Livros para ler na primavera

Livros para ler na primavera


  Na primavera as flores desabrocham ,os pássaros voltam para o seu habitat, os ursos acordam.O cinza do inverno abre alas para toda o leque de cores da nova estação. 

  Primavera é simbolicamente o início de uma nova fase ,dos recomeços ,de tempos melhores e tem uma magia em volta dela.

  A senhorita primavera é minha estação favorita .É na primavera o nascimento desse blog , o meu aniversário e que as flores ficam ainda mais linda.

  No post de hoje eu resolvi trazer algumas indicações de livros que de alguma forma combine com a estação das flores.

Livros para ler na primavera


• O jardim secreto (Frances Hudgson Burnett)




Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary,uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos."

Aquela simbologia da primavera que falei no início desse post se encaixa perfeitamente nesse livro.
Esse jardim acaba sendo motivo de muitas alegrias para os personagens do livro que no início da história estavam coberta pela cortina da tristeza.
Também tem o filme disponível na Netflix.


• O menino do dedo verde (Maurice Druon) 


  " Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

Assim como o rei Midas que tudo toca vira ouro,o mesmo acontece com Tistu ,só que no caso do menino tudo se transforma em flores.

Essa história infanto-juvenil é curta , daquelas histórias que nos trás esperança e encantamento.E ainda tem muita flores...Tem algo mais cara de primavera?

Corte de espinhos e rosas (Sarah J Maas)




"Depois de anos sendo escravizados pelos feéricos, os humanos enfim se rebelaram; mas a liberdade tem seu preço e, em meio a batalhas épicas, um Tratado é forjado para selar a paz e determinar os espólios de guerra. Uma muralha mágica então separa as espécies. Do lado feérico, mistério; do humano, apenas medo, desconfiança e dificuldade.
  Num mundo sem futuro ou esperança, Feyre, filha caçula de um mercador humano falido, se torna caçadora para sustentar a família. Dura como as flechas que carrega, letal como sua pontaria, ela abandona as fantasias de garota pela árdua vida nas florestas ao redor de sua aldeia.
 Sua única alegria é observar as cores e sonhar em capturá-las. Mas, na floresta coberta de neve, tudo é branco e árido; como o ódio pelos feéricos que carrega no coração; como as telas que não pode comprar ou colorir. Até que um enorme lobo cruza seu caminho... Sem hesitar, Feyre dispara... uma flecha. Um ato de rebelião.                                                              
Após matar o lobo, uma criatura bestial surge, exigindo uma reparação. Arrastada para além do muro, para uma terra mágica e traiçoeira - que ela só conhecia por meio de lendas -, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, Grão-Senhor da Corte Primaveril. Um feérico com um segredo, escondido sob uma máscara.
À medida que ela aprende mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade a uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas, e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados."


Eu confesso que não gostei tanto desse livro ,mas eu sou a exceção e não a regra.
"Corte de espinhos e rosas " é descrito como uma mistura de "Bela e a fera" com "Game of thrones" .E é o primeiro de uma série de livros .
Ele nos apresenta ao mundo feérico que é dividido por diversas cortes . Nesse primeiro livro a história se passa na corte primaveril e é por isso que não podia deixar essa dica de lado. 


• Anne de Green Gables (L.M.Montgomery)



Sinopse :     "Uma menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas e uma mente tão perspicaz quanto a de um cientista em busca de conhecimento, chega a uma terra onde as tardes são calmas; os pores do sol alaranjados; as florestas aconchegantes; e os rios suaves, como o ritm1o do povoado. Sua boca é uma matraca, e seus sonhos são maiores que moinhos de vento. Anne vai crescendo e crescendo, e de patinho feio revela-se um elegante e atento cisne, pronto para abrir suas asas e voar para além das veredas. Mas a vida é feita de artimanhas, e a garotinha adotada pelos irmãos Marilla e Matthew tem algumas cercas a pular, sem jamais deixar seus sonhos desvanecerem, como algumas criaturas fazem."

Por causa da série Anne with an E (Terceira temporada já disponível na Netflix) que é baseada nesse clássico canadense da literatura infanto- juvenil ,tenho a impressão que "Anne" é uma história mais outonal por causa da paleta de cores utilizada na fotografia da série.
Porém a trama de "Anne de Green Gables "não se firma em um ano específico, muito menos em uma determinada estação .
Porém como Anne gosta de ressaltar a imensa beleza das flores e da natureza que a rodeia achei uma indicação muito válida.
Isso sem falar que ao ser adotada (por engano) aquela casal de irmãos deu uma nova esperança para essa sonhadora órfã que passou por mal bocados até chegar em Green Gables.

Samantha Sweet : executiva do lar (Sophie Kinsella) 




Sinopse:    "Samantha Sweet é uma advogada poderosa em Londres. Trabalha dia e noite, não tem vida social e só se preocupa em ser aceita como a nova sócia do escritório. Ela está acostumada a trabalhar sob pressão, sentindo a adrenalina correr pelas veias. Até que um dia... comete uma grande mancada. Um erro tão gigantesco que pode destruir sua carreira. Samantha desmorona, foge do escritório, entra no primeiro trem que vê e vai parar no meio do nada. Ao pedir informação em uma linda mansão, é confundida com uma candidata a doméstica e lhe oferecem o emprego. Os patrões não fazem idéia de que contrataram uma advogada formada em Cambridge, com QI de 158, e que não tem a menor noção de como ligar um forno! O caos se instala quando Samantha luta com a máquina de lavar... a tábua de passar roupa... e tenta fazer cordon bleu para o jantar... Mas talvez não seja tão incapaz como doméstica quanto imagina. Talvez, com alguma ajuda, ela possa até fingir. Será que seus patrões descobrirão que sua empregada é de fato uma advogada de alto nível? Será que a antiga vida de Samantha irá alcançá-la? E, mesmo se isso acontecer, será que ela vai querer de volta? A história de uma mulher que precisa diminuir o ritmo. Encontrar-se. Apaixonar-se. E descobrir para que serve um ferro de passar "


A vida de Samantha sempre foi trabalhar ,mas por causa de um pequeno erro todo o seu trabalho foi em vão. 
Ela acaba fugindo e recomeçando em um novo lugar com uma nova ocupação porque foi confundida com uma empregada doméstica (algumas coisas só acontecem nos livros de Sophie Kinsella) e acaba descobrindo um novo jeito de enxergar a vida.
E o par romântico dela é o jardineiro dos seu novos patrões...Pensaram que eu não ia arranjar um jeito de enfiar flor aqui também?

• A tulipa negra (Alexandre Dumas)




Sinopse:



"A ação se passa na Holanda, no século XVII, mais precisamente entre o início de 1672 e 15 de maio de 1673. Injustamente acusado de traição, Cornelius van Baerle, médico e cultivador de tulipas, é preso, apaixonando-se por Rosa, a bela filha do carcereiro. Esse amor quase impossível se entrelaça com outro feito também quase impossível: a produção de uma tulipa negra, desafio proposto pela Associação Hortícola de Haarlem, com o vultuoso prêmio de cem mil florins. Dumas entrelaça fatos históricos (como o assassinato dos irmãos De Witt e a especulação econômica em torno da tulipa), com uma história de amor e aventura. E quantas aventuras e reviravoltas ele consegue imaginar em torno do dia-a-dia de um prisioneiro" 

A personagem chave  desse romance de Alexandre Dumas  é uma flor...tanto que o título do livro se refere a ela.



O mocinho da trama é um botânico, o vilão é botânico portanto  os dois amam flor.Isso sem falar que a mocinha também  tem nome de flor.

"A tulipa negra " é uma história sobre esperança mesmo nos tempos mais difíceis .
Eu li apenas a versão resumida , mas garanto que é uma belíssima história. 

• A noite das bruxas (Agatha Christie)





Sinopse:


"Durante os preparativos de uma festa de Halloween, na pacata cidadezinha inglesa de Woodleigh Common, a adolescente Joyce Reynolds vangloria-se de ter, certa vez, presenciado um assassinato, sem citar nomes. Ninguém acredita na história, pois a menina era famosa por suas mentiras. Por coincidência ou não, a jovem é morta na mesma noite, durante a festa. Chocada com o terrível crime, uma das convidadas, a escritora Ariadne Oliver, pede ao famoso detetive Hercule Poirot, seu amigo, que descubra quem é o assassino" 

Eu sei que essa sugestão parece estranha ,porém gostaria de deixar uma indicação literária para quem curte romances policiais.
A primeira ideia era indicar "Nemesis " mas como já indiquei no post passado resolvi trazer outra indicação. 

De acordo com o progresso da leitura,um certo jardim vem ganhando cada vez mais notoriedade da trama. E como o Halloween aqui no hemisfério sul ocorre durante a primavera , achei a sugestão ainda mais válida.
Eu li esse livro em 2006 e não me lembro 100% da história,acho que o irei reler no próximo mês .


  • Extra:


Essa coletânea de poesia da mesma autora de Milk e Honey (Outros jeitos de usar  a boca,no Brasil,mas não gosto  desse título)  tem um título bem primaveril.
Eu ainda não o li :D 



Livros para ler na primavera


Espero que tenham gostado da indicações.
Tentei fazer o mais sortido possivel,mas acabei dando destaque aos infanto-juvenil e fiquei devendo no quesito "ficção científica " ,mas esse é  um gênero que ainda não conheço direito. 


Gostaram do post e das indicações?
Digam nos comentário

Comentários

  1. ah super legal a sua seleção de livros que se relacionam com o tema da Primavera, eu li o Milk and Honey e quero ler esse outro livro da Rupi Kaur

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi
    acabei de conhecer aqui, desses eu quero ler Corte de Rosas e espinho e o da Anne de GG.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Babi!
    Não acredito que você não curtiu ACOTAR. Essa foi uma trilogia que me pegou do começo ao fim e eu amei demais hahaha Não conhecia esse da Sophie e já coloquei na minha wishlist, porque adoro as loucuras que ela escreve hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. Olá Babi
    Simplesmente amei sua seleção de livros para a primavera!
    Assim como vc tb não gostei muito de Corte de espinhos e rosas e prefiro o título Milk and honey.
    O que o Sol faz com as flores é mais politizado, mas gostei.
    Quero muito ler O jardim secreto, Anne de Green Gables, esse da Sophie Kinsella e já reservei A noite das bruxas para o Halloween 😄😄
    Ótima semana pra ti e todos aí e uma estação colorida, florida, perfumada e abençoada 🌹🌹🌹
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah, O Menino do Dedo Verde.... Nossa, meu coração ficou até quentinho ao ver essa capa. Tenho o meu até hoje, li na escola e foi um dos responsáveis por me fazer amar a leitura. Sou doida para ler série de Anne de Green Gables (culpa da série da netflix) e O Jardim Secreto por conta do filme que passava na Sessão da tarde. Sophie Kinsella é minha autora favorita de chicklits. A série Corte de Espinhos eu não li mas vejo falarem muito porém sinceramente, não tenho vontade nenhuma de ler kkkk

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Amei suas indicações, já conhecia alguns desses filmes, mas ainda não li nenhum. Tenho certeza que eles são perfeitos para serem lidos durante a primavera! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Adorei as indicações.
    O único que li foi corte de espinhos e rosas. Gostei bastante e pretendo ler os outros em breve.
    Esse da Sophie Kinsella está na minha lista por que sou fã dela (estou lendo outro dela agora). Agatha Cristie também.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Babi.
    Minha estação favorita é o Outono, mas gosto muito de flores hehe. Eu li Anne recentemente e que livro maravilhoso. E quero muito ler O Jardim Secreto mas ainda estou na duvida de qual edição eu compro hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Quero ler o que o sol faz com as flores, e´um livro que está na minha lista mas, acho que esse vou me aventurar e ler virtualmente.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o livro da Anne na versão em Inglês então só li algumas passagens e não entendi tudo, quero a versão brasileira, vi que lançaram algumas ainda não me decidi a minha preferida!
    Outro livro que quero ler é o Jardim Secreto!!
    Amo a primavera, mas acho que nessa época aqui no Brasil costumamos morrer de calor em alguns dias, então prefiro o outono haha!
    Adorei a listinha!
    Beijos!
    Dai Castro
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤