Resenha Pequenos incêndios por toda a parte da Celeste Ng
Esse livro foi lançado pela Intrínseca aqui no Brasil nesse ano. Claro que a editora investiu pesado na época do lançamento, foi um livro super comentado quando foi lançado.
E hoje vim trazer uma resenha sobre essa leitura que simplesmente amei.
Titulo: Pequenos incêndios
por toda a parte
Escritor:Celeste Ng
Editora:Intrínseca / Puffin books
Ano: 2018 (Br) 2017 (original)
Paginas: 418
A trama de Pequenos incêndios por toda a parte se passa em uma cidade planejada do Estados Unidos chamada Shakers Heights, uma comunidade onde a melhor palavra para descrever é perfeição.
Nessa cidade vive a família Richardson que possui duas propriedades na cidade e aluga uma delas para Mia Warren, uma fotógrafa que há muito tempo tinha uma vida nômade ,mas por pressão da filha resolveu se estabelecer nessa nova cidade com sua filha adolescente Pearl.
Nessa cidade vive a família Richardson que possui duas propriedades na cidade e aluga uma delas para Mia Warren, uma fotógrafa que há muito tempo tinha uma vida nômade ,mas por pressão da filha resolveu se estabelecer nessa nova cidade com sua filha adolescente Pearl.
Os Richarsons nunca tiveram envolvimento com os seus inquilinos, mas dessa vez foi diferente. Um dos seus filhos acaba se aproximando de Pearl que é levada ao seio da família.
Mas tarde Mia também é contratada por Elena, a sr(a) Richardson, como empregada da casa e essa aproximação faz com que rebelde Izzi, filha caçula e rebelde dos Richardson, se afeiçoe a fotógrafa.
Com essa aproximação e o fato de não saber nada sobre o passado de Mia, a sr(a)Richardson resolve investigar o passado de sua nova inquilina.
Outra sub-trama interessante que move á história foca na disputa de uma amiga de Mia com uma amiga dos Richardon por um bebê. Acontece que essa a colega de Mia que sofreu com depressão pós-parto e não tinha condição de cuidar da criança o que a fez abandonar a criança na frente do Corpo de bombeiros. Quando ela se recuperou e quis recuperar a guarda de sua filha, a criança se encontrava em processo de adoção.
Uma situação delicada que tive dificuldades de me posicionar qual seria a melhor solução.
Essas trama secundária e outros acontecimentos fizeram pequenos incêndios por toda a parte na trama criada pela Celeste Ng.
Minha opinião:
Gostei de como o título Pequenos incêndios por toda a parte combinou com a trama tanto de forma literal quanto metaforicamente .
Literalmente porque realmente tem um incêndio causado por várias fontes nos cômodos na casa dos Richardson no primeiro capítulo do livro .
E tem os pequenos incêndios metafóricos pois durante a narrativa começa a acontecer fatos aleatórios envolvendo o núcleo principal dos Richardons e Mia que quando vierem explodir com certeza iria sair algum caos.
O livro é narrado em terceira pessoa, através de um narrador onisciente que está completamente deslocado do tempo da trama, já que durante a narrativa ele declara como tal fato teria impacto na vida daquela pessoa dali alguns anos.
Os capítulos são bem longos .Algo que me incomodou um pouquinho, sou mais fã dos capítulos curtos, parece que ajuda a trama fluir mais rápido e eu gostaria de saber o que vai acontecer logo.Entende? Mas isso não é exatamente um defeito.
Amei o livro ! Mereceu sim os elogios que eu ouvi por toda a parte sobre ele.
Curiosidades
1-"Pequenos incêndios por toda a parte " vai virar serie com 8 episódios .
Os direitos foram comprados por Reese Witherspoon e Kerry Washington e será transmitido através da plataforma de streaming "Hulu" ,a mesma que exibe "The handsome tale " ou "O conto da Aia " .Aliás já leu a resenha que fiz do "O conto da Aia " para o Infinistante? Clique aqui para ler.
2- Skaker Heights, a cidade onde a trama de Pequenos incêndios por toda a parte desenrola não se trata de uma cidade fictícia como alguns podem acreditar.
Ela realmente existe e é localizada em Ohio. Ela é a primeira comunidade planejada do EUA e tem um auto-nível de educação.
Skaker Heights foi inspirado em uma religião seitaria conhecida como Shakers que foi criada no século VIII (fiquei confusa, outro site disse século XVIII) sob o nome de "Sociedade Unidas dos Crentes na Segunda aparição de Cristo " cujo seus ideias são a simplicidade, igualdade entre homens e mulheres, senso de comunidade e celibitarismo. Existe um número pequeno de seguidores dessa religião atualmente e um dos motivos se deve ao celibitarismo imposto com dogmas , então o crescimento da religião depende exclusivamente de novos adeptos...Hoje em dia conseguir gente que quer adotar esse estilo de vida é muito difícil.
Antes do primeiro capítulo tem uma reportagem falando sobre a vida boa em Shaker Heights que parece não ser difícil de achar na internet .Digo isso porque só de pesquisar imagens da cidade eu já encontrei uma foto do jornal onde foi postado.
3-Esse acaba sendo um complemento da segunda curiosidade,a autora Celeste Ng foi criada em Sharkes Heights, na década de 90 ,exatamente a época em que a trama de "Pequenos incendios por toda a parte " se desenvolve.
“Era uma cidade onde se acreditava que todos os problemas seriam resolvidos. Quis olhar para esse idealismo.”
Celeste Ng , sobre "Shaker Heights"e seu livro em entrevistas
Celeste Ng com apenas dois romances publicados "Tudo que eu nunca te contei " e Pequenos incêndios por toda a parte é considerada a autora do momento seu livro "Tudo que eu nunca te contei "também será adaptado para o cinema ,
Já leu esse livro ou tem interesse nele ?Diga nos comentários
eu li esse livro mais no começo do ano e gostei bastante, fiquei super animada em saber que virá um série por aí
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
😍😍😍😍
Excluirhaaaaa que lindo eu amo quando o livro vira série
ResponderExcluirhttp://dosedeestrela.blogspot.com
Eu fico um pouco com o pé atrás,mas acho que esse vai dar uma boa série.
ExcluirBeijos
Já quero assistir a série para conhecer melhor hehehe bjs
ResponderExcluirConheça meu blog :) | Meu perfil no instagram
Vamos ter que aguardar um pouco heheh
ExcluirQue bacana saber que o livro vai virar série, não fazia ideia! Acho legal quando um livro é capaz de mostrar um pouquinho do seu conteúdo a partir do título tanto de forma literal quanto de forma metafórica!
ResponderExcluirAcho que é uma leitura que eu iria gostar <3
Um beijo
http://colorindonuvens.com
Também acho que você curtiria essa leitura Daí.
ExcluirBeijos
socorro, já quero ler! nunca tinha ouvido falar, mas já fiquei com vontade de ler pela resenha e quando vi a primeira curiosidade, a vontade aumentou ainda mais. vou procurar mais sobre o outro livro da autora também. adorei o post!
ResponderExcluirum beijão,
gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Falam que é ótimo o outro livro dela.Tenho curiosidade de ler
ExcluirBeijos
Não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada, parece bem interessante!
ResponderExcluirE achei bacana adaptarem para série!
Beijo!
Cores do Vício
Oi Pathy
ExcluirEle é bem legal.Vale a pena a leitura.
Beijos