Oi , o meu nome é Barbara , daqui a alguns anos vou completar 30 anos . Não tenho diploma de faculdade ou carteira assinada .Ainda moro com meus pais e não tenho nem ao menos uma perspectiva de um relacionamento sério aparecer em um futuro proximo .
Pelo passos que caminha a vida , essa provalvemente vai continuar sendo a minha realidade quando completar 30 anos .É fácil até mesmo para mim me auto -rotular como uma fracassada.
" Você é um fracasso " tem uma vozinha que insiste em martelar em minha cabeça. As vezes me jogando na cama , no meio das lágrimas e em lamúrias perguntando aos céus porque raios essa existência inútil que sou eu habita aqui na terra .
Com o tempo eu cruzei com várias pessoas que considero mais bem sucedidas do que minha pessoa(o que não é dificil hehe) . Pessoas que todos os requisitos que eu me acho um desastre total , elas preencheram . E para meu choque , essas pessoas chegaram a chorar no meu ombro falando que eram um fracasso , com um discurso muito parecido com o meu.
Foi alguma coisa que me espantou nas primeiras vezes que aconteceram .E tentei entender o porque elas também se sentiam assim.
E de tanto pensar percebi que apesar de tudo , por mais conquistas que muitas pessoas acumulem , se ela não alcançar um ideal que talvez seja inalcançável , sempre vai se considerar um fracasso.
No lugar de olhar para tudo o que conquistou , foca no que ainda quer conquistar e pelo processo natural ser mais lento do que parece nas historias de grande sucesso , essa sensação de ser um grande perdedor nessa vida surge e nos domina .
Não é atoa que ansiedade , depressão e outras doenças ligadas a nossa saúde mental vem se tornando cada vez mais comum. Na era da internet esta exposição da "vida ideal" profilera ainda mais rápido e a comparação também.
Em "Minha vida não tão perfeita" da Sophie Kinsella , livro que resenhei aqui no blog ( leia a resenha aqui ) Cat trabalha em uma empresa de publicidade na cidade dos seus sonhos , mas em um cargo baixo no qual ela não sente que é valorizada ou tem oportunidade de crescer. Também se compara com as colegas de trabalho e principalmente com sua chefe .
Porém para seus pais e amigos , ela realmente esta vivendo a sua vida dos sonhos ,por causa das coisas que ela posta na internet .
A crítica de que a vida real pode ser bem diferente do que a apresentada na internet esta bem clara .
Só que nem é por causa disso que trouxe esse livro á tona . Você esta prestes a receber um mini-spoiler do chick -lit da Sophie Kinsella (na verdade esta até na sinopse ,porém pode ser considerado um spoiler) .
Em um determinado momento Cat é demitida da empresa onde trabalha em Londres e acaba voltando para a casa do pai que esta empenhado em um empreendimento novo e Cat começa o ajudar com a divulgação e administração do local. E neste projeto acaba sendo muito bem-sucedida , acaba até chamando a atenção da sua ex-patroa. Essa não foi a moral do livro , mas Cat alcançou o reconhecimento do seu trabalho em um lugar mais perto da sua realidade e não na glamourosa Londres .
Ajudar o seu pai a ter sucesso em seu empreendimento não esta no mesmo nível do que ser diretora de uma importante agência de publicidade em Londres . Porém também tem seu mérito .
Saindo um pouco de "Minha vida não tão perfeita " , vamos para "Gilmore Girls " .
Nessa série tanto Lorelai como Luke são moradores de uma cidade bem pequena de Connecticut . Luke tem um café bem frequentado na cidade de "Star Hollow" em determinado momento da série ele comprou o prédio ao lado do seu café só para irritar Taylor e várias vezes empresta dinheiro para outros personagens , inclusive Lorelai.
Ele não é exatamente o que Emily , Richard e muitas outras pessoas consideram com uma pessoa de sucesso , porém Luke é uma pessoa realizada com suas conquistas .Ele não quer ser o dono de uma empresa tipo "Starbucks" , ele quer ser dono daquele café em uma cidade pequena .Algumas pessoas podem pensar que ele pensa pequeno...porém o que importa é que ele esta aonde quer , tendo a vida que ele deseja , e do meu ponto de vista ele é uma pessoa bem sucedida.
Lorelai tem uma jornada mais complexa , filha de ricos que fugiu de casa com uma bebe de pouco meses e procurou abrigo em um hotel na cidade vizinha ,19 anos depois ela e sua amiga Sookie inauguram o própio hotel delas. Parece até fanfic ... Nós sabendo da jornada da Lorelai achamos impressionante , mas para um estranho que se hospeda no "Dragonfly " ela é a dona maluca de uma pousada em uma cidade minúscula.
Porém Rory , a estudiosa garota que por causa dela Lorelai pediu dinheiro emprestado a seus pais para colocar em um colegio particular e aumentar as chances dela ser aprovada em Harvard .A menina que todo mundo falava que iria longe...
Durante as 7 temporadas da série dava para contar nos dedos as vezes que alguém duvidava que Rory não seria uma pessoa de sucesso.
Foi espanto para quase todos os telespectadores de "Gilmore Girls" quando encontramos no revival uma Rory sem rumo nenhum na vida, apesar de seu diploma em Yale.
A Rory é um fracasso...
Agora vamos voltar para o inicio dessa historia , e com isso quero dizer o episódio piloto da série . No primeiro episódio Rory conheceu Dean. Dean é um rapaz simpático , bonitinho , novo na cidade e parece estar interessado nela. A garota então resolve desistir da oportunidade de estudar em Chilton por causa do garoto, o que deixa Lorelai horrorizada . E tem motivo , a série "Gilmore Girls " não pode existir se aquela garota não for para Chilton. O que Rory esta pensando?
Na opinião dela e da maioria dos telespectadores , ela esta cogitando trocar o seu sonho por causa de um rapaz .
Porém também pode ser lido de outra forma , Rory não é tão apegada a essa ideia de estudar em um colégio particular e ir para Havard como todos imaginam . Em outro episodio Rory entra em pãnico quando Paris a informa que para ser admitida em faculdades de alto nível é importante ter na sua grade curricular vários créditos extras .Até eu que moro aqui no Brasil sabia dessa exigência das faculdades dos U.S.A quando estava no ensino médio , como uma garota americana que almejava ir para Harvard não sabia disso?
Na segunda temporada ela e Lorelai fazem uma visita não-autorizada a Harvard. Lá Lorelai é confundida como uma das alunas , invade o quarto de uma garota , tira várias fotos e fica parada um bom tempo encarando o mural de alunos em Harvard .Em especial o rosto que representava o grupo que se formou em 1989.O ano que Lorelai teria se formado , caso não tivesse engravidado de Rory com 16 anos.
Esse não é o sonho da garota que no mesmo episódio acaba participando de uma aula com outros alunos de Harvard.
Claro , Rory acha tudo isso empolgante . Ela é uma garota que gosta de ler e de estudar .Ela se sente validada quando as pessoas dizem que ela é especial e iria longe.
E se tantas pessoas falam , deve ser verdade...
Ela gosta da ideia de ser uma jornalista e conhecer o mundo que até então ela apenas explorou através dos livros. E tirando o pai do Logan ,lá na frente , todos acreditavam que era possivel.
Rory nunca se permitiu imaginar como uma boa jornalista local, isso era sonhar pequeno demais.Os telespectadores da série e todos os personagens ficariam decepcionados.
No revival de "Gilmore Girls " exibido pela Netflix em 2016 , uma agência de pouco renome assedia Rory para que ela participe da equipe .Porém a filha da Lorelai faz pouco da proposta dessas pessoas e fica batendo a cabeça em projetos aleátorios. Ela quer fazer parte da equipe de um grande jornal ,ela pensa grande .Ela nem ao menos cogita a ideia de ajudar aquela empresa mais irrelevante a crescer.
Rory e as pessoas a sua volta colocou altos padrões para ela alcançar , e o fato de não alcançar-los faz dela uma fracassada.
E o pior de tudo Rory nem ao menos sabe qual é o seu real objetivo. Enquanto sua mãe e padastro de uma forma mais modesta são bem sucedidos no que fazem.A sua amiga/rival Paris realmente tem uma empresa de alto nivel.
"Gilmore Girls " é uma série ficctícia e depois das últimas quatro palavras de Rory nada aconteceu. Porém se fosse real , Rory ainda podia finalizar o projeto no qual esta trabalhando e ter tido algum sucesso antes dos 40( os novos 30)
E o mesmo digo de mim .
Quando paro para pensar o que a Bárbara de 16 anos iria achar dessa Bárbara , ela não a acharia tão decepcionante .Claro , ainda não publiquei um livro e o programa do Jô Soares nem existe mais , para que eu possa ser entrevistada por ele ...Porém várias outras coisas alcancei , teria até ido a Bienal se não fosse um tal de Coronavirus.
Quando imagino o futuro , consigo me sentir realizada com a minha imagem em uma casa simpatica , sentada em uma poltrona confortável e lendo um bom livro.
Não estou tão longe assim dessa vizualização.
Eu ainda posso passar em um concurso publico e poder comprar essa casinha .Eu ainda posso ir até mais longe do que isso , ou não .
O importante é que ainda não estou derrotada , ainda estou rolando os dados , e o tempo ? O tempo não para .
Isso não significa apenas que o tempo esta passando . Tambem significa que minha hora , a sua hora , ainda pode chegar .
Estabeleça limites , se compare apenas consigo e continue em busca de seus objetivos . Quem deve estabelecer o seu sucesso é você mesma .
Não precisa que façam um filme sobre você, ganhar um prêmio ou aparecer em uma capa de revista.O importante é que você seja feliz.
Oi Barbara, tudo bem?
ResponderExcluirAcredito que um dos grandes problemas das nossas gerações é que ainda continuamos medindo o sucesso, baseado naquilo que era sucesso na época dos nossos pais. Tenho 36 anos, fiz duas faculdades e tenho um bom trabalho com carteira assinada, porém ainda moro com a minha mãe e só por esse fato, para muitos da minha família sou considerada fracassada, já que minhas primas mais novas que eu já se casaram e têm filhos.
Acredito que quem deve medir o quanto somos sucedidos ou não somos nós mesmos. Se você está feliz com o que tem e está correndo atrás dos seus sonhos (seus sonhos, metas e não aquilo que a família ou sociedade te impõem) está ótimo.
E de verdade, fazer 30 anos não é nada assim tão glamouroso. A única diferença que senti é que você acaba se desligando mais da opinião dos outros e que de fato a disposição para algumas coisas não é mais a mesma. Mas fora isso, não muda absolutamente em nada.
Beijos;***
Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.
Eu te considero uma pessoa super bem- sucedida.
ExcluirE verdade , muitas pessoas ao nosso redor no lugar de ver nossa conquistas gosta de apontar o que eles acham que nos falta.Aff!
Obrigado pelo comentario
Bjs
Essa pressão pelo sucesso e vida resolvida antes dos 30 é bastante cruel. Nem da para comparar a nossa jornada com a da pessoa ao lado, as oportunidades podem ter sido completamente diferentes, as escolhas, as vontades...
ResponderExcluirMesmo se você seguisse a cartilha completa da sociedade de "como você deve viver a sua vida" sempre irão encontrar um "defeito, uma falha".
Muitas pessoas próximas me olham torto por não ter casado pra sair de casa, ou porque filhos não é uma prioridade pra mim, ou porque não tenho um emprego das 9 as 18h. Mas, descobri que posso fazer do meu jeito e fazer dar certo a cada dia.
O importante é você definir o que é melhor pra você e ir dando um passo por vez em direção ao que faz sentido pra você :)
Um beijo!
Isso dai tem um pontinha de inveja rs.
ExcluirEu acho você uma mulher incrivel que faz o que você ama e bem-sucedida nessa area.Tudo o que vocè faz fica lindo e a gente percebe todo o seu cuidado .
Aquele tipo , quem me dera ser você .
Obrigada pelo carinho linda 😘