Falando sobre Agatha Christie
E que tal falar de um pouco sobre alguns dos meus escritores favoritos durante esse mês de Agosto que estou participando do Beda?
Vai ter essa espécie de Biografia comentada durante todas as quinta-feiras do mês de Agosto.
Nessa primeira Quinta vou falar sobre ela, a nossa rainha do crime a grande escritora Agatha Christie.
Todos os livros da Agatha Christie resenhados no blog e posts relacionados:
Quem é Agatha Christie?
Agatha Mary Clarissa Christie,(nascida Agatha Christie Miller)-1890-1976
Romancista , Dramaturga, Contista e poetista.
Os desafios às vezes faz nos surpreender com nossas capacidades e foi graças a um que Agatha Mary Clarissa Miller que adotou o sobrenome Christie após o seu primeiro matrimônio, escreveu o seu primeiro romance "O misterioso caso de Styles" publicado em 1920, estreando também o seu mais famoso detetive, o belga e bigodudo Hércule Poirot e desde então não parou de publicar.
Agatha naquela época não imaginava que em breve os seus livros seriam um sucesso que só perderia em vendas para a Bíblia sagrada e o autor William Shakespeare .
Agatha Christie como se tornou conhecida mundialmente foi a criadora do segundo detetive mais famoso do mundo, o já citado acima, Poirot que resolveu vários casos.
Ela também criou a primeira detetive mulher da literatura, a velhota e simpática Miss Jane Marple que estreoou em " Assassinato na casa do Pastor" em 1930 .
A idéia de Marple surgiu depois que Agatha viu uma adaptação para teatro de um dos seus livros mais polêmico e o mais trabalhoso "O assassinato de Roger Ackfroyd" e uma personagem idosa que auxilia Poirot naquele caso foi transformada na adaptação em uma jovem.
Diante desse fato Agatha Christie tomou duas decisões: ela mesma adaptaria seus livros para o teatro e iria criar uma detetive dando voz a uma senhora.
Marple fez sua primeira aparição no conto "The Tuesday Night Club" em 1926 e o seu primeiro romance policial foi em 1930 ,o "Assassinato na casa do Pastor".
A simpática velhinha foi a responsável pela solução de 12 romances policiais e vinte contos.
Além desses dois detetives principais, também temos o casal Tommy e Tuppence que aparecem no segundo livro publicado da dama do crime "O inimigo secreto" e marcam presença em 5 livros, algo interessante sobre Tommy e Tuppence é que eles são os unicos personagens de Agatha Christie que envenlhecem. Em seu primeiro caso eles ainda são jovens e no ultimo já são idosos.
Outros detetives que aparecem são Coronel Race, Superintendente Batle, além de vários outros investigadores amadores e as participações especias da escritora Ariadne Oliver .
Os livros de Agatha Christie foram traduzidos para 100 idiomas e adaptado para 31 filmes (no Wikipedia data até 1995 mas existe projeto recentes de adaptar "Assassinato no expresso oriente") e também várias adaptações para TV.
![]() |
Cena do filme " E não restará nenhum "(1945) |
Eu pessoalmente desses filmes assisti apenas uma das adaptações para o cinema de "O caso dos dez negrinhos/ E não restará nenhum/O vingador invisível /O caso dos dez indiozinhos" (o primeiro titulo é o original, mas esse é considerado polêmico e por isso é tambem encontrado com os demais titulos) aonde ela (Brinca?) com uma cantiga de criança.
Este é um artifício que ela usa em outros tramas como "Cem Gramas de centeio".
Agattha morreu em 1976 com 85 anos de idade e mesmo quarenta anos depois de sua morte ainda mantém o título de rainha do crime.
Meu contato com a obra de Agatha Christie
Conheci Agatha Christie através do livro "A morte tem sete herdeiros" da autoria de dois autores nacionais que marcaram os meus primeiros anos como leitora: Ganymedes José e Stella Carr, até citei isso na resenha de O mistério de Sittaford".
Tempo depois outro autor que amava Marcos Rey, citou a autora. Ele fez uma pequena brincadeira colocando o nome da gata de uma personagem de Christie ( a gata Christie).
Com esses três autores falando sobre essa mulher eu fui tomada pela curiosidade e resolvi ler algo da autora para descobrir o que afinal essa tal de Agatha Christie tem.
Foi assim que em Outubro de 2005 eu li " A morte do Nilo" .
Gostei muito, em seguida continuei pegando na biblioteca outros livros dela, ainda lembro o títulos dos primeiros que peguei emprestado: " Um gato entre pombos", "Morte na praia" e conheci Marple com "O mistério de Caribe" e "Um corpo na biblioteca".
Essa foi a primeira de muitas temporadas que passei emendando um livro de Agatha Christie em outro, resultando o exato número de 40 livros lidos da autora até agora.
×××
Acredita que nunca li Agatha Christie? Mais de uma pessoa já me falou bem dos livros dela, ta na hora de passar em uma biblioteca e procurar hahah Adoro os livros do Shakespeare e da Jane Austen. Beijosss!
ResponderExcluirTambém amo a Jane Austen ♥♥
ExcluirNão posso colocar a mão no fogo por ela porque depende muito do gosto , mas te aconselho a ler os livros dela. Eu pelo menos não me decepcionei.
Beijão
Amo Agatha Christie.
ResponderExcluirComecei a ler seus livros quando ainda era criança, perdi a conta de quantos li, mas ainda tenho todos. O meu favorito é "Cai o Pano", o último caso do Inspetor Poirot.
Na verdade, todos os que li achei sensacionais. Com certeza Agatha Christie será a eterna Rainha do Crime. E em sua homenagem coloquei o nome de Agatha na minha filha mais nova.
Eu só consegui contar porque eu tenho uma lista que faço desde 2005 com todos livros que eu li dela, porque de cabeça eu não conseguiria contar.
ExcluirEu já pensei em colocar o nome da minha filha de Agatha graças a ela,mas isso é algo que só o tempo vai dizer.
"Cai o pano " do Poirot é muito bom . Não sei dizer qual é o meu favorito , mas eu tenho uma certa ligação com "O assassinato do Roger Ackroyd "
Adoro ela, trás o crime de uma maneira leve e divertida. Leio super rápido!
ResponderExcluirLi uns 5 só, mas quero mais hahaha
Beijos
Mas ela já te fisgou. Logo, logo essa lista vai crescer e bastante
ExcluirBeijos Nana e volte sempre ao "Meu mundinho quase perfeito"