Livro favorito de cada genero



Faz alguns anos que  vejo essa lista de livros rolar pelo booktube e eu estava doida para responder. Eu ja falei que da para fazer um Beda só com Tags que quero responder ?(Haha)Pois se ainda não disse , este é um fato

Essa tag se resume em escolher um livro favorito de cada gênero literário , está bem explicadinho pelo titulo mesmo , 


  • Chick -Lit 


Chick-lit é um dos gêneros que mais gosto. Normalmente são livros leves e divertidos  e navega entre varios genêros. Tem chick-lit para refletir na vida , aqueles mais focados em romance,outros uma aventura ou misterio para solucionar. E tem os que tem todos esses ingredientes juntos e misturados. P
or isso que escolhi "A troca", ele tem tudo que gosto em um chick-lit. Acho que até falei que é um livro que eu gostaria de ter escrito.
Como eu amo esse gênero gostaria de fazer algumas menções honrosas:  "Fiquei com o seu  numero " da Sophie Kinsella  , aquele livro que te arranca lágrimas de tanto rir e "A lista de Brett"" da Lori Nelson  , um livro que deixa o seu coração quentinho e  lhe arranca lágrimas de emoção.

  • Young Adult/Ficção adolescente

 Eu leio bastante esse genero , mas senti dificuldade de escolher o representante  .Nenhum se destacava muito , entende?
 "Sociedade secreta :Rosa e Tumulo" é um chick-lit e também é um  young adult. Foi um livro que amei a leitura e até apareceu nos meus favoritos de 2019 . Clique aqui para ler a resenha 

  • Cozy mystery 


Descobri  a existência dos Cozy mystery na maratona literaria Paskekrin da Melina Souza em Março desse ano ( 2021) e logo fui procurar a definição .
Este é um sub-genero do romance policial e tem como inspiração os romances da rainha do crime. São livros policiais  , porém apesar de ter mortes na narrativa são leves e um pouco divertidos .
 Normalmente o cenario desses crimes são cidades pequenas e o responsável pela investigação é  um detetive amador. 
É a especialidade de  Agatha Christie. Os casos de Miss Marple são bons exemplos e "O misterio dos sete relogios " também se encaixa muito bem aqui.

Para representar esse gênero que junta misterio e bom humor , minha escolha foi o meu preferido da Miss Marple "Convite para um homicidio".


  • Thriller /Policial


Eu juro que não coloquei policial /thriller aqui para colocar outro da Agatha Christie  .Mas depois de muito refletir , tenho que colocar o meu thriller favorito e um dos primeiros que li "E não sobrou nenhum" 

  • Drama 



Como sofre dona Lola ...e quantas donas Lolas existem por ai ?  
Dona Lola é aquela personagem que você acredita que pode esbarrar em alguma esquina  , conversar na fila da loterica , escolhendo maças na feira do supermecado.
É uma leitura que no começo não chama muita atenção  , é facil de você abandonar .Porém é dificil não se envolver com essa trama  tão humana.


  • Ficção Infanto-Juvenil (Middle Grade


Eu amo infanto -juvenis , mesmo motivo do chick-lit , a unica diferença é que os personagens são crianças .
 "A princesinha" faz parte de um cliché comum na literatura infanto-juvenil  , a criança otimista  que é lançada em um lugar hostil  e muda a vida das pessoas a sua volta.
Vimos isso  em "Anne de Green Gables "(amo ♡) , "Pollyanna "( meu amorzinho), "Heidi "( minha fofura) ...Eu amo essas meninas !  Também se encaixa nos meus queridinhos do genero "Matilda ", "O menino do dedo verde " e o brazuca "Meu pé de laranja lima" .
Escolhi "A princesinha " porque depois de refletir cheguei na conclusão que Sarah é minha favorita . Ela tem a doçura de Heidi , a imaginação de Anne e o alturismo de Pollyanna   .

  • Romance de época


Não pensei duas vezes  nesse quesito . Judith McNaught é  a  autora dos meus romance de epoca favoritos .Ironicamente também é a autora do que menos gosto .
E "Alguém para amar " é o meu livro favorito dela.


  • Fantasia


 Eu não sou muito fã do gênero fantasia , mas as vezes me aventuro nele. Um dos meus favoritos do gênero foi "Um estranho sonhador " da Lainy Taylor.

  • Distopia/ Ficção cientifica


Ficção cientifica  não  é muito a minha praia também , mas as vezes me surpreendo com eles ."Flores para Algernon" foi um desses livros.


  • Autobiografia 


 Ja falei umas mil vezes que quero ler mais autobiografias porque descobri que gosto bastante desse tipo de livro. Acho eles enriquecedores e é interessante acompanhar a historia dessas pessoas mais de perto , conhecer novas realidades ou acompanhando  experiências delas.
Destaquei "Aprendizados " ( resenha aqui) entre todos , pois foi o livro que fez mudar o jeito que enxergava a Gisele Bündchen e passar a admira-la. Também foi aonde foi aguçada a minha curiosidade pela yoga  e me ajudou a aplicar mais nos meus estudos de Matemática. .
Gente , depois de anos boiando na escola eu enfim consegui entender um pouco sobre fração! 
Foi um livro que fez algum efeito  , mesmo que momentâneo , na minha vida . Foi melhor que minha experiencia tentando fazer o "O ano que eu disse sim" que resultou em eu ir ficar entediada em algum evento enquanto eu podia estar em casa curtindo uma leitura ou um filminho...



Esses são os meus favoritos de cada genero.Diga nos comentários  

Comentários

  1. Olá, Babi.
    Eu amei essa tag e vou anotar para responder também hehe. Mas vai ser dificil escolher hehe. Eu estou com A Troca para ler aqui na fila, espero gostar também. Agatha pra mim não tem defeitos, amo tudo dela hehe. E Flores para Algernon eu estou bem curiosa com ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Espero que goste de "A troca " e "Flores para algernon".Eu amo ambos 😍

      Sim , Agatha é muito rainha !

      Excluir
  2. Amei essa tag e com certeza vou salvar para responder no meu blog, ainda não li nenhum dos livros da sua lista, mas estou louca para ler "A Troca".
    Beijinhos,
    cafecommands.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A troca é só amor.Espero que você goste dessa leitura
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Babi. Tudo bem? Gostei da TAG. Suas resppstas foram esclarecedoras. Abtaço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Babi,
    Confesso que ainda não conhecia essa tag, mas gostei bastante.
    Também amo chick-lit e A Troca, assim como Fiquei Com o Seu Número está na minha lista de futuras leituras.
    Eu não conhecia o termo Cozy Mistery, mas já li alguns livros desse sub-gênero, até porquê, amo mistérios, thrillers e suspenses.
    E menina, me identifiquei com você, ainda sofro quando se fala em fração, haha. E confesso que leio pouco autobiografias e biografias. Só faltou na sua lista algum livro de autoajuda.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em coloca auto-ajuda , mas parece que não tenho um favorito desse gênero. Então resolvi deixar de lado.

      Espero que você goste , assim como eu , da leitura de "A troca" e "Fiquei com o seu numero"

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤