Resenha "O apanhador no campo de centeio" de J D Salinger

Você  com certeza em algum momento da sua vida ouviu falar de "O apanhador no campo de centeio " .
Talvez você,assim como eu,também achava que tratava -se de uma história rural que se passava em um campo de centeio ,onde alguém  trabalhava. Talvez uma criança que por causa de sua situação social de pobreza teve seu acesso a educação  negado e teve que trabalhar forçado em um campo de centeio.Realidade de muitas pessoas ,aliás.O meu pai mesmo foi uma pessoa que teve que trabalhar na roça  no lugar de se dedicar aos seus estudos.
E sim ,essa visão particular do que seria esse romance baseado em apenas ouvir o título é  completamente minha.
Sempre imaginei que "O apanhador no campo de centeio " era um livro de narrativa densa e com muitas cenas pesadas.Inclusive agressões físicas.
Mas errei completamente...O Holden da história de Salinger  desconhece que essa realidade pode existir.

O meu interesse nesse título veio por indicação de uma amiga que tem um carinho especial pela trama.Como eu e essa amiga temos gostos um pouco semelhantes dei crédito a ela, mas resolvi chamar outra amiga , a Hanna do Mundinho  da Hanna para ler comigo no mês de Junho  Ela também resenhou esse livro no blog dela. (LEIA A RESENHA AQUI)
Agora sem mais enrolação  vamos a resenha.

Resenha O apanhador no campo de centeio

Titulo:O apanhador no campo de centeio 
Autor: J D Salinger 
Paginas: 207
Ano : 1951


"O apanhador no campo de centeio " é um marco da história da literatura ,foi o primeiro livro que se preocupou em retratar a caótica  época  de nossa adolescência.De certa forma , livros  como "O diário  da princesa ", "Querido Evan Hansen ", "Namorado de aluguel " e etc...é um legado desse livro escrito em 1951.

A década de 50 foi a que os jovens ganharam voz,não somente na indústria literária com "O apanhador" ,quanto pela música, cinema ,moda e etc...A indústria percebeu que os adolescentes poderiam ser vorazes consumidores dos seus produtos .

Não precisa lembrar que foi dessa época que surgiu nomes como James Dean  e  Elvis Presley.

O livro  de nossa resenha surgiu bem no começo dessa década,então não tem como negar que esse livro receba algum "status " .É o marco de uma geração e de um novo estilo literário.


A história de "O apanhador de campo centeio" acompanha o nosso narrador Holden ,um jovem que acabou de ser expulso (de novo ) de uma escola ,porque levou bomba em todas matérias  com exceção de inglês, mas foi por pouco.
Depois de envolver em uma briga com o seu colega do quarto ,nosso narrador resolve fugir  da escola e passar uns dias  em Nova York hospedado em um hotel vagabundo até o Natal ,onde voltaria para casa e seus pais saberão sobre a notícia de que foi expulso da escola.

É  esses dias entre ele sair da escola até o momento de encarar os pais que acompanhamos Holden .

Vou ser bem sincera sobre minhas primeiras impressões sobre "O apanhador no campo de centeio " .Achei um livro um bocado  chato e meio confuso.
Acho que Holden ganhou uma inimiga quando levou bomba em História.
Mentira ,na  verdade passei 97% do livro procurando o plot que justificaria todo o sucesso de "O apanhador no campo de centeio "  desde 1951.

Mas confesso que na narrativa do nosso jovem protagonista de 16 anos e suas andanças por Nova York na vésperas do Natal  não  foi nada impressionante .
Não encontrei nenhuma profundide ,além de um garoto reclamão e um bocado deprimido.  As vezes alguma coisas  peculiares,como a forma que ele encara Jesus e os apóstolos faz sentido. Eu  mesmo acho algumas coisas que o apóstolo  Paulo disse em suas cartas ,nada haver com o que Jesus pregava. Mas não tenho nenhuma noção de quem é o profeta que o Holden mencionou.
Muita coisa para mim ficou sem sentido e duvidei diversas vezes da sanidade mental de Holden , algumas vezes eu acreditava que era algo  normal ou que ele estava bbado,mas as vezes achava que ele devia ser meio  esquizofrênico  .Tem muita coisa que aconteceu no livro que eu não dei muito crédito a ele ,por causa disso.E olha que passou despercebido por mim que no primeiro capítulo ele disse que estava internado em um hospital psiquiátrico.
Não é spoiler,está na primeira página ...

Arte da cena final de "O apanhador no campo de centeio "

 Outra coisa que ficou sem sentido foi o título do livro. Sabia por antemão que era uma metáfora  retirado de um poema.
Segundo a internet, muitas pessoas de um QI mais alto que minha pessoa entenderam o significado.
Mas não entendi a metáfora e nem entendi depois que eu li o poema ,porque aquilo foi retirado dele.
A explicação do título vem na reta final quando Holden conta a sua irmã Phoebe que ele queria ser alguém que ficava perto do precipício observando as crianças  brincarem no campo de centeio e quando elas chegassem perto do precipício ele as salvariam.O tal precipício que ele se referia era a vida adulta e  a perca da inocência.O que torna Holden em uma espécie de Peter Pan.

A tal metáfora foi interpetrada  por umas pessoas de QI mais alto que o meu ,mas perturbadas mentalmente que andaram assassinando umas pessoas  como John Lennon , para evitar que eles percam sua pureza .E por isso o livro também tem fama de ser amaldiçoado. .

Mas entender esse significado do título, fez que eu percebesse melhor a profundidade de algumas cenas que eu achei que Holden estava meio paranóico  .E a profundidade da cena que Holden conversa com seu professor Antonilli.


Quando eu li a cena havia achado uma das cenas mais importante  do livro.É a única que alguém aconselha e quer dar um rumo  para Holden. Mas algumas expressões usadas fazem mais sentido depois da compreensão do título.

Não posso falar que foi uma leitura ótima e que foi direto para lista de meus favoritos. Mas tenho que ressaltar que ele tenha uma narrativa bem leve, flui bem rápido e acaba nos prendendo .Pra mim isso é um ponto muito importante na narrativa.
Os personagens não são cativantes, mas nem temos muito tempo para nos apegar a eles.O.único que tem presença na trama é o  Holden,mas mesmo me identificando em.partes com ele , o personagem não me conquistou e não consegui sentir empatia por ele.Mas nada impede que você tenha uma experiência mais positiva.
 No final foi  um livro 3 estrelas .3 estrelas e meia depois que entendi o título.
Vou me despedir dessa resenha antes que eu  comece despejar mais curiosidades sobre o livro do que as joguei por essa resenha.


Você já leu ou tem vontade de ler esse clássico? Diga nos comentários 

Não esqueçam de conferir a resenha da Hanna

Comentários

  1. É um prazer conversar com vocês nos comentários,mas sempre vale lembrar.

    1-Não deixe spam
    2-Não faça comentários ofensivos ,discurso de ódio ou use palavras de baixo calão.
    3-Deixe o link do seu blog que ficarei feliz em retribuir a sua visita ����

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Babi,

    Como mencionei com você no instagram, esse livro está na minha lista de desejados e eu tenho uma curiosidade imensa, uma pena ele não ter funcionado com você, talvez funcione numa possível releitura....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é Babi, como você disse, nosso Holden é um menino com sérios problemas mentais, um bocado confuso e muito reclamão. Foi muito complicado manter a leitura e também não dou mais que 3 estrelas a ele.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤