Projetos literarios para 2022



Em 2018 eu publiquei aqui no blog uma lista de projetos literarios para aderir naquele ano , listei o "1001 livros para ler antes de morrer" ,  "Rory Gilmore Bookchallenge",  "Agatha Christie em ordem cronológica " e alguns outros projetos que aconteciam naquela época e hoje nem existe mais .
Todo inicio de ano aquele post ganha varios acessos .Então resolvi criar uma listinha mais atualizada por aqui...  É muito chato se animar para um projeto literário que nem existe mais.

Ja aviso para ficar de olho no canal da Duda Menezes e Tamires Santos , elas gostam de lançar projetos literarios novos no inicio do ano.Também existem vários perfis que propõe leituras  coletivas  tanto no Youtube quanto no Instagram.
Eu listei  aqui alguns desafios que descobri , quem sabe você resolve participar de algum ou se inspirar em um deles.

xxx
 

XX livros até os XX anos



Este tipo de lista é bem popular aqui no Brasil  , ainda mais depois que  a lançadora de tendências Pam Gonçalves   resolveu montar a sua lista de "30 livros até os 30 " em 2020.Depois disso a internet foi bombardeira com lista de "18 livros ate os 18" e etc...
As regras são claras , montar uma  lista de livros que você queira ler cujo o número de escolhidos devem corresponder à idade que você ira fazer.
Eu também aderi a essa tendência em Setembro de 2021   , 15 meses antes de alcançar os 30. Para ver as minhas escolhas , clique aqui.

The Alphabet Soup Challenge 


O "The Alphabet Soup Challenge ( O desafio da  sopa de letrinhas )  é um desafio que rola durante o ano inteiro e é mais popular lá no exterior.
 O objetivo do desafio é ler um livro  com cada letra do alfabeto durante o ano. E tem duas formas de participar , a primeira é ir lendo os livros sem pensar muito  e quando chegar no final do ano ir atras dos livros com as letras do alfabeto que restam.
A segunda  é montar uma  lista  de 26 livros correspondente a  cada letra do alfabeto que lerá durante o ano .
Para a escolha do titulo  pode se ignorar os artigos  "A , As,O, Os , De..." Assim   o livro "A zona morta " pode preencher a escolha para a letra Z.  O que vale é a primeira palavra principal  corresponder a letra .
Para participar do desafio não precisa postar resenha dessas leituras. Mas para ter um controle é legal ter uma estante no Goodreads dedicada ao desafio (também da para montar estantes no Skoob)   onde adiciona esses livros ou citar em uma lista que vai atualizar durante o ano no blog , caso tenha.

 Leia autor XX em ordem cronologica 

 
Este é  daqueles projetos literarios individuais  que  pode durar poucos meses ou varios anos , depende do autor que você escolher .O objetivo é ler em ordem cronológica todos os livros  publicado por este .
Assim se você quiser ir fundo na obra do King ou da Agatha Christie , prepare-se para  uma jornada longa.
Jane Austen ou As irmãs Brontte , vai  ser uma experiência mais rápida. E se for minha extensa obra , só um mês  😂

  Dica 1 - A Duda Menezes faz varios projetos   de ler autores em ordem cronologica  .Em 2021  foi o " As irmãs Brontte" .O que  2022 nos aguarda?                

  Dica 2  - Se a sua intenção é explorar parte da obra do autor , selecione 6 ( 4 ,12, você decide) livros dele para ler durante o ano.                                                      

TBR Jar


Essa ideia de TBR ja é conhecida aqui no Brasil . Você só prescisa de papel , caneta e um lugar para guardar esse papel . A ideia é anotar em várias tirinhas de papel  livros que você tem desejo de ler   e  guardar nesse pote/jarro/o-que-você-escolher.
 Você pode recorrer a TBR Jar pra montar sua TBR do mês , mas também ajuda naqueles momentos que estamos indecisos do que ler.

Ah...agora o aplicativo do Skoob também tem essa função, ele sorteia  os livros que estão na sua meta de leitura.

Beat the Backlist (BTB )


Este desafio é destinado para ler livros que ficaram para trás da TBR do outro ano. A única regra é que os livros tem que terem sido lançados um ano antes.Ou seja ,tem que ser  um livro lançado em 2021 para entrar no desafio de 2022.
A página gringa do desafio lança um bingo  e uma lista de propostas para auxiliar a montagem da TBR, mas não precisa ser seguida.
Apesar de não ser regra , eles também sugerem a opção de montar um estante de desafio no Goodreads 


Dica : Em 2020 fiz um projeto que intitulei de "Projeto 5 estrelas "  onde selecionei alguns livros que tinha vontade de ler , eram bem elogioados e hypados , mas por um motivo ou outro ainda não havia lido . Apesar de não ter a restrição de ter sido um lançamento , teve como base uma ideia bem parecida com o do BTB , que tal você montar o seu projeto 5 estrelas?                   

Desafio do Skoob


O aplicativo  do Skoob , lançou dois desafios no últimos anos.O primeiro dele consiste em você ler uma certa quantidade de livros e em troca ganhara um troféu do aplicativo de acordo com a quantidade de livros lidos.
Para participar você tem que instalar o aplicativo no celular e dizer que aceitou o desafio. Existem troféus para quem leu bastante e poucos livros . 
Para ser computado , você deve resenhar o livro no app ou no site.

Também no app existe o desafio onde computamos a quantidade de dias seguidos que você leu.

Reese Whiterspoon Bookclub





A atriz/produtora americana Reese Whiterspoon à alguns anos está chamando a atenção com seu  "Reese Whiterspon Book Club" .E tem muita gente tanto aqui no Brasil quanto lá fora com a intenção de ler esses  livros.
Não é atoa , os livros selecionados pela loirinha  quase sempre viram best-sellers  e tem mais chances de ganharem uma adaptação.
A maioria dos livros do "Reese Whiterspon Bookclub"  foram publicados aqui no Brasil pela editora Intrinseca. A maioria são obras contemporâneas e escrita por mulheres.

 Leia Mulheres 



Este é bem popular , o "Leia Mulheres " existe a mais de sete anos e  surgiu para incentivar e aumentar o reconhecimento de autoras do sexo feminino.
O projeto funciona como um clube de livro , procure pela sua cidade se tem  um "Clude do Leia Mulheres"  por aí ou   reúna alguns leitores e procure a equipe do Leia Mulheres para criar o seu própio. 


Desafio Livros pelo mundo 




Este desafio  consiste em você ler um livro de cada pais do mundo .São 195 paises ( se contar Palestina e Vaticano) ou seja , é um projeto mais para vida do que para um ano.
Uma brasileira criou até um blog onde se dedica a esse desafio  com uma lista de sugestão de livros para ler de cada pais. Clique aqui para conhecer o blog dela ) 
É legal para quem quer expandir os horizontes.Sair dessa de ler livros americanos ou britanicos que é tão comum.

Leia mais nacionais


 Eu queria fazer um projeto especial para ler livros nacionais em 2022, mas encerro o ano tão enrolada com as minhas leituras e com  quase 30 livros  pro projeto "30 antes do 30 " que acho que não quero ponhar mais uma carga na minha costas. 
Mas acho um ideia legal procurar ler ao menos 12 livros  nacionais ao longo do ano , mas para mim vai ficar para 2023.
Não significa que para você tem que ser a mesma coisa.

Comentários

  1. Amei esses desafios! É difícil escolher um só hahaha
    Esse da sopa de letrinhas é legal, mas acho que vou fazer o do skoob.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei a ideia legal, talvez em algum outro ano eu tente fazer o da Sopinha de letras.

      O do Skoob é muito bom , dá para se adaptar com o nosso próprio ritmo 😍

      Beijos

      Excluir
  2. Que legal, achei o TBR Jar uma gracinha! Vou tentar fazer um durante o ano de 2022!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo.É bem legal para quando a gente tem a mínima ideia de que livro irá ler .

      Beijos

      Excluir
  3. Babi, nem sabia que você tinha voltado com o blog! Eu estou voltando aos pouquinhos, uma postagem a cada alguns meses, hahahah. Mas, já tenho planos variados para 2022, não quero deixar meu filho parado mais um ano...

    Beijooooo ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu voltei ...desde Março estou atualizando. Mas ainda não tenho uma frequência certinha.

      Excluir
  4. Oi
    quantos desafios, espero que consiga finalizar alguns desses, nesse ano de 2021 eu fiz 30 livros antes dos 30 que comecei o ano passado, mas ainda ficou faltando 8 livros quando fiz meus 30 e já tentei o TBR , mas logo desisto.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só vou fazer dos 30 anos amiga , haha.Só estou reunindo vários projetos que encontrei pela Internet heheh

      Excluir
  5. Oi amiga, eu gosto de acompanhar os projetos que você compartilha aqui, pq são sempre bem diferentes. O 12 livros para 20xx eu faço já tem um tempo e gosto bastante. Inclusive em 2022 já estou com a TBR pronta, logo eu divulgo o resultado, haha. O da Reese eu sempre falo que vou entrar, mas passa o ano e nunca entro... :/ Mas vida que segue, né? Eu queria muito esse de ler um livro por país tb, mas concordo que seria mais pra vida do que para o ano, pois não daria conta de ler tantos livros por ano.
    Bjks e Feliz Ano Novo!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  6. Olá, Babi.
    Eu já fui muito de participar de desafios, hoje em dia não me comprometo com nada porque comigo só funciona aquele bater o olho e dar vontade dai eu leio hehe. Quando lia por causa dos desafios acabava que não gostava tanto do livro por estar lendo por "obrigação". Mas tenho vontade de ler os livros da Agatha em ordem cronológica. Só falta alguma editora lançar todos eles hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh que legal! Acho muito bacana esses projetos que começam todo início de ano, queria participar de algum, porém algo que seja voltado para fotografia, vídeo ou filme...
    Bem interessantes esses que colocou no post, pra quem curte ler são ótimas ideias.
    Feliz Ano Novo! Que 2022 seja incrível pra você! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários projetos fotográficos bacanas mesmo. Eu tenho vontade de fazer o 52 semanas 😍

      Excluir
  8. Amei os projetos
    Ainda mais esse de ler mais de um autore.
    Quero ler os livros do Dostoievski em ordem cronológica (dos que foram publicados aqui) . Espero conseguir =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤