Você esta afim de iniciar um projeto literário no novo ano que está prestes a chegar, mas ainda não tem ideia de qual escolher? Ou não conhece nenhum?
Os seus problemas acabaram!
Reuni neste post diferentes tipos de projetos literários para você se inspirar ou iniciar no novo ano que está por vir. Tem várias listas, desafios para você se aventurar ao longo do novo ano ou até mais.
O interessante dos projetos literários é incentivar a sair da zona conforto ou apenas deixar a experiência de ler mais dinâmica.
xxx
O desafio literário Rory Gilmore
Rory é a representante bookworm (rato de biblioteca) nas séries de televisão.
A filha de Lorelai de Gilmore Girls leu mais de 300 livros durante as 8 temporadas da série.
Um escritor australiano compilou todos os livros mencionados na série em uma lista e assim criou -se o desafio " Rory Gilmore Book Challenge". (Veja a lista completa aqui).
XX livros até os XX anos
Este tipo de lista era bem popular a alguns anos atrás no Brasil, uma das pessoas que influenciou este projeto literário foi Pam Gonçalves quando resolveu montar a sua lista de "30 livros até os 30 " em 2020.
As regras são claras, montar uma lista de livros que você queira ler cujo o número de escolhidos corresponde à idade que você irá completar.
Eu também aderi a esse projeto literário em Setembro de 2021, 15 meses antes de alcançar os 30.
Veja também:
The Alphabet Soup Challenge
O "The Alphabet Soup Challenge (O desafio da sopa de letrinhas) é um desafio que rola durante o ano inteiro e esta se tornando popular entre os adetos do reading journal (diário de leitura).
O objetivo do desafio é ler um livro com cada letra do alfabeto durante o ano.
.
Para a escolha do titulo é permitido ignorar os artigos "A , As,O, Os , De..." Assim o livro "A zona morta" pode preencher a escolha para a letra Z. O que vale é a primeira palavra principal corresponder a letra .
É interessante ter algum controle do seu progresso, para isso você pode usar o seu Notion, caderno de leitura ( reading journal) e até aplicativos de organização de leitura.
1001 livros para ler antes de morrer
Essa lista foi criada por base em um livro com o mesmo nome.
O "1001 livros para ler antes de morrer" é organizado por Peter Boxall, nos 1001 livros listados contém vários livros importantes para a literarura de diversos países, inclusive o Brasil, mas claro que os romances britanicos e americanos tem destaque.
Você pode conferir a lista completa aqui. Eu encaro tanto essa lista quanto a do desafio Rory Gilmore como uma lista de sugestões de leitura, mas existe o pessoal que leva o projeto a risca.
Leia autor XX em ordem cronologica
Este é daqueles projetos literários individuais que pode durar poucos meses ou vários anos, depende do autor que você escolher .O objetivo é ler em ordem cronológica todos os livros publicado pelo autor selecionado.
Assim se você quiser ir fundo na obra do King ou da Agatha Christie, prepare-se para uma jornada longa.
Jane Austen ou As irmãs Brontte , vai ser uma experiência mais rápida.
TBR Jar
Essa ideia de TBR ja é conhecida aqui no Brasil . Você só prescisa de papel, caneta e um lugar para guardar esses papéis .
A ideia é anotar em várias tirinhas de papel os livros que você tem desejo de ler e guardar nesse pote/jarro/o-que-você-escolher.
Você pode recorrer a TBR Jar pra montar sua TBR do mês, mas também ajuda naqueles momentos que estamos indecisos do que ler.
Ah...agora o aplicativo do Skoob também tem essa função, ele sorteia os livros que estão na sua meta de leitura.
Beat the Backlist (BTB )
O Beat the Backlist é um desafio que tem o propósito de incentivar a ler os livros que ficaram para trás da TBR do ano anterior.
A única regra é que os livros selecionados devem ter sido lançados um ano antes.Ou seja, tem que ser um livro lançado em 2024 para entrar no desafio de 2025.
A
página gringa do desafio lança um bingo e uma lista de propostas para auxiliar a montagem da TBR, mas não precisa ser seguida.
Apesar de não ser regra, eles também sugerem a opção de montar um estante de desafio no Goodreads
Desafio do Skoob
O aplicativo do Skoob, lançou dois tipos de desafios nos últimos anos. O primeiro dele consiste em você ler uma certa quantidade de livros e em troca ganhara um troféu do aplicativo de acordo com a quantidade de livros lidos.
Para participar você tem que instalar o aplicativo no celular e dizer que aceitou o desafio.
Existem troféus para quem leu bastante e poucos livros .
Para ser computado, você deve resenhar o livro no app ou no site.
Também no app existe o desafio onde computamos a quantidade de dias seguidos que você leu.
Reese Whiterspoon Bookclub
Os livros selecionados pela loirinha quase sempre viram best-sellers e tem mais chances de ganharem uma adaptação.
A maioria dos livros do "Reese Whiterspon Bookclub" foram publicados aqui no Brasil pela editora Intrínseca. A maioria são obras contemporâneas e escrita por mulheres.
O clube do livro da Reese Whiterspoon hoje em dia é menos popular do que alguns anos atrás, mas continua na ativa.
Leia Mulheres
Este projeto literário é bem popular, o
"Leia Mulheres" existe a mais de sete anos e surgiu para incentivar e aumentar o reconhecimento de autoras do sexo feminino.
O projeto funciona como um clube de livro, procure pela sua cidade se tem um "Clude do Leia Mulheres" por aí ou reúna alguns leitores e procure a equipe do Leia Mulheres para criar o seu própio.
Desafio Livros pelo mundo
Este desafio consiste em você ler um livro de cada pais do mundo.
São 195 paises (se contar Palestina e Vaticano) ou seja, é um projeto mais para vida do que para apenas um ano.
Este é o desafio que a americana Courtney Henning Novak estava participando quando leu "Memórias Póstumas Brás Cubas " e viralizou aqui no Brasil.
Este projeto literário é legal para quem quer expandir os horizontes. Sair dessa de ler livros americanos ou britanicos que é tão comum entre nós leitores. E neste caso o "1001 livros para ler antes de morrer" pode ser uma ferramenta de auxílio para este projeto literário.
Lendo o Brasil
Esse projeto é semelhante ao "Desafio Livros pelo mundo", mas tem o propósito de ler um livro de cada estado brasileiro.
Quem criou o
Lendo o Brasil foi a Camila Navarro em 2017, ele funciona como um projeto pessoal, mas nada impede que outras pessoas possam se inspirar ou aderir.
São 27 estados brasieiros ao total, se você ler em média um pouco mais de dois livros por mês da para completar em um ano, mas pode ser feito de uma forma mais lenta como o projeto original que foi iniciado em 2017 e continua sendo atualizado aos poucos.
Você participa, tem interesse ou conhece outro projeto literário?
Diga nos comentários
Amei esses desafios! É difícil escolher um só hahaha
ResponderExcluirEsse da sopa de letrinhas é legal, mas acho que vou fazer o do skoob.
Eu também achei a ideia legal, talvez em algum outro ano eu tente fazer o da Sopinha de letras.
ExcluirO do Skoob é muito bom , dá para se adaptar com o nosso próprio ritmo 😍
Beijos
Que legal, achei o TBR Jar uma gracinha! Vou tentar fazer um durante o ano de 2022!
ResponderExcluirBeijos,
www.tammycezaretti.com.br
É mesmo.É bem legal para quando a gente tem a mínima ideia de que livro irá ler .
ExcluirBeijos
Babi, nem sabia que você tinha voltado com o blog! Eu estou voltando aos pouquinhos, uma postagem a cada alguns meses, hahahah. Mas, já tenho planos variados para 2022, não quero deixar meu filho parado mais um ano...
ResponderExcluirBeijooooo ♥️
Eu voltei ...desde Março estou atualizando. Mas ainda não tenho uma frequência certinha.
ExcluirOi
ResponderExcluirquantos desafios, espero que consiga finalizar alguns desses, nesse ano de 2021 eu fiz 30 livros antes dos 30 que comecei o ano passado, mas ainda ficou faltando 8 livros quando fiz meus 30 e já tentei o TBR , mas logo desisto.
momentocrivelli.blogspot.com
Eu só vou fazer dos 30 anos amiga , haha.Só estou reunindo vários projetos que encontrei pela Internet heheh
ExcluirOi amiga, eu gosto de acompanhar os projetos que você compartilha aqui, pq são sempre bem diferentes. O 12 livros para 20xx eu faço já tem um tempo e gosto bastante. Inclusive em 2022 já estou com a TBR pronta, logo eu divulgo o resultado, haha. O da Reese eu sempre falo que vou entrar, mas passa o ano e nunca entro... :/ Mas vida que segue, né? Eu queria muito esse de ler um livro por país tb, mas concordo que seria mais pra vida do que para o ano, pois não daria conta de ler tantos livros por ano.
ResponderExcluirBjks e Feliz Ano Novo!
Mundinho da Hanna
Olá, Babi.
ResponderExcluirEu já fui muito de participar de desafios, hoje em dia não me comprometo com nada porque comigo só funciona aquele bater o olho e dar vontade dai eu leio hehe. Quando lia por causa dos desafios acabava que não gostava tanto do livro por estar lendo por "obrigação". Mas tenho vontade de ler os livros da Agatha em ordem cronológica. Só falta alguma editora lançar todos eles hehe.
Prefácio
Ahhhh que legal! Acho muito bacana esses projetos que começam todo início de ano, queria participar de algum, porém algo que seja voltado para fotografia, vídeo ou filme...
ResponderExcluirBem interessantes esses que colocou no post, pra quem curte ler são ótimas ideias.
Feliz Ano Novo! Que 2022 seja incrível pra você! ♥
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Existem vários projetos fotográficos bacanas mesmo. Eu tenho vontade de fazer o 52 semanas 😍
ExcluirAmei os projetos
ResponderExcluirAinda mais esse de ler mais de um autore.
Quero ler os livros do Dostoievski em ordem cronológica (dos que foram publicados aqui) . Espero conseguir =D