Resenha: Para poder viver, Yeomni Park
Esse mês eu li o livro "Para poder viver ", uma auto-biografia de Yeomni Park para o clube Infinistante criado pela Lomo, Mel e Maki .
Nao tinha ouvido falar deste livro ou de Yeomni Park antes deste livro ter sido selecionado, mas abracei essa escolha.
Essa não é a primeira vez que faço a resenha de um livro do Infinistante Março também li um livro junto com o Infinistante: "Simon vs a agenda Homo Sapiens /Com Amor Simon".
Titulo: Para poder viver
Escritor: Yeonmi Park
Editora: Companhia de letras
Páginas: 328 Ano: 2016
Onde comprar: Amazon
Avaliação: ☆☆☆☆☆ (5 estrelas)
Sinopse:
Yeonmi Park não sonhava com a liberdade quando fugiu da Coreia do Norte. Ela nem sequer conhecia o significado dessa palavra. Tudo o que sabia era que fugir era a única maneira de sobreviver. Se ela e sua família ficassem na terra natal, todos morreriam - de fome, adoentados ou mesmo executados. Park cresceu achando normal que seus vizinhos desaparecessem de repente. Acostumou-se a ingerir plantas selvagens na falta de comida. Acreditava que o líder de seu país era capaz de ler seus pensamentos. Aos treze anos, quando a fome e a prisão do pai tornaram a vida impossível, Yeonmi deixou a Coreia da Norte. Era o começo de um périplo que a levaria pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas de pessoas, a uma travessia pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, à entrada na Coreia do Sul e, enfim, à liberdade. Neste livro, Yeonmi conta essa história impressionante pela primeira vez. Uma história repleta de coragem, dignidade - e até humor. Para poder viver é um testamento da perseverança do espírito humano. Até que ponto estamos dispostos a sofrer em nome da liberdade? Poucas vezes a resposta foi dada de modo tão eloquente.
Nessa autobiografia conhecemos a Yeonmi Park e sua família. Uma garota nascida na Coreia do Norte, pertencente a uma família que sobrevivia graças a vendas no mercado negro, mas acabaram sendo descobertos pelo governo, o que os fez passar fome. E a fome os fez cogitar a fuga para a China.
"Para poder viver" é dividido em três partes, a primeira de passa na Coreia do Norte, a acompanha até a fuga para a China. A segunda parte se passa na China e por fim na terceira parte sua vida na Coreia do Sul e sua adaptação para um mundo totalmente novo para ela.
Além disso tem como plano de fundo a busca pela sua irmã Eunmi que fugiu para China antes do restante da família e acabou se perdendo deles
.
Quando eu estudava para o concurso público no começo do ano e estava mais atenta às atualidades, se falava bastante da Coreia do Norte, tanto em relação ao armamento e bombas quanto ao fato do time, acredito que de hóquei, terem entrado no Jogos Olímpicos de Inverno juntos.
Foi nesse momento que percebi que não sabia nada sobre esse país e pensei em pesquisar sobre o assunto.
Mas ia acabar caindo no esquecimento se não fosse pelo Infinistante ter indicado "Para poder viver " como leitura do mês.
Yeomni consegue nos agarrar na leitura com sua narrativa simples e cativante.Isso sem falar que ampliamos nosso horizonte diante de uma realidade completamente diferente narrada em detalhes por ela.
Eu não sou grande fã de livros de não-ficção , mas ando percebendo que tenho uma leve inclinação para gostar de livros auto-biográficos. E posso garantir que esse livro é maravilhoso. De bônus ainda tem um caderno de fotografias no final do livro com algumas fotos da Yeomni Park e de sua família.
E vocês já leram ou se interessaram a ler "Para poder viver " ?
Me acompanhe nas redes sociais:
Compre meu conto :
Oláá! Tudo bem?
ResponderExcluirNossa, que tensa essa situação da família dela né. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa com essa parte!!
beeijo
https://lecaferouge.blogspot.com.br/
Infelizmente não tenho muita vontade de ler autobiografias, mas que bom que foi uma leitura que te surpreendeu.
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Não sou muito fã de biografias, nem conhecia o livro, massss confesso que fiquei curiosa com sua ótima resenha.
ResponderExcluirUma excelente semana pra ti Babi sua linda
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Nunca ouvi falar! E apesar de não ser fã do gênero, achei a história bem interessante!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Amazing post ❤️
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas já vi o discurso dela e é muito emocionante. Gostei da dica de livro
ResponderExcluirCharme-se
Uau, que história emocionante. Ainda não conhecia, mas já anotei a dica!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
já tinha ouvido falar nesse livro e eu estou msm super curiosa pra ler, adorei seu post
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Babi,
ResponderExcluirEu não costumo ler muitas biografias, mas essa menina parece ter uma história bem forte. Confesso que se não fosse sua resenha, não iria dar bola para essa capa, rs.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Pela tua opinião sobre o livro,essa autobioigrafia é bem interessante! Bjos
ResponderExcluirConheça meu blog :) | Meu perfil no instagram
Oi Babi, acho que a única coisa que conheço da Coreia do Norte seriam as músicas (que sempre digo que são japonesas, pois confundo com as dos animes) e alguns personagens mais presente em papelaria e afins... Também não sei nada sobre o país, ainda menos sobre esse livro... Confesso que nunca parei para ler biografias, coisa que estou tentando mudar de uns tempos para cá...
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna