Resenha "O morro dos ventos uivantes" de Emily Brontë


E acabou a leitura coletiva de "O morro dos ventos uivantes "que organizei nesse mês de Julho.

Faz alguns anos que o clássico da Emily Brontë figurava na lista dos livros que eu pretendia ler , mas sempre adiava para uma outra hora,por isso esse ano ,organizei uma leitura coletiva para riscar esse livro da lista.




  • Sobre o enredo:


O livro se passa na área rural de um lugar remoto da Inglaterra ,onde sr. Lookwood alugou uma propriedade e se intrigou com  o seu locatário  o estranho Heathcliff .
Loockwood pede para a governanta contar a história daquele homem. E através de Helena , a verdadeira narradora de toda a trama .Conhecemos a história  de Heatcliff e cia.

Heathcliff foi um garoto pegopara criar pelos pai de Catherine e Harenton. O novo inquilino  foi praticado pelo pai causando inveja no filho mais velho que resolveu se vingar do "protegido do pai" após a morte deste.
Catherine ,porém,mantinha amizade com o rapaz.Ate que conhece os habitantes da fazenda vizinha .
Catherine acabou casando com o vizinho e o rapaz acabou fugindo,retornando rico e pronto para se vingar.
Na sua volta ela desperta a atenção de Isabel , ir Na de Linton o marido de Catherine e começa  a se envolver com a moça ,está que pouco depois do casamento se deu conta que foi apenas uma peça nos joguinhos de vingança de Heathcliff.
E na outra propriedade Catherine acaba falecendo depois de dar a lua a sua filha Cathie .
E através de Cathie ,Harenton e Linton (sendo Linton  o seu filho com Isabel)  ele planeja mais uma maquinação de vingança.

  • O que eu achei...



Eu sabia pouco sobre "O morro dos ventos uivantes " quando iniciei a leitura. Não fui a cegas porque ja encontrei algumas referências a obra em livros e alguns comentários pela internet.Mas sabia ao oo
Então fui surpreendida com os caminhos que a trama acabou tomando .

Não tinha grandes expectativas sobre o livro apesar de saber que figura na lista de favoritos de muitos e bem ...ele não entrou na minha lista de favoritos.

Achei uma leitura incomoda e despertou sentimentos negativos em mim. Apesar de ter gostado um pouco do desfecho da trama , foi um alívio imenso quando fechei o livro.

Nenhum livro desde "O outro lado da meia noite " do Sidney Sheldon,me fez passar tanta revolta o lendo.

A linguagem é bem rebuscada ,mas foi em poucos momentos que isso me incomodou .

Houve alguns pontos que me agradou ,mas houve mais pontos que me incomodaram . E isso vai além da minha própria experiência literária, tem muita gente que suspira pelo " amor " de Heathcliff por Catherine  e eu me pergunto o quanto uma pessoa tem que distorcer a realidade para achar aquela relação é para ser almejada.É tóxico. 


Mas não se desanime de ler esse livro,mesmo a minha resenha pendendo mais para o lado negativo. Eu posso não ter gostado ,mas tem opiniões diversas.Tem certos livros que são como açaí,alguns amam e outros não. .
.

Comentários