Christine de Stephen King

 E vamos para a resenha do segundo King do ano : Christine do Stephen King.
 Esse ano me auto-desafiei a conhecer um pouco mais das obras do King, por isso em cada bimestre escolhi um titulo do mestre do horror para ser minha leitura.Desta vez o selecionado é o  carro assassino  criado pela mente de King .O livro foi lançado em 1983 e  ganhou a telas do cinema naquele mesmo  ano .Na verdade o  filme "Christine , o carro assassino"  foi começado a gravar antes mesmo do livro ser lançado .

 

Christine de Stephen King


 Titulo:Christine
Autor: Stephen King
Paginas : 552
Ano:1983

 Sinopse 

Ao voltar do serviço Arnie e seu amigo Dennis  passam por uma casa aonde esta exposto um carro á venda.Um carro é modo de dizer...uma lata velha.
Porém Arnie se encanta com a "sucata" , ao ponto de pela primeira vez na sua vida  enfrentar os seus pais controladores.
Arnie sempre foi aquele rapaz considerado perdedor da escola .Com um rosto cheio de espinhas , seu comportamento mais passivo  e tendo apenas um amigo, ele era uma vitíma fácil dos valentões da escola.
Porém as coisas começam a mudar desde que Arnie comprou Christinne e empregar o seu tempo e economias na reforma do Plymount Fury 58 . O rapaz também parece ser reformado ,as espinhas somem do seu rosto e ele começa a ter um comportamento mais confiante.
Ao ponto de que para surpresa de Dennis ,o melhor amigo de Arnie ,   a menina nova e mais bonita da escola :Leigh Cabot, acaba se interessando por Arnie Cunninghan .
Dennis também esta assustado com sonhos estranhos que ele teve com o carro do amigo  O que ajuda a fortalecer forte apatia  que ele tem pela nova obsessão de Arnnie :Christine ,o carro que aos poucos acaba revelando que ele não estava errado de ter tido seus receios.

O que achei?

Christine de Stephen King

Quando eu soube da existencia  desse livro eu pensei "Que da hora ,um livro sobre um carro assassino!" .Por que achei a ideia genial ? Esta é uma resposta que não sei explicar... eu realmente achei uma proposta criativa e fiquei surpresa depois de ouvir tantas pessoas falando  que a premissa de "Christine"era ridicula.Devo ser estranha...
"Christine " é um livro divido em  três partes ,a primeira e terceira parte é contado pelo ponto de vista de Dennis e a segunda por um narrador onisciente onde podemos conhecer melhor os outros personagens como o própio Arnie , os pais de Arnie  , Leigh e  etc.
 Eu preferi o estilo narrativo do autor onisciente da segunda parte  ,principalmente porque para mim era importante  sabermos o que também acontecia na cabeça do Cunninghan, o que não da para saber quando a historia e narrada por Dennis, por mais que este conheça o rapaz quase como a palma da mão. Outro ponto que achei melhor  nessa segunda parte é por ter mais pontos de vistas e  a leitura ficou mais fluida .E de fato é aonde realmente as coisas começam a acontecer .
 Na primeira parte a narrativa de Dennis estava preparando um terreno ,criando um suspense sobre a figura de Christine, mas deixa brecha  para o leitor achar que o rapaz é paranóico. Pois, convenhamos , as vezes parecia que ele estava mais incomodado com o amigo mais confiante e  arranjado uma namorada bonita do que qualquer outra coisa.
 Sobre a relação Arnie e Christine , no início até da a impressão que tem uma emancipação  dele da sua mãe controladora ( acho que todas as mães do King são controladora ) e de ficar sempre a sombra do amigo  popular que é capitão do time.Aos poucos porém essa mudanças que pode ser a primeira vista algo positivo  começa a interferir de uma forma mais negativa na vida de Arnie ,  pode ser comparado com um vicio , algo que vai destruindo todas as relações proximas que o viciado tinha  e a própia pessoa que dificilmente pede ajuda ou quer largar esse vicio por espontanea vontade .
 Um carro assassino, até onde sabemos não existe , porém jovens maltratados e excluidos que acabam procurando refúgio nas drogas ou em outra especie de vicio existem por aí e as consequencias podem ser fatais  .Segundo o Detran , o uso do álcool aumenta 3x a chance  de um acidente no trânsito.  Uma noticia do  Jornal Brasiliense de 2018 , indica que mais de 1 terço das mortes no trânsito foi causada por uso de alcool e  entorpecentes.
Ao mesmo tempo que Christine é um carro fictício , existem varios outros carros assassinos por ai.Os da vida real tem um piloto  de carne e osso no volante , porém não tão ciente de si... 
Os personagens de King nesse livro bebem muito e existe até trafico de drogas  rolando na historia , essa era a intenção do autor. Atras de uma ficção absurda , uma denúncia  sobre uma tragedia real . 
"Christine" foi um livro que eu achei bem construido .Porém para mim não foi uma leitura envolvente ...por ironia por motivos que  normalmente as pessoas ficariam ainda mais grudada , foi aonde eu fazia pausas .Quando a leitura ficava muito eletrizante , largava a leitura e procurava outra coisa mais calma para ler.

Christine, da medo?

Eu confesso que achava que apesar de ter falado que "Christine" era o unico livro "mais aterrorizante" da  minha lista do projeto "Lendo King", eu não estava colocando tanta fé que o livro fosse me assustar .Eu pensava que a historia inteira seria toda contada pelo ponto de vista do Dennis , então não iria aparecer tanto o carro assassino em ação, por exemplo .E mesmo que se aparecesse , é apenas um carro assombrado , não é uma múmia em decomposição  abrindo a boca e soltando um monte de moscas ou uma menina girando a cabeça em um ângulo de 360° e vomitando uma gosma verde .( essa segunda cena que descrevi é do ínicio de um  dos filmes da franquia  " Todo mundo em pânico" , não sei se corresponde ao filme "Exorcista" )
Porém eu estava enganada , a descrição das cenas do carro em ação realmente são bem tensas e tem alguns momentos  creepy. Até desisti de assistir o filme "Christine" porque acho que o négocio bem gráfico ia me deixar pertubada que nem as duas cenas que  existem no cinema  que descrevi  mais acima. Sim, em alguns momentos "Christine " é um livro meio nojeno e nem é por  causa da palavra "bosta" viver na boca de um dos personagens.
Claro , talvez para os amantes de terror "Christine"  chega a ser um dos mais leves , porém me deu arrepios.

Christine de Stephen King
King e um Plymount Fury 58 no lançamento do livro.

 Em resumo , "Christine " foi uma leitura razoavel, mas duvido que  algum dia figure na lista dos meus favoritos.
Por enquanto ,continua seguindo como meu favorito do King , o livro " A Zona morta " .O próximo livro que lerei para o projeto "Lendo King" irá ser "Misery".

Comentários

  1. Oi, Babi. Tudo bem? Stephen é o meu autor predileto. Este aí eu não li, embora tenho curiosidadw em conhecer esta história mais de perto, acabo por esquecê-la paraer outras obras dele. A Zona Morta é um licro incrível, já Misery eu não gostei tanto, muito embora seje um liv ro muito bem eito.
    Um abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano
      É , em comparação com "Zona morta ", o Christine é meio sem brilho .
      Animada para "Misery", mas estou achando que não vai superar "Zona morta" também.

      Excluir
  2. Olá, Babi.
    Esse livro dele eu ainda não li. E nem assisti ao filme então não sabia muito da história. Mas infelizmente não me interessei tanto assim a ponto de querer ler, já que eu geralmente não gosto dos livros do autor pelo excesso de descrição.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tem umas cenas bem descritivas .E normalmente nos momentos mais esquisitos e gore .
      Talvez realmente não seja uma boa leitura para ti .

      Bjus

      Excluir
  3. Oi! Eu não li este livro do King ainda e nem vi o filme, mas eu quero muito conferir esta obra tão aclamada dele. Eu gosto do autor, é um dos meus favoritos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida
      Ainda estou engatinhando no Kingverso haha

      Vale a pena dar uma chance para "Christine" apesar de não ser um dos maiores sucessos do autor

      Excluir
  4. Oi Babi, tudo bem?

    Confesso que depois de diversas tentativas, inclusive de ler Christine, infelizmente os livros do King não me conseguem me cativar. Em partes acho que é porque não sou muito fã do gênero. Mas fico feliz que a leitura foi proveitosa para você.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora o livro do King que realmente gostei foi "Zona morta ".
      "Christine " não é um dos piores que li , mas também passou longe de me conquistar

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤