Vamos falar sobre Anne with an E + 3 things #10

Bem vindo Avonlea ,o encantador mundo de Anne with an E


Anne of Green Gables é um clássico  da literatura infantil canadense que deu inicio a uma série de livros que se estendeu não apenas a Anne como aos filhos e netos dela.Foi escrita no início do século XX e tem várias adaptações ,principalmente do primeiro livro. Inclusive um desenho animado japonês .

Várias versões da mesma cena


Porém foi quando a ruivinha ganhou sua versão em série distribuída pela Netflix no ano passado que eu comecei a ouvir falar sobre "Anne de Green Gables " 

Anne lembra bastante "Pollyanna " outra sardenta querida da literatura infantil .As duas são pequenas órfãs  que tem uma grande  fé em que as boas coisas acontecem , um amor pela vida e estão prestes a chegar   à uma casa em que elas não são bem -vindas.

Dois livros para sair indicando para todo mundo 

Enquanto Pollyanna é recebida no seio da família por causa do senso de dever da sua tia Polly (ou Luiza para quem  acompanha "Aventuras de Poliana " na SBT)  ,a família que Anne estava a caminho esperava por um menino e só por causa de um engano  a garota foi enviada aos irmãos  Cuttenberg.

Pollyanna lida  com os golpes da vida e encanta a todos com seu jogo de contente.Anne se refugia em sua imaginação  e nas páginas de livros que compartilha com todos ao seu redor.

Dá para perceber que mesmo as duas não sendo iguais, ambas  garotas criadas no início do século XX  (Anne de Green Gables é de 1908 e Pollyanna  de 1913 ) São um poucos parecidas e tenho a ousadia de dizer que " Pollyanna " pode ter sido inspirada pela ruivinha de L.M.Montgomery .

Mas não é desse assunto que eu queria falar por aqui ...


Anne é divertida,carismática,inteligente ,faladora e muito dramática...impossível não se apaixonar por ela e  claramente pelo nosso Gilbert.
E uma das melhores séries que assisti ,porém não ofuscou minha queridinha "Gilmore Girls " e nem é tão viciante quanto "The Big Bang theory" 


  • Série × Livro


Obviamente a série não é uma cópia fiel ao original ,mas trás bastante dele para a tela da Netflix durante as duas primeiras temporadas exibidas.
O cabelo verde de Anne , o vestido que Matthew comprou para ela  de acordo com a moda da época, a implicância que Anne tem do inocente e estudioso (além de fofo )Gilbert,O clube de escrita montado por ela e suas amigas ,o desastroso chá com Diana pode ser encontrada nas duas versões. .Além do mais  o roteiro  anda dando brechas  para outra partes do livro , já que Anne que se formou professora logo no primeiro livro da série literária escrita por L.M.Montgomery demonstrou o interesse por essa carreira durante  a segunda temporada de Anne with an E   .
Outro fato legal é que a série aproveita melhor personagens que eram meros figurantes na trama do livro. 

Agora quem assistiu Anne é não leu o clássico ,pode ter certeza que não vai ver  a casa de Marila e Matthew ser convertida em pensão e receber dois hóspedes estranhos e de más intenções ,por exemplo e nem o Gilbert viajando por aí trabalhando em um navio.Na verdade o pai e a mãe  do Gilbert no livro "Anne de Green Gables " estão vivos  e passam bem.


  • Assuntos sociais 


O livro segue uma linha bem diferente da adotada da série.Apesar de ter uma certa aversão  dos  moradores de Avonlea pelos irmãos Cutteberth ter adotado uma menina  e  uma mulher lecionar  na escola ,não  chega a ponto de ser abordado o feminismo ,mas deixa  uma leve brecha.


Porém  a série explora essa brechinha  para  falar sobre o feminismo e acrescenta outros assuntos sociais como o racismo e homossexualismo ,tratados na segunda temporada da série ,em sua trama.

"Anne with an E" é uma série que debate paradigmas sociais atuais e nos agrega valores .

  • Fotografia 

A direção de fotografia de "Anne with an E " é praticamente uma obra-prima. Os cenários são belíssimos. 

E a abertura ?É uma das coisas mais lindas que existe nesse quesito 

  • Curiosidades 

Esse é o rosto que Lucy Montgomery  usou para inspirar Anne Shirley 

Uma curiosidade que soube agora de pouco , enquanto escrevia o  post , a história de Anne foi baseada em fatos reais.

Na verdade a autora do livro conheceu um casal de irmãos que por causa de um  engano acabaram adotando uma menina no lugar de um menino e daí surgiu a ideia para a obra.

A partir desse fato que ocorreu e.misturando com suas próprias impressões  e vivências  na infância e misturando com a sua imaginação ,deu resultado  a "Anne de Green Gables "

Outro fato legal ,que eu soube através de um comentário que fizeram em um post do Instagram no ano passado , no Canadá, na Ilha Príncipe Edward ,onde se desenrola toda a trama existe  um ponto turístico onde se pode visitar a casa da Anne ,que é esse prédio da foto acima .
A  fazenda pertencia a primos da autora do livro  que usou o local para ambientar a sua história.
Inclusive naquela região existe diversos pontos turísticos  que servem de referência ao livro.
Se o plano da autora era atrair gente de todo mundo para aquela região ,especialmente os japoneses,deu certo.

  •  Uma sombra negra sobre "Anne with an E"



Esse tom sombrio não tem haver com o enredo da série e os assuntos tabus  que ela discute , apesar de ter achado a segunda temporada um pouco pesada demais .
Mas sim porque  "Anne with an E "  está correndo risco de ser cancelada por causa de pouca audiência.
Na verdade , por favor os fãs da série que estão lendo esse post porque amam9 Anne assim como eu não me matem  , eu não ligo nenhum pouco para o fato  de alguma série ser cancelada.Eu fico feliz da série continuar ,mas as vezes se estender por muitas temporadas acaba perdendo sua essência (como Sobrenatural que era genial nas primeiras temporadas e depois virou uma babaquice ,mas ainda tem um episódios soltos que ainda são bons) .



O que me incomoda é saber que uma história tão bonita e com um bom conteúdo não ser assistida por mais pessoas.Quem está perdendo não é a série que pode estar sendo cancelada , mas sim o público que não assistiu por esta perdendo chance de conhecer essa história.  Se você ainda não conhece , confira.

Bem ,aos fãs de Anne qualquer coisa vamos mandar uma carta para a SBT pedindo que ela não estenda durante dois anos "Aventuras da Poliana" e passe nesse um ano alguma adaptação  novelistica de uma Anne tupiniquim . (" As peripécias de Ana "? )


Edição: (16/08) Acabei de ver hoje que a temporada 3 foi confirmada depois de um mutirão no Twitter. O post que eu vi foi esse.


 3 things #10



E essa semana eu liberei mais um vídeo no meu cantinho na YouTube.
Porém ficar tranquilos ,não irei migrar o "3 things " para o formato em vídeo . Apenas fiquei curiosa em como ele ficaria nesse formato  e resolvi testar.

O mês de Julho foi bem legal.Teve uma leitura coletiva de "Morte no Nilo " que organizei no Instagram  e outras coisinhas ,para saber é só conferir o vídeo. .Eu ia falar da Anne também no vídeo, mas acabei perdendo o fio da meada haha .

E já estou feliz porque faz um  ano ,literalmente , que estou planejando falar de "Anne with an E" por aqui .

E para quem não sabe , o "3 Things " é um post onde falo sobre três coisas boas que aconteceram comigo em um determinado tempo.

Ele foi inspirado em  uma projeto  criado pela Melina Souza em seu blog "Serendipty "  cujo tem o mesmo nome.



Confira os outros 3 things : 

Agora é com vocês.Conte algo que tenha lhe deixado feliz no últimos tempos.
Vocês gostaram do post sobre a Anne?Diga nos comentários . 

Me acompanhe nas redes sociais:


Filmow       Goodreads       Skoob     


Compre meu conto :




Comentários

  1. uau, amei!!

    Todo mundo está falando, e estou louca para assistir!!

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de sugerir um tema para seu próximo post, é sobre esta imagem: Altruismo.png
      Abraços!

      Excluir
  2. Confesso que não sabia que essa série vinha de um livro. Eu ainda quero muito assistir e/ou ler, pois parece super bacana!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante da série e vibrei quando fiquei sabendo da renovação, espero que eles continuem fazendo um trabalho bonito, mantendo a essência da história e dos personagens! Inclusive comprei recentemente o livro em Inglês (a edição da Puffin in Bloom) e que livro amorzinho, é lindo demais!
    Um beijo!
    Colorindo nuvens

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAA EU AMO A ANNE!!!!!!!!!!!
    Não consegui assistir a season 2 ainda, mas está na lista e estou mega empolgada para isso.
    E ainda mais que a série foi renovada, né?
    Feliz por termos mais Anne vindo ai!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não vi essa série? Mas todo mundo fala que é um amorzinho mesmo. Acho que vou aproveitar que foi renovada e dar uma chance a ela. Ah, gostei do vídeo com o 3 things, e achei ótimo o "máquina de filmes"! kkkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  6. Amei a série. Achei semelhante a Poliana que li quando criança. Foi nostálgico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤