30 livros até os 30 :Um ano depois

 


E de repente 30!!
Os dias para soprar as minhas velhinhas de 30 anos estão cada vez menos distantes… e isso é um pouco assustador. 
Em setembro de 2021  postei aqui no blog uma lista com 30 livros que eu pretendia ler antes de chegar aos 30.
Na época eu pretendia fazer várias atualizações sobre o projeto aqui no blog, com resenhas ou updates. Iria ter uma categoria no blog dedicada somente  a este projeto, inclusive. 
E eu até fiz isso… só que no meu Instagram kkkkkk
Tem hora que penso em migrar todo conteúdo do Instagram para cá, mas mesmo que se eu fizesse isso não seria a mesma coisa.
Porém, pelo menos um post contando um pouco mais sobre a experiência  eu devo a vocês.

Eu montei esta lista com vários livros que me intimidavam  ou  estava enrolando para ler há muito tempo e depois contrabalancei  com livros que eu considerava que seriam leituras  leves e divertidas 

Nós nunca podemos ter certeza do amanhã, quando fiz a "curadoria" eu tinha em mente  de que repentinamente algo poderia acontecer e eu não teria tanto tempo disponível  como eu tinha na época, para ler os 30 livros  do desafio e leituras avulsas. Eu me conheço o suficiente  para saber que eu me sentiria presa a esta lista, o que seria algo negativo, afinal já pensou ter que ficar 1 ano inteiro lendo livros de uma lista aonde selecionei apenas  títulos que me intimidavam de uma forma ou outra?

Nada aconteceu e eu tive todo o tempo do mundo, e mais um pouco, para continuar com minhas leituras. Se  fiz alguma mudança, foi adiar a leitura de algum calhamaço ou outro para 2023 (Ex: "O tempo e o vento" do Veríssimo, O fantasma da ópera...).

O desafio foi um sucesso, por pouco  não  li os 30 livros no período  de um ano, mas finalizei ainda com 2 meses extras. O primeiro lido foi "Austenlândia" da Shannon Hale  e o último "A muralha" de Dinah Silveira Queiroz. 

Dos 30 livros lidos,  3 foram favoritados,9 receberam a avaliação  de 5 estrelas. Só por aí da para notar que tive boas experiências com essa seleção de livros. 



Tive minhas decepções também, mas foram poucas. E tudo bem, isso faz parte da vida!

Eu faria um "40 livros até os 40" daqui a dez anos? Ainda falta muita água para passar debaixo dessa ponte, mas no momento  eu diria que não. Espero pelo menos ainda estar com esse cantinho na internet  até lá.


                         Início :21/09/21                               
                    Austenlândia (Shannon Hale)             
                       Concluído: 16/10/22                           
       A muralha (Dinah Silveira de Queiroz)          

Abaixo resolvi falar um pouco sobre alguns desses livros:

Os favoritados 


Malibu Renasce ,Taylor Jenkins Reid 


Nos primeiros  rascunho  da lista de "30  livros até os 30 anos", este livro não estava presente.  Havia um livro da Taylor lá, mas era "Amores verdadeiros", porém o hype de Malibu estava tão grande que os troquei.
Sinceramente, Taylor Jenkins não sabe o que é escrever um livro ruim. Até agora li 5 livros dela e amei os 5.
Fui arrebatada por esta história  que me despertou  vários sentimentos intensos. Nina Riva se tornou uma das minhas personagens  favoritas, daquelas que queremos ser amigas e Mick Riva  é um dos que eu mais detestei. Peguei  uma birra  deste homem.
 
 

Pachinko , da Min Jin Lee


"Pachinko" não era um livro que eu teria comprado, se não fosse por um atrapalho meu na hora de assinar a caixa dos Intrínsecos  eu não o teria em mãos e provavelmente  não daria uma chance a esta leitura. Porém, este acidente de percurso, foi o que chamam de "serendipity", foi uma boa surpresa. Amei este livro,  é uma leitura emocionante  e enriquecedora. 
Esse é daqueles livros que vai contando sobre gerações diferentes  aonde entendemos melhor um pouco sobre a Coreia e o Japão. 

As vinhas da ira ,John Steinbeck 

Em 2012  li "A pérola" do Steinbeck e até hoje tenho viva na minha memória  alguns fatos deste livro. Foi uma leitura  incrível!
A pérola não é um dos livros mais consagrados  deste autor e por isso fiquei curiosa para conhecer uma das obras-primas dele. E como  acabei ganhando "As vinhas  da ira" não tive dúvida alguma ao selecioná-lo.
E olha, que livro maravilhoso!
É enriquecedor, emocionante, envolvente, trágico  e belo.

Maiores decepções 

Sempre é bom lembrar , essa foi minha experiência  pessoal  com estes livros ,você pode ter uma opinião diferente.

Um plano quase perfeito, Bruna Mazzali

Tinha tudo para ser um livro que eu amasse, mas foi exatamente  o contrário  .Não sei o que aconteceu, simplesmente  não funcionou comigo

Como àgua para chocolate ,Laura Ezquivel 

Minha amiga até me falou que ela não havia deste livro, mas eu sou teimosa e queria dar o meu próprio veredito sobre ele, afinal já tivemos opiniões oposta sobre alguns livros antes...
 Eu não detestei completamente "Como agua para chocolate ", está obra tem um encanto e é fácil de se ler. .
Porém esse ponto positivo não conseguiu  superar o ódio que eu tive dos rumos desta história  .


Troféu A tartaruga e a lebre

Troféu  Tartaruga 
(A leitura mais lenta )

Falando de forma estatística o título merecedor desse prêmio  foi "Anna Karênina " do Tolstói que me fez companhia por 40 dias ,porém esta leitura foi feita acompanhando o cronograma de uma leitura coletiva. Então acredito que na prática, o livro que mais demorou para a leitura ser concluída foi "A casa dos espíritos " da Isabel Allende. 
Simplesmente não conseguia engajar com este título.Eu consigo entender o porquê desse título ser tão mportante e até o achava interessante em vários momentos.O que realmente não deve ter funcionado comigo foi o ritmo lento da história junto com os capítulos longos...Passaram- se 28 dias da data que a leitura foi iniciada para  quando ela foi concluída. 
Infelizmente  apesar de reconhecer os méritos  que este livro tem ,a experiência  desgastante  de o ler  é a que predomina quando lembro dele.
E talvez o momento que eu li ,um mês que normalmente entro na minha fase "odeio ler "  tenha mais influência  nesta experiência negativa do que o propio livro da Isabel Allende.

Troféu  lebre 
(A leitura mais rápida)

 
Eu montei uma planilha  para  acompanhar  esses dados e por isso é fácil notar que concluí  vários livros em apenas 24 h.Inclusive li a graphic novel "A louca dos gatos " da Sarah Andersen  em uma sentada. Porém "Amar é Relativo" da Sophie Kinsella  e suas 392 páginas foi minha leitura mais rápida. 
Apesar de "Amar é Relativo " ter inúmeros  defeitos, principalmente  no fato de bater naquela tecla de rivalidade  feminina completamente desnecessária para o desenvolvimento  da história , foi um livro que me deixou muito feliz .Eu o achei bastante divertido  e foi algo que eu senti muita falta nos últimos livros que havia  lido da autora.


E estes foi um breve resumo dos 30 livros até os 30  .
Beijos e fiquem com Deus 


Comentários