Resenha "A princesa prometida " de William Goldman

A primeira vez que ouvi falar sobre "A princesa prometida " foi através do Raj  de "The Big Bang Theory " que afirmou algumas vezes durante a série  que o seu filme favorito é esse.
Imagina minha surpresa quando em 2018 a Intrínseca anunciou que iria publicar uma nova edição de "A princesa prometida " e eu percebi que era o livro que deu origem ao filme tão comentado pelo Raj. Acabei ficando interessada por ele.
E sim ,eu me influencio por personagens de series de TV , por exemplo também  li  no ano passado "Mulherzinhas " por  causa do Joey  de "Friends" .


Também publicado no Brasil como "O noivo da Princesa"


Título:A princesa prometida 
(também publicado no Brasil com o título "O noivo da princesa")
Escritor:William Goldman
Editora:Intrínseca
Ano: 1973 
Compre aqui:  Físico    Digital 


  Sobre o livro :


O pequeno Willian não tinha muito interesse  em prestar atenção nas aulas e se alfabetizar  .Porém quando ele ficou doente  o  seu pai começou  a contar uma história repleta de aventuras intitulado "A princesa prometida" o que desperta o amor do menino para o mundo da leitura.

Anos depois, casado e com um romance publicado Willian resolve comprar o livro que teve tanto significado em sua vida para o seu filho.
Mas isso não foi um trabalho fácil.O livro fazia muito tempo que estava fora de circulação e quando enfim pois a mão no calhamaço ,que decepção, descobriu  que "A princesa prometida " era um livro que falava sobre a história  do País de  Florin e o seu pai só contou uma parte do livro para ele ,o que ele intitulou  como "as melhores partes" .
Willian  então resolve publicar esse livro,mas tirando as partes chatas.

O romance conta a história da bela Buttercup que tinha seu coração fechado para o amor depois que seu noivo foi morto por piratas e aceitou o pedido de casamento do príncipe de Florin ,mas antes do matrimônio a jovem é sequestrada .E resgatada por um homem misterioso mascarado .E sim ,é  o noivo dela que morreu e isso não é nenhum  spoiler.

Também publicado no Brasil com o título de "O noivo da Princesa "

O que eu achei :


"A princesa prometida " foi adaptado para o cinema em 1987 e se tornou um clássico da Sessão da Tarde.Um clássico da Sessão da Tarde que assisti na Netflix hehe.
Como acabei tendo contato  com o filme antes do livro acabei gostando bastante da leitura .Principalmente porque cobre uns buracos que a adaptação cinematográfica deixou como dar uma explicação de como e  porque no final das contas a Buttercup virou noiva do príncipe.

Também trás um aprofundamento maior nos personagens secundários Inigo Montoya e o gigante Fezzick. 

Inigo  Montoya  na verdade é o personagem mais emblemático do livro. O filme mesmo não aprofundando esse personagem contou um pouco da motivação dele para o público e a sua fala "Meu nome é Inigo Montoya,você matou o meu pai ,prepare-se para morrer " foi paródiada (ou homageada ) em  várias series de comédia como "The Big Bang Theory "  e "How I met your mother " 

Então se você já assistiu o filme e  curtiu,você vai amar esse livro cujo o filme acabou sendo bastante fiel a obra original.Mas se você não curtiu  o filme por causa de todo o lirismo dele e até que muito momentos os acontecimentos são  muitos  exagerado ,acho que não é um boa.

Mas não é um livro que só os fãs do filme vão curtir , tem chances de mesmo que você  nunca tenha asssistido  o clássico dos anos 80 ,gostar do livro .

Um dos pontos fracos do livro é a  historinha introdutória que o autor William Goldman inventou para nós apresentar "A princesa prometida ".(Reforçando por que muita gente confundiu,o livro "A princesa prometida " contando a história de Florin nunca existiu.) ,até o momento que ele começa a escrever a história de Buttercupe e Wesley , não incomodava tanto ,mas durante a leitura as vezes nosso narrador aparece do nada e fala algo como "Nessa parte do livro se seguiu mais dez páginas falando sobre como funciona a política de Florin " (eu inventei esse texto exemplo ) e isso acaba incomodando muita gente que lei esse livro,inclusive a mim mesma.
.

Você já leu ou assistiu "A princesa prometida"?Gostou da resenha?
Diga nos comentários 




Comentários

  1. Acho muito interessante a proposta dessa história. Ainda não li e nem tenho o livro, mas quem sabe uma hora dessas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi,
    Eu amo essa edição só não tive a oportunidade de comprá-la ainda.
    Eu assisti ao filme há muuuuitos anos, seria bom ler o livro para recordar. Amo essa premissa!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Babi.
    Eu não assisti o filme, nem sabia dele na verdade hehe. Mas achei essa edição tão bonita que fiquei querendo ler só por isso hehe. E agora fiquei curiosa com a história também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Babi!
    Eu nem vi o filme e menos ainda tive vontade de ler o livro. Na realidade a vibe da Intrínseca ultimamente não me atrai muito. Gostava mais quando eles investiam em fantasia na vibe Percy Jackson. Mas que bom que a leitura não decepciona os amantes do filme. Eu acho que ter adicionado a história introdutória talvez fosse para desenvolver melhor o personagem.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Babi,

    Confesso que fiquei meio dividida em ler esse livro ou não apesar da edição linda.
    Acho que vou ver o filme para ver o que acho.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu já vi o raj comentar do livro na série, mas nunca dei atenção a leitura, que bom que curtiu a leitura, apesar do ponto negativo citado e a edição dele parece estar linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Babi, tudo bem?
    Acho que não faz muito meu tipo de leitura, mas preciso elogiar a edição. Lindíssima!
    E eu também sou influenciada por personagens, enquanto assistia Gilmore Girls eu queria conferir os livros que a Rory mencionava rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Babi como vai? Ótima resenha, a obra me parece ser excelente, muito embora não seja um tipo de leitura que eu leia com frequência. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Babi
    Não assisti o filme e não li o livro, ainda.
    Amei sua resenha e vou sim dar uma chance para a leitura, até porque essa edição está maravilinda né non?
    Aliás sempre me encanta suas resenhas. A maneira como coloca os pontos fortes e os fracos com discernimento e sensibilidade de forma instigante para o leitor.
    Parabéns.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeita para falar, pois é um dos meus livros favoritos da vida! Eu na verdade fiquei encantada quando vi que a Intrínseca ia relançar o livro. Mas eu já conhecia a história pelo filme, que minha mãe ama até hoje. E, acredite se quiser, eu tenho uma versão antiiiiiga desse livro, com um nome diferente até. Ele se chamava 'O noivo da princesa'. Não sei o motivo de terem mudado o nome, já que o filme é com o título de 'A princesa prometida' também. Mas é um conto de fadas, então não ligo para as cenas exageradas, faz parte do pacote ter cenas assim, rsrs.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤