Resenha: Novembro de 63, Stephen King.

Escolhi "Novembro de 63" para fechar com chave de ouro o Projeto "Lendo King" de 2021. O "Lendo King" é um projeto pessoal que estou fazendo ao longo desse ano com o intuito de explorar mais a obra de Stephen King.

Faz alguns anos que tenho vontadade de ler  Novembro de 63 do Stephen King, mas o número de páginas me acorvadava. Não sou grande fã dos calhamaços, então o projeto foi o pontapé para encarar essa leitura.

"Novembro de 63" também  foi adaptado para TV no formato de minissérie. Ele esta disponível na Hulu e conta com James Franco no papel principal.


Novembro de 63, Stephen King

Título: Novembro de 63 (11.22.63)
Autor: Stephen King 
Tradutor: Maria Molina
Páginas: 792 
 Editora: Suma 

Sinopse

O que você faria se achasse uma brecha temporal, uma espécie de portal em sua casa ou estabelecimento comercial que lhe levasse para 1958 ?

Al Templeton, famoso por seu Gordoburguer ter um preço acessível demais, a ponto de suspeitarem que seja carne de gato, usou o buraco que encontrou em sua despensa para comprar carne por um valor mais em conta  em 1958. Porém com o tempo, ele resolveu fazer algo maior com a descoberta dessa fenda temporal, algo que poderia modificar o mundo, ou seja , salvar a vida do presidente J.F Kennedy que iria sofrer um atentado em Novembro de 63.

Como a fenda o leva para 1958, Al tem que esperar 5 anos para realizar seu intento, mas seu plano foi frustrado e ele se viu forçado a voltar ao presente, mas  passou sua missão para o professor de inglês Jake Epping.

Jake é divorciado e poucas vezes chorou em sua vida, uma delas foi devido a redação de um dos seus alunos mais velhos, Harry; o zelador da escola.

 Harry contou em sua redação uma tragédia  que ocorreu no Halloween  de 1958 que tocou fundo Jake. Saber que poderia mudar esse acontecimento, incentiva Jake a aceitar essa missão. (Por causa dessa decisão  que ocorre um pequeno crossover de "Novembro de 63" com o "It ,a coisa") 

Será que Jake Epping, agora conhecido como Geoge Amberson  irá  conseguir cumprir a missão de salvar o  presidente do U.S.A naquele fatídico dia de novembro de 63?

Resenha de "Novembro de 63" de Stephen King.
Cena de 11.22.63, disponível na HBO Max 
O que  eu achei :

A sensação  que eu tinha enquanto estava lendo Novembro de 63 é que esse livro era interminável. 

E não é apenas por Novembro de 63 ser um livro de mais de 700 páginas e capítulos longuíssimos,  convenhamos que só esses dois detalhes faz a leitura ser mais lenta, o que mais ajudou nessa sensação  é o fato de  sermos bombardeados com detalhes e mais detalhes.

A essa altura do campeonato deu para perceber que essas características são marcas registradas do King, não sei do que estou reclamando.(risos nervosos).

Em Novembro de 63 o linguajar chulo que me incomodou em Christine  e Depois  não está tão presente, o que é um ponto super positivo.

A parte do contexto histórico e a premissa de Novembro de 63 são brilhantesmas o ponto mais alto dessa leitura foi o romance que acabou se desenvolvendo à uma certa altura do enredo entre Jake e Sadie. O desenvolvimento  do romance deles é muito bem construído, daqueles romances que realmente dá vontade de torcer para dar certo. Em um momento eu queria mais que o Jake/George esquecesse esse negócio de querer salvar o Kennedy, que era o real propósito do livro, e se entregar  sem ressalvas a esse relacionamento.

O final ficou bem bacana, acredito que de todos os livros do Sthephen King que  li até agora o de Novembro de 63 foi a conclusão que mais me agradou.

A sensação  que predomina ao concluir a leitura de Novembro de 63, é a de ter lido um ótimo  livro. A  parte cansativa da leitura fica ofuscada pelo prazer de ter feito concluído esse livro. 

Agora para os medrosos de plantão (não estou julgando ninguém, eu mesma sou um desses medrosos ) Novembro  de 63 é um livro do King que podem se aventurar, pois não é aterrorizante.

 Ele é entedianfe ( uma boa parte do tempo), tem seus momentos de suspense, os de  romance, eletrizantes, assim como as partes incômodas, o momento de rir e o de se emocionar. Essas são as sensações que trará  essa leitura.

Resenha de "Novembro de 63" de Stephen King


Conclusāo do Projeto "Lendo King"

O projeto não se desenrolou  como eu esperava, deixei de lado "Misery " e "O Instituto ", além de ter trocado "Mr.Mercedes" por "Depois ", mas ao menos li metade dos livros que eu coloquei no cronograma inicial do projeto. Isso é positivo, certo?
Eu não pretendo fazer nenhum projeto semelhante em 2021 e por enquanto acho que vai demorar para ler um livro do King de novo .Talvez eu leia  "Joyland" em 2022 . É um livro do King que andou chamando atenção, mas não garanto nada de que farei essa leitura nos próximos 12 meses .
 Se eu fosse  fazer um ranking com os 4 livros que li no projetos e os dois que li em 2020 e 2019 , ele ficaria assim.

1. Sobre a escrita 
2. Zona morta  
3. Novembro de 63
4. Christine 
5. Depois
6. A incendiária

E você já leu "Novembro de 63", ou pretende ler ?

Diga nos comentários

Comentários

  1. Muito legal esse seu projeto, eu tenho bastante curiosidade em ver mais os filmes do King.
    O único que assisti foi Christine e eu adoro hahahahah!
    Mas bem bacana saber sobre suas considerações sobre as obras dele :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Babi.
    O primeiro paragrafo da sua opinião resume o que eu acho do autor e o porque não gosto de seus livros. Depois de ler um livro dele de mil páginas a sensação que fica é que dava para ter escrito aquela mesma história em 300. E eu até tenho curiosidade nesse porque a premissa é muito interessante, mas não sei se um dia eu o lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Babi,
    Eu admiro muito quem lê King, são calhamaços e sempre vejo as pessoas comentando o quanto ele enrola para escrever algo simples. Então, para mim, seu projeto foi um sucesso simmmmmmmmmmm! Parabéns!
    Pessoalmente, confesso que não tenho vontade de ler os livros dele, porque sobrenatural não é comigo não.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ai Babi, nem me fale em leitura cansativa! O king que eu li há alguns anos atrás foi Desespero (em todos os sentidos, porque foi sofrido pra terminar, e sei lá, não gostei muito). Nessa Black Friday comprei O Iluminado por vinte e poucos reais, o que é um ótimo preço se tratando de King né? Vamos ver como vou me sair, pretendo ler em algum momento de 2022, preciso mesmo estar disposta, depois da minha experiência anterior. Novembro de 63 , vejo sempre o pessoal falando bem, mas ainda não tenho taaaanta vontade de ler. Mas, é bem legal quando a gente termina uma leitura longa e sente que leu um livro muito bom!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Ainda não li nada do King, mas sempre leio excelentes comentários sobre suas obras... Nesse ano de 2021 ando me aventurando um pouco mais nesse gênero, logo, fiquei muito interessada na leitura desse livro.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro do Sthephen King. Mas assisti It a coisa e gostei.
    Não é o estilo de livro que eu gostaria de ler, prefiro assistir os filmes.

    ResponderExcluir
  7. Oi Babi,
    Muita coragem sua ler tanto livro do Stephen num mesmo ano. Eu li um de estudo dele e gostei bastante. Já havia lido outro que não curti tanto e eu super te entendo sobre escrita enrrolada ou chata, isso acontece sim nos livros dele. Meus parabéns por ter lido mais da metade do que queria ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Que pena que Misery não rolou pra você, é meu livro favorito dele.
    Esse da resenha eu só assisti a adaptação e adorei na época que vi. Agora que entrou na hbomax tô pra rever. Achei o Jake um personagem maravilhoso.
    King é um dos poucos autores que os palavrões não me incomodam, muitas vezes acho engraçado, pq faz parte da construção de cotidiano/cenário da maioria dos personagens dele.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, eu , para variar, sou uma das medrosas que não leu nada do tio King, haha. Então claro que não conhecia esse livro, mas achei mito louco que o cara tenha achado uma brecha no tempo e resolve comprar carne pra vender como hamburguer, haha. Que genial, acho que se eu tivesse uma brecha no tempo na minha casa, não iria mais ao mercado do meu tempo também, pois as coisas hoje estão custando um rim praticamente. E, que bom que, apesar de não ter sido a lista toda, você conseguiu cumprir parte dela, acho que o que importa é isso mesmo, ler sem se cobrar muito.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta se a vontade para deixar o seu comentário, Deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuídos.

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤

Postagens mais visitadas