Projetos de leitura para 2019




Uma das suas resoluções do Ano novo é ler mais?Ou participar de um projeto literário no ano de 2019?Mas você não sabe qual ou não conhece nenhum?
 Seus problemas acabaram.
Nesse post eu resolvi mostrar alguns projetos literário para você conhecer  e decidir qual é mais a sua cara..


          Nota 1 : Fiz algumas notas atualizadas sobre alguns projetos  :25/05/2021)
Nota 2 : Tem um post com mais desafios e projetos literarios que você pode aderir aqui no blog.Clique aqui para conhecer


.Desafio Rory Gilmore.


Rory é a representante bookworm (rato de biblioteca) nas séries de TV.
A filha de Lorelai de Gilmore Girls leu mais de 300 livros durante as 8 temporadas da série.Um escritor australiano compilou todos os livros mencionados na série em uma lista e assim criou -se o desafio "Rory Gilmore Book Challenge".   (Veja a lista completa aqui)
Se você pesquisar pode encontrar até umas planilhas feitas no Excel para participar desse desafio que não é válido só para 2019   ,pode se estender um pouco mais ...Confesso que só li 20 dos 340 da lista.




.Desafio 1001 livros para ler antes de morrer


Essa lista foi criada por base em um livro com o mesmo nome.
Consegui uma planilha no vídeo da Ju Cirqueira ( planilha aqui ) ,tem vários livros que estão na lista do Rory Gilmore que está nessa lista.
Também é um projeto de longo prazo  e desses 1001 livros eu li apenas 28 .

.Projeto Lendo Agatha Christie (Book Addict)



Esse projeto rola  no canal da Duda Menezes faz alguns anos  ,onde ela lê a cada mês um livro da rainha do Crime  e discute o livro em vídeo.
A lista segue a ordem de publicação de Agatha Christie.
O último livro lido foi "É fácil matar" e o primeiro de 2018 será o livro "E nao restará nenhum ", um dos clássicos de Agatha.
Se quiser acompanhar, dá para seguir a ordem de publicação ou começar a acompanhar após o atual livro .
  


.Desafio Fuxicando sobre Chick-lit .
Esse é o vídeo de 2018 ,quando sair o 2019 eu atualizo aqu

A Aione do "Minha vida literária " a alguns anos lança anualmente esse desafio.Ao contrário dos anteriores não tem uma lista  fixa de livros .
São 12 livros ao ano do gênero de Chick-lit que ficará a sua escolha seguindo algumas regrinhas .
EXEMPLO:Uma Chick-lit com a capa azul , uma Chick-lit narrada em 3°pessoa.

Nem sabe o que é Chick-lit? Esse é um gênero voltada principalmente para o público feminino que retrata a mulher moderna.A maioria dos livros desse gênero tem uma boa dose de humor e normalmente são narrados em primeira pessoa e protagonizada por uma personagem do sexo feminino.

A irlandesa Marian Keyes e a britânica Sophie Kinsella são dois nomes que se destacam nesse gênero. Aqui no Brasil se destaca a escritora Carina Rissi.

Nesses livros acabam debatendo temas que fazem parte da vida da mulher como "Pequenos terremotos " que fala sobre o primeiro filho, "Melancia" sobre depressão pós-parto, " Os delírios de Becky Bloom" consumismo , "Minha vida não tão perfeita " mídias sociais ,"Ame o que é seu " amores do passado mal resolvidos  e etc.

Nota: A Aione encerrou o projeto em 2021

.Mega Maratona literária (Geek Freak)



Essa maratona não vai durar muito tempo  ,mas eu resolvi  colocar aqui mesmo assim para dar aquele incentivo para tirar os livros que estão encalhados na estante .
A maratona começou em Setembro e rola durante o começo de cada mês.
Ainda da tempo para participar. E  nesse início de ano vai rolar a Maratona literária de verão  organizada também pelo Victor que irá acontecer do dia 05 até 19/01 e você pode começar a participar a qualquer momento enquanto dura a maratona.(apresentação da Maratona) 

Vale lembrar que no começo de todo ano o Victor Almeida  do Geek Freak organiza a MLV , cada ano ano com uma proposta diferente. 



Leitura conjunta (Resenhando sonhos)


Eu já havia escrito o texto quando eu soube desse projeto que vai rolar em 2019. 
A Tami do "Resenhando sonhos" está organizando duas leituras coletivas em 2019.A primeira é de "Guerra e paz" que vai acontecer de Janeiro até Abril .
O outro livro é "As Mil e uma noites" que irá de Janeiro até Março . 


.Clube de leitura: Infinistante .


Post de apresentação: Serendpity

De todos esse projetos apresentados esse é o único que eu participo .(Clique aqui para participar  do Infinistante)
Ele é organizado pela Mel ,Maki e Sernaiotto .Elas decidem a cada mês um ou dois livros para serem lidos e depois discutem em uma live particular que depois fica disponível ao público no canal de alguma delas.

Nota: Esse projeto encerrou, sem aviso prévio ,alguns meses depois desse post . Atualmente a Maki tem um clube de leitura e escrita para os apoiadores do blog dela e a Mel faz leituras coletivas com o pessoal que a apoia no Catarse , além de promover algumas Maratonas  literarias

.Clube de leitura:PamdeBel


Esse clube é liderado pela Pam Gonçalves e Bel Rodrigues .Os livros escolhidos para cada mês é feita através de enquetes e depois o livro é discutido em uma live pública .
O primeiro livro de 2019 será discutido em Fevereiro e o título é "O jardim das borboletas" .Eu li esse livro no ano passado e consigo prever um pouco das reações da Bel no próximo vídeo.(vou estar lá só para conferir )
Esse livro tem uma proposta que lembra um pouco "O colecionador " que foi lançado pela DarkSide .
 
Nota :O "Pam de Bel " não existe mais , porém a Pam Gonçalves atualmente organiza o "Clube dos livros favoritos da Pam ", inspirado no Reese Whiterspoon Book Club , as discussões são no Telegram. E a Bel o "Clube da Rainha" onde lé  livros da Agatha Christie , as discussões são no Discord.



PRONTO ,estão aí algumas sugestões .Esse não é um guia oficial ,nada impede que voce adapte algum ou crie um próprio ou encontre um completamente diferente na internet .

Mas e ai ê achou algum a sua cara ?Participa ou participou de alguns deles.Conhece algum outro ?Diga nos comentários.

Beijos
Até o próximo post .

Me acompanhe nas redes sociais:


Filmow       Goodreads       Skoob     


Compre meu conto :










.

Comentários

  1. Eu estou tentando ler todos os livros da Agatha Christie também, mas não como desafio é mais como uma satisfação pessoal xD. As vezes lia 3 no mês, dava um tempinho e ia ler denovo, agora estou no "dando um tempinho" xD
    Gostei dos clubes de leitura, mas as vezes so tão enjoada em tipos de livro que acho que não ia funcionar pra mim =/
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi!
    Adoro um projeto de leitura,mas admito que são poucos os que funcionam pra mim,por isso sempre me organizo com projetos pessoais mesmo que acho mais fácil de dar conta.
    O único que sempre participo são as maratonas do Victor porque elas são muito a minha cara e acho mais tranquilo de participar.
    Tá participando de algum?
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Caramba Babi, você conseguiu achar tanto projeto maneiro, que eu nem conhecia! Acho que da sua lista, eu só conhecia mesmo o da Agatha Christie e olhe lá.. =/
    Esse ano eu devo continuar no Desafio dos 100 livros em um ano e tô planejando fazer o Leia mulheres e Desencalhando da estante (pois a doida que vos escreve comprou uma pancada de livro em 2018 e não leu nem a metade do que tá nas prateleiras... =p).
    Bjks e boas leituras para ti em 2019! =)

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  4. ah ADOREI essas ideias de projeto de leitura pra esse ano! eu ainda to montando minha TBR do ano, mas vou querer fazer algum tipo de projeto assim com certeza!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Não vou seguir nenhum destas, mas pretendo ler ao menos um livro por mês ou a cada dois meses... Mas já adiei, começo em fevereiro, hahaha =)

    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  6. Tentei participar do projeto da Rory Gilmore, mas vários livros da lista não despertam tanto a minha curiosidade. O mesmo acontece com o 1001 livros para ler antes de morrer, então resolvi deixar de lado. Agora em 2019 pretendo participar do Leia Mulheres e do Desafio Literature-se. Beijos!

    https://frases-perdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤