Guia para novos leitores #2



Oi pessoal!!
Hoje é domingo (pede cachimbo...cachimbo de ouro , bate no touro).Desculpa  a brincaderinha, mas é para avisar que essa semana é temática!
A maioria dos post vai estar relacionado o tema :Nostalgia .
Hoje também é dia dos pais .PARABÉNS PARA TODOS OS PAPAIS QUE ESTÃO LENDO ESTE POST OU DE QUEM ESTA LENDO.
Semana passada, fiz o primeiro post deste  projeto de incentivo à leitura.Recebi vários comentários que me deixaram ainda mais entusiasmada e espero que realmente ele de frutos.Essa pode ser um tarefa tão difícil quanto me convencer a fazer exercício.




Vamos a dica de hoje? 




Livros grossos e clássicos.

Jamais, em hipótese alguma o primeiro livro que uma pessoa pegue para ler deve ser um clássico e isso é a coisa mais óbvia do mundo.
Descrições detalhadas e longas, palavras complicadas que exigem o auxílio de um dicionário e etc.Precisa explicar?
E eu não recomendo que uma pessoa que teve desejo de começar a ler , logo de cara ir pegando um "Senhor dos Anéis" ou o "Game of Thrones".
A não ser que ela esteja disposto a passar semanas lendo o livro.
Quando eu era mais nova e ainda não tinha desenvolvido muito e o hábito pela leitura  eu achei que uma estorinha do gibi da Magali durou uma eternidade para ler.
Hoje em dia eu mal abro o gibi e terminei.
Certo , eu tinha sete anos e estava aprendendo a ler, mas certamente o novo leitor poderá ter uma impressão parecida de puro tédio.
Porém se não for uma dessas pessoas que fica ansiosa até chegar o final (como eu) esquece tudo o que eu disse aqui.
Sei de pessoas que começaram a gostar de ler com o livro "Cinquenta tons de cinza" por exemplo.Então não é uma regra geral. Uma coisa é certa:NUNCA TENTE INICIAR A" CARREIRA DE LEITOR" COM UM TAL DE "GUERRA E PAZ"

Memes de livros

Pensa em um livro fininho. ...
Esse foi o post de hoje!
Deixe um comentário , pode ser uma dúvida, sugestão, tudo é bem vindo! !
BEIJOS E UMA ÓTIMA SEMANA!





Comentários

  1. Adorei! Principalmente a dica de "não comece com clássicos". Eu comecei a ter gosto pela leitura aos 13 anos com O diário da princesa, e depois de terminar a coleção tentei ler stephen king, não rolou. A mentalidade era outra, a idade era outra, então peguei "orgulho e preconceito" e foi assim, de cara que peguei o gosto por clássicos, entre 13 e 14 anos. Dois anos mais tarde tentei ler de novo "Olhos do Dragão" e "O cemitério" do Stephen King, acho que já estava mais preparada para o tipo de escrita dele, a forma como ele te prende em um misto de suspense, agonia, ansiedade, e personagens bem construídos (A espera de um milagre). Só sei que agora sou fã dele hahah. Posso deixar uma dica de post? Você comentou que a semana é temática, de nostalgia. Acharia legal um post com os livros que marcaram a sua pré adolescência. Beijooos

    https://itiskimby.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kimberly!!
      Eu tenho um projeto de post com essa sugestão preparada para quarta-feira. ♥Espero que você goste.
      "O diário da princesa"♥foit p primeiro livro que eu realmente comprei ,meu xodó.Mas eu conheci a Mia eu já tinha passado da faixa de 16 anos à um tempo.
      Eu nunca li nada do Sthepen King, tenho um pouco de medo dele .Hahaaha.
      Mas é verdade, o fator da idade conta muito ponto também , existe livros que achei um tédio quando era pequena e em um segundo contato eu achei ele incrível.
      Amei seu comentário
      Beijos♥

      Excluir
  2. Eu já tive minha época de leitora compulsiva e mesmo assim tô agarrada eternamente com O Senhor dos Anéis, que dirá uma pessoa que tá começando a gostar de ler!
    Acho que a pessoa tem que encontrar algo leve que acha gostoso e depois ir desbravando a partir daí, mesmo. Senão não acostuma nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma opinião que eu tenho
      Confesso que só de ver a grossura do volume de "O senhor dos anéis" eu já me assusto.

      Obrigado pelo comentário Luli.
      Beijos ♥

      Excluir
  3. Concordo com voce! Não adianta uma pessoa querer começar a pegar um gosto pra leitura começando com clássicos, pois é bem capaz de ela se entediar e abandonar o livro. Isso me faz lembrar a 6º série, quando minha professora mandou a gente ler um livro de trezentas e poucas páginas, sendo que praticamente ninguém da turma tinha o hábito de ler. Passei o ano inteiro tentando ler aquele livro e não saí da metade. Mas depois de um tempo, decidi pegar o costume de ler e pra começar fui ler aquele volume único de 'As Crônicas de Nárnia'. Pensei que ia demorar uma eternidade pra terminar, mas que nada, em duas semanas eu já tinha acabado, rs.
    Gostei das dicas, viu! Beijos!

    Um Unicórnio Literário

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã tem esse volume único e ele é meio grosso. Mas
    Eu normalmente quando peguei o hábito da leitura eu queria terminar o livro o mais rápido possível ( não mudei).Para mim duas semanas seria uma eternidade haha.
    Eu achor que é um erro muito grande do nosso ensino fazer querer pessoas que não tem nem p hábito de ler já começar com um clássico da literatura. Acho que a maioria fica com impressão de livro ser chato por causa disso

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Exatamente! Maior erro é colocar clássicos pros adolescentes lerem na escola, ser questão em vestibular!
    Tem que aer o que ta.em alta, assim a pessoa j se atualiza no meio.
    Mas enfim, amei o post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles deveriam incentivar desde pequeno para não se assustar com os clássicos.Eles normalmente usam uma linguagem mais complexa que até a gente que costuma ler acaba estranhando :/

      Excluir
  6. Eu não leio clássico nem hoje em dia NJOASNJOASNOJAS Dica mega importante! A pessoa se interessou por começar a ler e já quer pegar um Silmarillion da vida NJOASNOJAS
    Eu indicaria algum livro de infanto-juvenil, como Percy Jackson (que tem uma leitura mais leve que Harry Potter), ou quem sabe um livro desses youtubers que tem agora. Só pra pessoa treinar, se habituar a ler.
    Beijos ;*

    It's Geekly | @wendyfaquim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que deve ser uma coisar leve e um pouco juvenil.
      Vou anotar a sua dica para usar em outra matéria.
      Beijos

      Excluir
  7. ótimo guia, vou indica-lo para meus amigos leitores iniciantes hehe
    http://valorizandoosescritoresbrasileiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤