos :Quando eu era pequena e mantinha um diário, minha irmã o achou e o meu em voz alta para parte da minha família. Morro de medo de falar algo íntimo e cair na mão de alguém que exponha aos outros.E o diário é para despejar seu coração ,sem filtro,não posso fazer isso com medo de que no futuro alguém vai ler.
Mas eu ainda quero tentar voltar a escrever um diário .Ainda não desisti. 



• CONCLUSÃO 
Essa foi minhas experiências por enquanto com o "Milagre da manhã" .Mas ainda acho surpreendente o fato de acordar cedo !Ainda mais que dificilmente eu acordo antes do despertador me chamar. 

E você , já tentou fazer "O milagre da manhã "? Como foi sua experiência?.Se quiser compartilhar nos comentários um pouco dela vou ficar feliz em ler.
Já teve vontade de tentar aplicar esses hábitos em seu dia-dia? Diga nos comentários. 

Comentários

  1. Pessoal,andei demorando para retribuir os comentários e estou postando bem menos aqui por causa de alguns problemas pessoais.Fiz um post explicando os motivos, clique aqui para conferir .

    ResponderExcluir
  2. Oi, Babi! Legal o seu post explicando sobre os hábitos de esse livro. Eu não li esse livro, mas existem alguns itens que eu já faço como por exemplo fazer caminhada. Quase sempre eu faço caminhada bem cedo aos arredores do bairro onde eu resido. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. mt legal saber como foi sua experiencia! eu tbm li o livro e já mais ou menos seguia os preceitos dele sem saber hehe eu gosto de acordar cedo para fazer algumas dessas coisas e acho sim que me ajudam a ficar mais centrada no dia a dia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Babi.
    Achei bem bacana o modo como o livro nos faz emergir dentro de nós mesmos. É tão dificil considerando como a vida esta aterafada. Cada vez mais tenho mais preocupações e fico sem tempo para sentir o gostinho da vida.
    Muitas dessas dicas eu aproveito, mas sinto que o silêncio é a que vai me fazer sentir melhor. Sentir-me em paz é tudo que preciso principalmente quando me sinto triste com coisas que nem sei explicar.
    Amei o post.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Olá Babi,
    Adorei saber como foi a sua experiência com o livro e depois ler fiquei esperançosa para comprar e por em prática.

    Um beijo,
    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! eu amei esse livro e fiz resenha, não consigo ainda fazer todo dia, na verdade eu fiz alguns dias e parei porque não consegui manter esse ritmo mas, espero voltar porque funciona muito bem.
    Gostei de saber como funciona para você.
    Beijocas.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sou curiosa para ler este livro, parece interessante e preciso aprender a acordar mais cedo, adorei sua resenha, ficou maravilhosa

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Babi, eu nunca li esse livro, mas concordo contigo que ele não traz nada de novo. Apenas colocou como uma "receitinha" coisas que nossos antigos já faziam e nós é que deixamos de fazer por preguiça, falta de tempo, ou por achar que é inútil. Eu prefiro orar à noite, exercícios eu já faço na academia, então não vejo porque fazer em casa, sabe? rsrs Meditação não é muito minha praia também, acho que dormiria no meio do caminho, rsrs. Mas o lance de afirmar coisas para mim mesma é meu maio desafio. Eu de vez em quando consigo certas coisas, mas acho que conseguiria mais, se eu fizesse disso um hábito mais frequente em minha vida...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  9. Oi Babi,
    Sempre leio postagens incríveis sobre esse livro e só confirmam o quanto preciso tê-lo na minha vida!
    Adorei acompanhar seus relatos, acho válido demais esse lance da hora mais a parte de silenciar um pouquinho durante o dia. Parte das menções eu ando fazendo, mas me saboto por demais.
    E a parte do exercício também faço mais pela saúde mental, o corpo fica mais disposto. Tirar esse foco do corpo perfeito, você emagrece e nem nota.
    Torcendo pra você continuar com os métodos com sucesso.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Eu já havia falado sobre esse livro e agora com seu post deu pra entender bem sobre do que se trata.
    Eu gosto de acordar cedo, mas geralmente eu durmo pouco então acordo meio mal humorada, talvez antes de dormir fazer essas coisas pra mim seria o ideal.
    Eu também tenho esse problema com visualização, sempreee confundo com imaginação e acabo viajando na maionese também haha e quando as coisas não acontecem como eu imaginei eu acabo me frustando, então prefiro não visualizar.
    Enfim, acho que são exercícios bem positivos, mas precisa ter disciplina pra fazer. Admiro quem consegue!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Babi.
    Acordar cedo nunca foi problema para mim. Como minha família morou em sitio, acorda todo mundo com o Sol. E esses dias que tá sem horário de verão então, cinco horas to acordada. Gostei de saber sobre sua experiencia. Acho legal quando o livro realmente ajuda as pessoas. Mas acho que para mim não ia funcionar muito bem não hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Amei seu post, Babi. Sempre vejo pessoas falando sobre esse livro e confesso que tenho muita vontade de comprar e seguir as orientações. Gostei de saber como foi sua experiência! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Eu preciso ler esse livro, pois, vejo muitas pessoas comentando ser um livro transformador e que te instiga a mudar os seus hábitos!
    Não li o livro, maaaas ultimamente peguei a acordar mais cedo e dedicar esse tempo para o blog e foi uma experiência ótima.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Babi!
    Infelizmente nao é o tipo de livro que eu conseguiria efetuar a leitura, embora a ideia de mudar hábitos não seja ruim. É só que eu nao teria muita paciencia. Mas que bom que a leitura te fez repensar em tantas coisas.

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li o livro, então não tive nenhum contato nem influência da obra. Mas conheço pessoas que legal e que tiveram um resultado ótimo. É bem legal quando isso acontece.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  16. Que legal ver esse relato sobre sua experiência com a leitura. Confesso que já acordo antes para ter um tempinho de leitura, pois é o único tempo que tenho, mas as outras atividades nunca fiz. Quero ler o livro para aprender mais também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Babi,
    Eu vi comentários bem positivos sobre esse livro, mas não é o tipo dos que eu leria, confesso. Eu prefiro romances, histórias com começo, meio e fim, personagens e tal.
    Agora, falando em hábitos, digo que eu sou uma pessoa 100% da manhã. Acordo super cedo, 5h/5:30 eu já estou de pé (mesmo aos finais de semana), então sobre o dia render/ser produtivo, não tenho o que reclamar não, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Primeiramente, obrigada por compartilhar conosco sobre como você aplica -ou não- o que aprendeu com o livro.
    Minha mãe comprou um exemplar e ap´s ler me deu de presente, ainda não o li, mas pretendo fazer isso em breve e espero assim como você poder colocar em prática tudo que possa aprimorar o meu dia.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  19. Oi
    vi poucas pessoas falando desse livro, legal que está tentando colocar em prática, eu sou uma negação pra acordar cedo, só acordo mesmo porque tenho que trabalhar ai eu acordo as 6, mais nos fins de semana acordo depois das 9, não conseguiria acordar 5 horas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá Babi
    Já estava curiosa com esse livro e fiquei com mais vontade ainda de ler depois da sua resenha.
    Aliás, amei a maneira prática, objetiva e ao mesmo tempo lúdica como você apresentou a narrativa.
    Não tenho problemas para acordar cedinho nem para praticar exercícios, masssss realmente gostaria de conseguir meditar sem sentir sono e visualização sem viajar na maionese 😄😄😄
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Não sou muito acostumada a ler esse gênero literário mas acho a premissa desse livro muito boa porque vejo muita gente falando bem. Eu não sei qual é o meu problema para com acordar cedo mas vou tentar mudar esse hábito rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  22. Oi, Babi!

    Adorei a sua resenha, bem completa, detalhada e também compartilhando a sua própria experiência com o livro e como a ajudou. Eu já preciso acordar as 4h pra trabalhar, então o lance de acordar mais cedo não vai rolar, já tá cedo demais isso hahaha mas concordo que é necessário estipularmos alguns passos para nos trazer paz e bem estar, como nos afastar um pouco das redes sociais, que dependendo da situação podem ser bem tóxicas.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Queria eu poder acordar mais cedo! Antes de desenvolver hipotireoidismo o meu corpo se acostumava bem com períodos do ano em que eu tinha que começar a acordar mais cedo, era o caso por exemplo da volta às aulas, mas hoje eu sinto uma dificuldade enorme em acordar antes do despertador, fico indisposta e com o sono durante todo o resto do dia.
    Eu não gosto de meditar, mas amooo o silêncio, as vezes fico no escuro do meu quarto em silêncio, só pensando, haha. Quanto à oração, preciso tanto melhorar nesse quesito que eu comecei a marcar no meu bullet journal quando eu oro, assim consigo ter uma melhor visão sobre a minha evolução ao conversar e procurar por Deus. Ahhh e eu sempre tento praticar afirmações, percebi que elas me ajudam justamente quando as escrevo no meu diário, que aliás, é o ponto 6. Com um pouco de confiança e esforço logo vc vai voltar a escrever um diário também ;)
    Eu gosto desses livros de "auto-ajuda" por que as vezes eles realmente ajudam e a gente sempre tira deles algo de bom. Eu por exemplo sou fã do autor Augusto Cury. Inclusive, quero ler O Milagre da Manhã, mas tenho em mente que tenho circunstâncias diferentes e que como vc diz no post, cada um faz o seu milagre.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤