Falando sobre Agatha Christie

E que tal falar de um pouco sobre alguns dos meus escritores favoritos durante esse mês de Agosto que estou participando do Beda?
Vai ter essa espécie de Biografia comentada durante todas as quinta-feiras do mês de Agosto. 
Nessa primeira Quinta vou falar sobre ela , a nossa rainha do crime , a grande escritora Agatha Christie. 
   
   
               

Quem é Agatha Christie?


Agatha Mary Clarissa Christie,(nascida Agatha Christie Miller)-1890-1976
Romancista , Dramaturga, Contista e poetista.

Desafio às vezes faz nos surpreender com nossas capacidades e foi graças a um que Agatha Mary Clarissa Miller que adotou o sobrenome Christie após o seu primeiro matrimônio ,escreveu o seu primeiro romance "O misterioso caso de Styles" publicado em 1920, estreando também o seu mais famoso detetive , o belga e bigodudo Hércule Poirot e desde então não parou de publicar.
Agatha naquela época não imaginava que em breve os seus livros seriam um sucesso que só perderia em vendas para a Bíblia sagrada e o autor William Shakespeare .
Agatha Christie como se tornou conhecida mundialmente foi a criadora do segundo detetive mais famoso do mundo o já citado acima Poirot que resolveu vários casos .Ela também criou a primeira detetive mulher da literatura ,a velhota e simpática Miss Jane Marple  que estrelou em " Assassinato na casa do Pastor" em 1930 .


A idéia de Marple surgiu depois que Agatha viu uma adaptação de um dos seus livros mais polêmico e o mais  trabalhoso "O assassinato de Roger Ackfroyd" para o teatro e uma personagem idosa que auxilia Poirot no caso foi transformada na adaptação em uma jovem.
Diante disso Agatha teve duas resoluções , ela mesma adaptaria seu livro para o teatro e criaria uma detetive dando voz a uma senhora.
Marple fez sua primeira aparição no conto "The Tuesday Night Club" em 1926 e o seu primeiro romance foi em  1930  em "Assassinato na casa do Pastor", a simpática velhinha foi a responsável pela solução dos casos de  12 romances e vinte contos.
Além desses dois também temos Tommy e Tuppence que aparecem no  segundo livro publicado da dama do crime "O inimigo secreto" e marcam presença em 5 livros ( não li nenhum caso deles), o detetive Parker Pyne que tem uma coletânea de contos e aparece nos livros de Poirot assim como a escritora Ariadne Oliver .
Também existe uma vasta coletânea de pessoas comuns que acabam virando investigadores ,como a dupla atrapalhada de "Por que não pediram a Evans?" e vários outros.
Os livros de Agatha foram traduzidos para 100 idiomas e  adaptado para 31 filmes (no Wikipedia data até 1995 mas existe projeto recentes de adaptar "Assassinato no expresso oriente" ) e também várias adaptações para TV.

Cena do filme " E não restará nenhum "(1945) 

Eu pessoalmente desses filmes assisti apenas uma das adaptações para o cinema de  "O caso dos dez negrinhos/ E não restará nenhum/O vingador invisível /O caso dos dez indiozinhos (o primeiro titulo é o original, mas esse é considerado polemico e por isso é tambem encotntrado com os demais titulos) aonde ela (Brinca?) com uma cantiga de crianças, artifício que ela  usa  em outros tramas como " Cem Gramas de centeio" .E tive contato com um episódio de uma série inglesa aonde reproduzia o caso "A mão misteriosa" da Miss Jane Marple.
Agattha morreu em 1976 com 85 anos de idade e mesmo quarenta anos  depois de sua morte ainda mantém  e acredito que dificilmente (quase completamente impossível ) será tirado , ela é considerada a rainha do crime.

Meu contato com a obra de Agatha Christie

Conheci Agatha através do livro "A morte tem sete herdeiros " da autoria de dois atores nacionais que marcaram os meus primeiros anos como leitora :Ganymedes José e Stella Carr, até citei isso em "O mistério de Sittaford".
Tempo depois outro autor, Marcos Rey, fez uma pequena brincadeira colocando o nome da gata de uma personagem de Christie ( a gata Christie).
Com esses três autores falando dessa mulher eu fui alvoroçada pela curiosidade e fui na biblioteca e pegapeguei o primeiro livro dela que vi pela frente para ver o que afinal essa tal de Agatha Christie tem..
Foi assim que em Outubro de 2005 eu li " A morte do Nilo" .
Gostei muito e repeti a dose logo depois com " Um gato entre pombos", "Morte na praia" e conheci Marple com "O mistério de Caribe" e "Um corpo na biblioteca".
Essa foi a primeira de muitas temporadas que passei emendando um livro de Agatha em outro , resultando o exato número de 40 livros lidos da autora até agora (acabei de contar aqui) e que figura em uma das minhas autoras favoritas.









Essa foi a minha biografia comentada da britânica Agatha Christie , e vocês conhecem ela ? Tem alguma experiência de leitura para contar ? Compartilhe comigo nos comentários .



Comentários

  1. Acredita que nunca li Agatha Christie? Mais de uma pessoa já me falou bem dos livros dela, ta na hora de passar em uma biblioteca e procurar hahah Adoro os livros do Shakespeare e da Jane Austen. Beijosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo a Jane Austen ♥♥
      Não posso colocar a mão no fogo por ela porque depende muito do gosto , mas te aconselho a ler os livros dela. Eu pelo menos não me decepcionei.

      Beijão

      Excluir
  2. Amo Agatha Christie.
    Comecei a ler seus livros quando ainda era criança, perdi a conta de quantos li, mas ainda tenho todos. O meu favorito é "Cai o Pano", o último caso do Inspetor Poirot.
    Na verdade, todos os que li achei sensacionais. Com certeza Agatha Christie será a eterna Rainha do Crime. E em sua homenagem coloquei o nome de Agatha na minha filha mais nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só consegui contar porque eu tenho uma lista que faço desde 2005 com todos livros que eu li dela, porque de cabeça eu não conseguiria contar.
      Eu já pensei em colocar o nome da minha filha de Agatha graças a ela,mas isso é algo que só o tempo vai dizer.
      "Cai o pano " do Poirot é muito bom . Não sei dizer qual é o meu favorito , mas eu tenho uma certa ligação com "O assassinato do Roger Ackroyd "

      Excluir
  3. Adoro ela, trás o crime de uma maneira leve e divertida. Leio super rápido!
    Li uns 5 só, mas quero mais hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela já te fisgou. Logo, logo essa lista vai crescer e bastante
      Beijos Nana e volte sempre ao "Meu mundinho quase perfeito"

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤