Resenha "O conto da Aia " Margareth Atwood

Hey pessoas da internet ,hoje eu trago a resenha de "O conto da Aia " da escritora Margareth Atwood .
Um livro polêmico de 1985 que deu origem a série "The Handsmade Tales"  onde teve uma participação de Alex Bledel a eterna Rory de Gilmore Girls.
E sim, esse era um dos poucos fatos que me recordava sobre a série  quando comecei a ler o livro e por isso imaginei metade dos personagens femininos como a Rory ...

"O Conto da Aia " é mais que um livro , é um marco para a luta do direitos das mulheres  , o que o torna um clássico moderno.
 "O conto da Aia " foi o livro do Infinistante desse mês.O  Infinistante é um clube de leitura organizado pela Mel ,Maki e Lomo. Não  é um livro que eu leria por espontânea vontade, sinceramente ,se não fosse o  Infinistante vocês não estariam lendo essa resenha.

Agora vamos a resenha?

Um das distopias mais relevante da atualidade , escrita por Margaret Atwood


Livro :O conto da Aia
Escritor :Margareth Atwood
Editora :Rocco
Páginas:362 
Ano:1985

Compre aqui


Sinopse:


O Estados Unidos não é mais o mesmo .Depois de um golpe de estado , a constituição americana foi mudada e nasceu uma nova nação.

Uma nação aonde as mulheres eram dependentes dos homens apoiada em passagens bíblicas .Uma sociedade teotracata.

A nosso protagonista é uma aia ,uma mulher cuja sua principal função é parir os filhos do seu patrão. 

No caso dela o Coronel e a fria Serena Joy.

O livro mistura várias perspectativas da nossa personagem principal,misturando fatos da infância, juventude e do treinamento da aias no centro Vermelho. 

Assim conseguimos saber melhor sobre quem ela era antigamente ,qual ambiente ela foi criada .

E ao mesmo tempo acompanhamos essa nova realidade que ela espera que um dia acabe para reencontrar pessoas do seu passado.

Um das distopias mais relevante da atualidade , escrita por Margaret Atwood



Minha opinião 


Confesso que antes de ler a sinopse pensava que se tratava de uma auto-biografia de alguma mulher desses povos do oriente que vivem em uma sociedade completamente machista.

Eu estava errada em certas partes porque logo descobri que se tratava de uma obra de ficção ,porém algumas das coisas retratada no livro realmente acontecem em algumas culturas e isso me gera revolta.. 

"O conto da Aia " é bem escrito porém ao mesmo tempo pode ser confuso para algumas pessoas já que em todos os capítulos ela começa a narrar em um determinado tempo (normalmente o presente) e acaba se lembrando de memórias passadas.Isso não me incomodou muito nesse livro porém sei que tem gente que se incomoda.

A trama é revoltante, não cheguei ao ponto de ser consumida pelo ódio ao ponto de querer jogar o celular/livro  longe de raiva do livro como já aconteceu uma vez comigo (não joguei o celular , só tive vontade) .Porém formou um nó na garganta durante toda a leitura.
Certamente um livro de impacto que nos faz pensar ou melhor temer  , vivemos em uma sociedade machista e observando  os atuais líderes políticos da nossa sociedade parece uma sombra assustadora do que pode vir por aí...


Vocês já leram  "O conto da Aia "? O que acharam ? Digam nos comentários  

Me acompanhe nas redes sociais:


Filmow       Goodreads       Skoob     


Compre meu conto :






Comentários

  1. Eu estou esperando a terceira temporada da série.E eu realmente não sabia que essa história era um livro. Não sei se a série é fiel ao livro de alguma forma, mas, assistir me deixa tão revoltada. Sempre que assisto, fico o tempo inteira me lembrando da vida de muitas mulheres no Oriente e em até mesmo países 'desenvolvidos', mas, extremamente machistas.

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi!
    Comecei a ver a série muito por um acaso,mas acabou me prendendo de uma forma surpreendente.Realmente é revoltante ver o que a sociedade acabou se tornando e o papel da mulher nessa sociedade machista.O que mais me assusta é que é um futuro que infelizmente não está muito longe,principalmente com pessoas como Trump e Bolsonaro no governo.Vamos torcer e lutar pra que essas coisas absurdas jamais aconteçam.
    Tô com o livro aqui,mas já que comecei a ver a série vou terminar e depois vou pegar o livro,mas já imagino que vai me prender tanto ou mais quanto a série.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso ler/assistir

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Comecei vendo a série e gostei, mas vou esperar um pouco pra ler o livro que parece ser ótimo e só depois continuar a série!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  5. a serie é totalmente sensacional e eu tbm ja li o livro que é mt bom com certeza, mas acho que a serie ainda dá uma preenchida em lacunas do livro, acho ainda melhor; a segunda temporada já achei mais devagar,mais ainda assim a historia é assustadoramente maravilhosa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Nooooossa, que tenso! Isso porque nem li, mas fiquei curiosa para saber sobre a trama.

    bjs

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2018/09/look-com-t-shirt-ny-floral-da-skull.html
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤