Resenha: O conto da Aia, Margareth Atwood
Hey pessoas da internet, hoje trago a resenha de "O conto da Aia " da escritora Margareth Atwood .
Um livro polêmico de 1985 que deu origem a série "The Handsmade Tales" (que teve uma participação de Alex Bledel, a eterna Rory de Gilmore Girls.)
E sim, esse era um dos poucos fatos que me recordava sobre a série quando vi que "O conto da aia" seria a leitura do Infinistante do mês de Agosto.
O Infinistante é um clube do livro online organizado pela Melina Souza, Maki e Lomo que tem o propósito de nos tirar da zona de conforto. E de fato "O conto da aia" é um livro que eu não leria de livre e espontânea vontade.
"O Conto da Aia" é mais que um livro, é um marco para a luta do direitos das mulheres, o que o torna um clássico moderno.
Agora vamos a resenha?
Livro: O conto da Aia (The Handsmade Tales)
Escritor: Margareth Atwood
Editora: Rocco
Páginas: 362
Sinopse:
O Estados Unidos não é mais o mesmo .Depois de um golpe de estado, a constituição americana foi mudada e assim nasceu uma nova nação.
Uma nação aonde as mulheres eram dependentes dos homens, que se formou apoiada em passagens bíblicas. Uma sociedade teotracata.
A nosso protagonista é uma aia, uma mulher cuja sua principal função é parir os filhos do seu patrão. No caso dela o Coronel e a fria Serena Joy.
O livro mistura várias perspectativas da nossa personagem principal, misturando fatos da infância, juventude e do treinamento da aias no centro Vermelho.
Assim conseguimos saber melhor sobre quem ela era antigamente, qual ambiente ela foi criada.
E ao mesmo tempo acompanhamos essa nova realidade que ela espera que um dia acabe, para poder reencontrar pessoas do seu passado.
Leia também:
Minha opinião :
Confesso que antes de ler a sinopse de "O conto da aia" de Margareth Atwood, pensava que se tratava de uma auto-biografia de alguma mulher desses povos do oriente que vivem em uma sociedade completamente machista.
Eu estava errada em certas partes porque logo descobri que se tratava de uma obra de ficção, porém algumas das coisas retratada no livro realmente acontecem em algumas culturas e isso me gera revolta..
"O conto da Aia" é bem escrito, porém ao mesmo tempo pode ser confuso para algumas pessoas já que em todos os capítulos ela começa a narrar em um determinado tempo (normalmente o presente) e acaba se lembrando de memórias passadas, seguindo o fluxo de consciência. Essa não é uma característica do livro que me incomodou, mas sei que algumas pessoas não gostam ou ainda não são acostumadas com esse tipo de escrita.
A trama é revoltante, não cheguei ao ponto de ser consumida pelo ódio ao ponto de querer jogar o celular/livro longe como já aconteceu uma vez comigo (não joguei o celular, só tive vontade). Porém formou um nó na garganta durante toda a leitura.
Certamente um livro de impacto que nos faz pensar ou melhor temer, vivermos em uma sociedade extramamente-machista, e observando os atuais líderes políticos da nossa sociedade parece uma sombra assustadora do que pode vir por aí...
Certamente um livro de impacto que nos faz pensar ou melhor temer, vivermos em uma sociedade extramamente-machista, e observando os atuais líderes políticos da nossa sociedade parece uma sombra assustadora do que pode vir por aí...
Vocês já leram "O conto da Aia "? O que acharam ? Digam nos comentários
Me acompanhe nas redes sociais:
Compre meu conto :
Eu estou esperando a terceira temporada da série.E eu realmente não sabia que essa história era um livro. Não sei se a série é fiel ao livro de alguma forma, mas, assistir me deixa tão revoltada. Sempre que assisto, fico o tempo inteira me lembrando da vida de muitas mulheres no Oriente e em até mesmo países 'desenvolvidos', mas, extremamente machistas.
ResponderExcluirNanda, Gravado na Memória
Oi Babi!
ResponderExcluirComecei a ver a série muito por um acaso,mas acabou me prendendo de uma forma surpreendente.Realmente é revoltante ver o que a sociedade acabou se tornando e o papel da mulher nessa sociedade machista.O que mais me assusta é que é um futuro que infelizmente não está muito longe,principalmente com pessoas como Trump e Bolsonaro no governo.Vamos torcer e lutar pra que essas coisas absurdas jamais aconteçam.
Tô com o livro aqui,mas já que comecei a ver a série vou terminar e depois vou pegar o livro,mas já imagino que vai me prender tanto ou mais quanto a série.
Beijos!
http://livreirocultural.blogspot.com/
Eu preciso ler/assistir
ResponderExcluirhttp://dosedeestrela.blogspot.com/
Comecei vendo a série e gostei, mas vou esperar um pouco pra ler o livro que parece ser ótimo e só depois continuar a série!
ResponderExcluirBeijos
Próxima Primavera
a serie é totalmente sensacional e eu tbm ja li o livro que é mt bom com certeza, mas acho que a serie ainda dá uma preenchida em lacunas do livro, acho ainda melhor; a segunda temporada já achei mais devagar,mais ainda assim a historia é assustadoramente maravilhosa
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Nooooossa, que tenso! Isso porque nem li, mas fiquei curiosa para saber sobre a trama.
ResponderExcluirbjs
bjs
http://www.tpmbasica.com.br/2018/09/look-com-t-shirt-ny-floral-da-skull.html
youtube.com/tpmbasica