Resenha de " A ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson


Hey pessoal!


"A ilha do tesouro " de Robert Louis Stevenson é um clássico infanto -juvenil que como já devemos esperar pelo título tem uma história que envolve perigosos piratas e uma caçada a tesouro. 

Eu li esse livro em uma leitura conjunta com a Hanna do "Mundinho da Hanna" .(confira a resenha dela aqui) nessas primeiras semanas


Resenha do clássico de  Robert Louis Stevenson



Título:A ilha do tesouro 
Autor : Robert Louis Stevenson
Páginas :366
Ano :1883

  • Sobre a história :


A rotina na estalagem Almirante Benbow mudou quando ali se hospedou um marinheiro que fazia questão de ser chamado de Capitão.
Ele botava terror nos moradores da cidade,mas tinha medo de um certo homem de uma perna só que assombrava os sonhos do jovem Jim , filho do estaleiro ,ao qual o Capitão dava um dobrão para o avisar da chegada de tal sujeito.
O homem de uma perna só não aparece ,mas outros sujeitos bizarros aparecem a procura do Capitão Bill Boones que acabou falecendo .

Após a morte do Capitão ,Jim descobre um mapa que levava a uma ilha desconhecida aonde havia um tesouro .

Ele a bordo do " Espanhola " embarca com outros marinheiros atrás desse tesouro em uma grande aventura. 

  • O que eu achei :


"A ilha do tesouro" é um clássico da literatura infanto-juvenil. Ele foi o primeiro livro que trouxe aquele  clássico "X" marcando o local do tesouro em um mapa.
⚔  Eu confesso que tive dificuldades de ler essa história. Primeiro achei que conhecia alguém que tinha esse livro na sua coleção pessoal ,esrava enganada.  Depois o livro que consegui na internet era uma versão super -resumida e tive muita dificuldade de entender a trama. A versão em inglês estava completa, mas o vocabulário  tem várias palavras  diferentes   E eu acabei  não compreendendo  nada do que aconteceu durante  o  desenrolar daquela parte do livro .
Por fim achei um audiobook na internet ,mas apesar de já ter lido outros livros por esse formato , dessa vez a experiência não foi muito legal e tenho impressão que isso influiu na leitura.
⚔  "A ilha do tesouro " é narrado sobre o ponto de vista do jovem Jim Hawkins que se viu no meio dessas novas aventuras. Com exceção de alguns capítulos que foi narrado pelo médico Dr. Livesey.
O personagem Jim teve um bom crescimento durante as tramas,principalmente se tratando de coragem, do garoto assustado com a ideia de esbarrar com o "homem de uma perna só " até o garoto que chega a lutar com um pirata.
O livro é cheio de reviravoltas e foca principalmente na narração descritiva . Eu não sou muito acostumada a esse tipo de leitura e foi algo que me incomodou bastante na leitura principalmente comigo ouvindo o audiobook,minha mente teve dificuldade de  prestar atenção.O que tornou a leitura uma coisa cansativa .
Eu esperava gostar dessa leitura,mas infelizmente isso não aconteceu .Eu e a Hanna ,que fizemos outras leituras conjuntas durante esse ano  estávamos animada com essa leitura ,pois já tivemos outra experiência não  muito positivas com outros dois clássicos "O morro dos ventos uivantes"   e "O apanhador no Campo de centeio " e achávamos que dessa vez ia ser diferente...não foi Haha.
Mas nós duas vamos continuar tentando.Nossa próxima aposta/leitura conjunta é em "Frankesteien" da Mary Shelly   .


E você já leu esse livro  ? Tem interesse?
Diga nos comentários. 


Comentários

  1. quando eu era mais nova adorava esse tipo de livro de aventura, super boa indicação infanto-juvenil

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Olá, Babi

    Não conhecia esse livro e não leria hoje em dia porque não curto histórias infantojuvenis, mas é uma pena que não tenha funcionado pra você. Espero que a de Frankstein seja mais proveitosa.

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Babi,
    Por ser um clássico, gostaria de ler.
    Mas meus olhos brilharam quando você disse que vai ler Frankesteien, porque eu morro de vontade de ler Mary Shelley, principalmente depois de assistir ao filme com a história dela.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Espero que sua experiência seja melhor com Frankstein, hahaha
    Nunca li esse livro, mas parece sua história bem comum de pirata. Pena que houve toda essa dificuldade com o livro.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  5. Eiii, eu não li esse livro mas é uma pena que tenha passado tanto perrengue até conseguir terminar a história e que isso tenha influenciado. Eu acho que nunca passei por isso mas posso imaginar a sua frustração. Li poucos livros com essa temática então não sei se eu gostaria.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Olá Babi
    Li faz muito tempo, na época não fazia anotações sobre livros ou filmes, e confesso que não lembro de detalhes da narrativa.
    Mas não desgostei senão teria me marcado, tb não devo ter amado, pelo mesmo motivo 😄😄
    Aaaaahhhhhh eu praticamente não ouço áudio book, quase nunca consigo me concentrar :/
    Aaaaaaaaeeeee boa sorte na leitura de Frankenstein :)
    Ótimo fds pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Babi! Não conhecia o livro, muito menos sabia que se tratava de um clássico :O
    Mas pela premissa e por todos os pontos que você apontou durante a resenha, eu com certeza não leria :/

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, ainda mais não sabia que ele era um clássico.
    Amo reviravoltas, mas suas considerações me deixaram com um pé atrás.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤