Minha experiência com "O milagre da manhã" de Hal Elrod
Em Outubro de 2019 eu li "O milagre da manhã" do autor Hal Elrod e coloquei em prática o desafio dos 30 dia propostos pelo autor.
Eu não estou aqui para escrever um guia para praticar "O milagre da manhã " ,mesmo porque disso a internet está cheia.E nem uma resenha do livro, porém acho importante derrubar alguns mitos sobre "O milagre da manhã ".
"O milagre da manhã" não é um livro inovador que traz uma receita inflexível e obrigatória que mudará a sua vida.
Inclusive muita gente acaba colocando em prática algumas das sugestões feitas sem nem ao menos saber da existência do livro. Meu avô faleceu em 1999, mas seguia algumas das recomendações do livro.
1-Você não precisa acordar as 5 da manhã
A ideia é tirar um momento para ficarmos com nós mesmos, cuidando um pouco da nossa saúde mental.
O autor escolheu o momento da manhã porque é o melhor horário para ele e também para começar o dia com o pé direito e não pegando o celular e ser bombardeado pelas notícias do mundo.
Ele propõe que acordamos 1 hora antes do que costumamos. Ou seja, se você tem que estar no seu trabalho as 9h e por isso acorda para se arrumar as 8 h, então acorde as 7 h .Não precisa acordar as 5h da manhã.
E apesar do título mencionar "antes das 8h da manhã" o próprio autor no meio do livro comenta que esse momento pode ser tirado em um outro horário mais conveniente. A tarde ou antes de dormir , por exemplo .
2. Não tem que durar 1 hora
Pode ser 2 horas se tiver uma agenda mais flexível ou 7 minutos em dias muito corridos.
3. Não é obrigatório fazer os Salvadores de vida.
No livro é proposta seis atividades para praticar durante o "nosso milagre". Essas 6 atividades realmente são exercícios eficazes para nossa saúde mental.
Só de praticar uma delas diariamente terá um impacto positivo no dia-dia.
Mas não é obrigatório seguir todos esses passos como um guia, é mais uma sugestão de ferramentas que irá mudar o seu dia.
Resumindo , "O milagre" na verdade é tirar um tempo no meio da correria do dia-dia para cuidar de você e da sua mente , e o "Manhã " pode ser o horário que de certo para você ,pois o milagre é seu.
Mesmo assim se puder eu recomendo que pratique de manhã ou a noite.
Além disso tente praticar os 6 ,aos poucos você decide o que é bom e o que não funciona com você .
Agora vamos ao assunto do post .
• Minha experiência pessoal
Na época que li "O milagre da manhã " aconteceu algo na minha vida que me abalou.
Então tirei uma semana longe de redes sociais e ficar mais tempo falando com Deus.
Havia feito algo semelhante uma outra vez e fiquei incomodada por ter me proibido de ler livros e assistir videos no Youtube. Então, desta vezz resolvi abrir uma exceção para livros de auto-desenvolvimento e videos sobre assunto.
Foi assim que parei em "Milagre da manhã " e de alguma forma eu me dei conta com essa leituras e outras que li durante aquele meio tempo, que o momento que estou passando não era para sempre.
E mesmo que aquela porta que eu queria tanto que se abrisse ,desmoronou quase encima de mim, não quer dizer que não existam outras portas que poderão se abrir para mim. A sensação de fracasso saiu dos meus ombros.
Ter esperança, além de acordar um pouco mais cedo, foram dois milagres que alcancei .Mas tirando isso, não consigo notar sozinha minhas mudanças.
Nas primeiras semanas acordei as 8 horas da manhã e depois de um tempo mudei para as 7h da manhã e 6h30 no dia que trabalho com a minha mãe.
E assim mantenho até a data que escrevo esse post. Mas teve alguns dias que acabei não praticando, por purissima preguiça.
Eu também não pratiquei as 6 atividades propostas todos os dias, mas vou explicar detalhamente em tópicos.
1. SILÊNCIO
No silêncio foi proposta dois tipos de atividades: Meditação e Oração.
Esses é a única atividade que faço todos os dias de manhã,mas é o segundo maior boicote que eu prático. .
Normalmente deixo o meu celular bem do meu lado e quando acordo pego o fone que deixo na guarda da cama e começo a meditar.
Só que eu tiro uma soneca no meio da meditação kkk.Tem vezes que coloco para voltar a gravação ,mas não adianta muito.
2. VISUALIZAÇÃO
Pelo que entendi no livro, a proposta de Hal Elrod é que pratique esse exercício como uma motivação para os seus projetos .
Mas se você pesquisar na internet sobre o assunto, irá vai ser bombeado por vídeos e posts falando para usar a visualização afim de atrair o que você deseja, até mesmo de uma forma mágica na sua vida.
Confesso que tinha dificuldade de colocar esse exercício em prática, mas como havia prometido falar como foi minha experiência com "O milagre da manhã " e resolvi me esforçar um pouco.
Tentei vizualizar o meu aniversário .Imaginei entrando na cozinha de casa, os balões que eu já havia comprado pendurados na parede, o gosto do bolo e por fim os presentes na cama que eu conseguia sentir até o cheiro do papel de presente.
O engraçado é que o bolo real ficou com o EXATO gosto do bolo da visualização.
E de fato ganhei presentes e eu não botava muita fé de que ia receber algum.
Minha vida mudou por causa disso?Não, mas foi bem legal.
Mas confesso que meu problema com visualização é que confundo com imaginação e acabo viajando na maionese.
Pelo menos até agora não tentei usar para descolar uma viagem para San Diego (Califórnia) onde sei falar fluente inglês e provalvente irei conhecer o amor da minha vida que tem a aparência do Caio Castro ( conta bancária também) e personalidade dos mocinhos do Nicolas Sparks misturada com o Jake Peralta de Brooklyn 99.
3. AFIRMAÇÕES
A primeira vez que eu vi alguém fazendo afirmações foi no filme "Se eu fosse você 2" , uma cena engraçada do Tony Ramos .
Depois ouvi em outros contextos, inclusive na igreja, a importância de ter este tipo de dialogo conosco. [motivo de fazer isso é que a palavra tem poder, tanto pro mau quanto para o bem.
Tanto a igreja quanto a lei da atração tem isso em comum.
Mas a psicologia atrás desse exercício diz que repetir essas afirmações mesmo que não sejam verdadeiras no momento, aos poucos vai enraizando em sua mente .
Um fato engraçado que uma das afirmações que escolhi foi "Eu sou corajosa " e usei essa afirmação toda vez que eu tinha que passar por um cachorro na rua.( tenho medo, fazer o que)
Então um dia, eu e minha mãe nos sentamos em um banco da praça para ver as fotos que tirei naquele dia quando um cachorro se aproximou de nós e quando eu vi ele na minha frente disse um amigável "Oi " e continuei a ver as fotos.
Depois de alguns minutos eu me dei conta de que não fiquei com medo dele quando o vi.
4. LEITURA
Eu tirei esse momento para ler livros de auto-desenvolvimento e tal... Mas como a leitura é algo presente na minha vida, não tem como impactar de alguma forma diferente no meu dia-dia. Mas é legal para quem não tem o hábito ou muito tempo para ler .
Um dos livros recomendado pelo autor é a Bíblia, então para quem é cristão que nem eu , pode ler um salmos pela manhã.
Ou fazer como uma menina que assisti no Youtube. Ela faz a oração conversando com Deus e depois abre a Bíblia. Segundo ela a passagem que ela abre tem conexão com o que ela perguntou.
5. EXERCÍCIOS
Pode ser 10 minutos de caminhada, esteira , alongamento, dança, yoga...O catálogo é vasto.
Apesar da maioria procurar os exercicios para definir o corpo ou perca de peso, essas atividades tem milhares de benefícios para a saúde mental.
Eu escolhi começar a fazer yoga seguindo as instruções de uma professora de yoga do YouTube, a Pri Leite, aliás recomendo os vídeos dela.Além de ter uma "Playlist para Iniciantes", ela passa uma energia bem legal para a gente.
E nessa eu consegui puxar a minha mãe também pro lado Yoga da força. Ja vi mudanças no corpo e aproveito o fim da aula para fazer uma meditação.
Mas minha mãe acabou virando mais entusiasta da Yoga do que eu. Sabe aquela pessoa que sai indicando para todo mundo ?É exatamente ela. (Ela tem mais dom para ser influencier do que eu)
E fico feliz de ter apresentado algo que faz tão bem para ela.
6. ESCRITA (Diario)
Deixei por último porque é o meu maior boicote. Por inúmeros motivos .Um deles é que na minha cabeça diário é para escrever só no fim do dia.
Outro é que não quero acender a luz para escrever e não gosto de escrever essas coisas pelo celular .
E o principal de todos: Quando eu era pequena e mantinha um diário, minha irmã o achou e o leu em voz alta para parte da minha família.
Morro de medo de falar algo íntimo e cair na mão de alguém que exponha para os outros.E o diário é para despejar seu coração, sem filtro, não posso fazer isso com medo de que no futuro alguém vai ler.
Mas eu ainda quero tentar voltar a escrever um diário. Ainda não desisti.
• CONCLUSÃO
Essa foi minhas experiências por enquanto com o "Milagre da manhã" .Mas ainda acho surpreendente o fato de acordar cedo! Ainda mais que dificilmente eu acordo antes do despertador me chamar.
E você , já tentou fazer "O milagre da manhã "? Como foi sua experiência?.Se quiser compartilhar nos comentários um pouco dela vou ficar feliz em ler.
Já teve vontade de tentar aplicar esses hábitos em seu dia-dia? Diga nos comentários.
Pessoal,andei demorando para retribuir os comentários e estou postando bem menos aqui por causa de alguns problemas pessoais.Fiz um post explicando os motivos, clique aqui para conferir .
ResponderExcluirOi, Babi! Legal o seu post explicando sobre os hábitos de esse livro. Eu não li esse livro, mas existem alguns itens que eu já faço como por exemplo fazer caminhada. Quase sempre eu faço caminhada bem cedo aos arredores do bairro onde eu resido. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
mt legal saber como foi sua experiencia! eu tbm li o livro e já mais ou menos seguia os preceitos dele sem saber hehe eu gosto de acordar cedo para fazer algumas dessas coisas e acho sim que me ajudam a ficar mais centrada no dia a dia
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Babi.
ResponderExcluirAchei bem bacana o modo como o livro nos faz emergir dentro de nós mesmos. É tão dificil considerando como a vida esta aterafada. Cada vez mais tenho mais preocupações e fico sem tempo para sentir o gostinho da vida.
Muitas dessas dicas eu aproveito, mas sinto que o silêncio é a que vai me fazer sentir melhor. Sentir-me em paz é tudo que preciso principalmente quando me sinto triste com coisas que nem sei explicar.
Amei o post.
Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
Olá Babi,
ResponderExcluirAdorei saber como foi a sua experiência com o livro e depois ler fiquei esperançosa para comprar e por em prática.
Um beijo,
www.purestyle.com.br
Olá! eu amei esse livro e fiz resenha, não consigo ainda fazer todo dia, na verdade eu fiz alguns dias e parei porque não consegui manter esse ritmo mas, espero voltar porque funciona muito bem.
ResponderExcluirGostei de saber como funciona para você.
Beijocas.
http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Sou curiosa para ler este livro, parece interessante e preciso aprender a acordar mais cedo, adorei sua resenha, ficou maravilhosa
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi Babi, eu nunca li esse livro, mas concordo contigo que ele não traz nada de novo. Apenas colocou como uma "receitinha" coisas que nossos antigos já faziam e nós é que deixamos de fazer por preguiça, falta de tempo, ou por achar que é inútil. Eu prefiro orar à noite, exercícios eu já faço na academia, então não vejo porque fazer em casa, sabe? rsrs Meditação não é muito minha praia também, acho que dormiria no meio do caminho, rsrs. Mas o lance de afirmar coisas para mim mesma é meu maio desafio. Eu de vez em quando consigo certas coisas, mas acho que conseguiria mais, se eu fizesse disso um hábito mais frequente em minha vida...
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Babi,
ResponderExcluirSempre leio postagens incríveis sobre esse livro e só confirmam o quanto preciso tê-lo na minha vida!
Adorei acompanhar seus relatos, acho válido demais esse lance da hora mais a parte de silenciar um pouquinho durante o dia. Parte das menções eu ando fazendo, mas me saboto por demais.
E a parte do exercício também faço mais pela saúde mental, o corpo fica mais disposto. Tirar esse foco do corpo perfeito, você emagrece e nem nota.
Torcendo pra você continuar com os métodos com sucesso.
até mais,
Canto Cultzíneo
Eu já havia falado sobre esse livro e agora com seu post deu pra entender bem sobre do que se trata.
ResponderExcluirEu gosto de acordar cedo, mas geralmente eu durmo pouco então acordo meio mal humorada, talvez antes de dormir fazer essas coisas pra mim seria o ideal.
Eu também tenho esse problema com visualização, sempreee confundo com imaginação e acabo viajando na maionese também haha e quando as coisas não acontecem como eu imaginei eu acabo me frustando, então prefiro não visualizar.
Enfim, acho que são exercícios bem positivos, mas precisa ter disciplina pra fazer. Admiro quem consegue!
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Olá, Babi.
ResponderExcluirAcordar cedo nunca foi problema para mim. Como minha família morou em sitio, acorda todo mundo com o Sol. E esses dias que tá sem horário de verão então, cinco horas to acordada. Gostei de saber sobre sua experiencia. Acho legal quando o livro realmente ajuda as pessoas. Mas acho que para mim não ia funcionar muito bem não hehe.
Prefácio
Amei seu post, Babi. Sempre vejo pessoas falando sobre esse livro e confesso que tenho muita vontade de comprar e seguir as orientações. Gostei de saber como foi sua experiência! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Olá...
ResponderExcluirEu preciso ler esse livro, pois, vejo muitas pessoas comentando ser um livro transformador e que te instiga a mudar os seus hábitos!
Não li o livro, maaaas ultimamente peguei a acordar mais cedo e dedicar esse tempo para o blog e foi uma experiência ótima.
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oi Babi!
ResponderExcluirInfelizmente nao é o tipo de livro que eu conseguiria efetuar a leitura, embora a ideia de mudar hábitos não seja ruim. É só que eu nao teria muita paciencia. Mas que bom que a leitura te fez repensar em tantas coisas.
Abraços
Emerson
https://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Ainda não li o livro, então não tive nenhum contato nem influência da obra. Mas conheço pessoas que legal e que tiveram um resultado ótimo. É bem legal quando isso acontece.
ResponderExcluirBeijos
Imersão Literária
Que legal ver esse relato sobre sua experiência com a leitura. Confesso que já acordo antes para ter um tempinho de leitura, pois é o único tempo que tenho, mas as outras atividades nunca fiz. Quero ler o livro para aprender mais também.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Babi,
ResponderExcluirEu vi comentários bem positivos sobre esse livro, mas não é o tipo dos que eu leria, confesso. Eu prefiro romances, histórias com começo, meio e fim, personagens e tal.
Agora, falando em hábitos, digo que eu sou uma pessoa 100% da manhã. Acordo super cedo, 5h/5:30 eu já estou de pé (mesmo aos finais de semana), então sobre o dia render/ser produtivo, não tenho o que reclamar não, rs.
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi!
ResponderExcluirPrimeiramente, obrigada por compartilhar conosco sobre como você aplica -ou não- o que aprendeu com o livro.
Minha mãe comprou um exemplar e ap´s ler me deu de presente, ainda não o li, mas pretendo fazer isso em breve e espero assim como você poder colocar em prática tudo que possa aprimorar o meu dia.
Abraços,
Andy - StarBooks
Oi
ResponderExcluirvi poucas pessoas falando desse livro, legal que está tentando colocar em prática, eu sou uma negação pra acordar cedo, só acordo mesmo porque tenho que trabalhar ai eu acordo as 6, mais nos fins de semana acordo depois das 9, não conseguiria acordar 5 horas.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Olá Babi
ResponderExcluirJá estava curiosa com esse livro e fiquei com mais vontade ainda de ler depois da sua resenha.
Aliás, amei a maneira prática, objetiva e ao mesmo tempo lúdica como você apresentou a narrativa.
Não tenho problemas para acordar cedinho nem para praticar exercícios, masssss realmente gostaria de conseguir meditar sem sentir sono e visualização sem viajar na maionese 😄😄😄
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Não sou muito acostumada a ler esse gênero literário mas acho a premissa desse livro muito boa porque vejo muita gente falando bem. Eu não sei qual é o meu problema para com acordar cedo mas vou tentar mudar esse hábito rs
ResponderExcluirAbraço,
Parágrafo Cult
Oi, Babi!
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, bem completa, detalhada e também compartilhando a sua própria experiência com o livro e como a ajudou. Eu já preciso acordar as 4h pra trabalhar, então o lance de acordar mais cedo não vai rolar, já tá cedo demais isso hahaha mas concordo que é necessário estipularmos alguns passos para nos trazer paz e bem estar, como nos afastar um pouco das redes sociais, que dependendo da situação podem ser bem tóxicas.
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Queria eu poder acordar mais cedo! Antes de desenvolver hipotireoidismo o meu corpo se acostumava bem com períodos do ano em que eu tinha que começar a acordar mais cedo, era o caso por exemplo da volta às aulas, mas hoje eu sinto uma dificuldade enorme em acordar antes do despertador, fico indisposta e com o sono durante todo o resto do dia.
ResponderExcluirEu não gosto de meditar, mas amooo o silêncio, as vezes fico no escuro do meu quarto em silêncio, só pensando, haha. Quanto à oração, preciso tanto melhorar nesse quesito que eu comecei a marcar no meu bullet journal quando eu oro, assim consigo ter uma melhor visão sobre a minha evolução ao conversar e procurar por Deus. Ahhh e eu sempre tento praticar afirmações, percebi que elas me ajudam justamente quando as escrevo no meu diário, que aliás, é o ponto 6. Com um pouco de confiança e esforço logo vc vai voltar a escrever um diário também ;)
Eu gosto desses livros de "auto-ajuda" por que as vezes eles realmente ajudam e a gente sempre tira deles algo de bom. Eu por exemplo sou fã do autor Augusto Cury. Inclusive, quero ler O Milagre da Manhã, mas tenho em mente que tenho circunstâncias diferentes e que como vc diz no post, cada um faz o seu milagre.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥