Falando sobre Jojo Moyes



Biografia

Pauline Sara Jo Moyes(Jojo Moyes) nasceu em 04 de Agosto de 1969 em Londres  na Inglaterra. Se formou em jornalismo .Trabalhou dez anos no jornal "The Independandt "e um ano como correspondente em Hong Kong pelo jornal "Sunday Morning Post".
Em 2002 ela lançou o seu primeiro livro "Sheltering Rain", publicado no Brasil pelo título de "Embusca de Abrigo".
A partir dai resolveu dedicar-se a carreira de escritora.
Fonte:  Wikipedia   

Jojo Moyes esta em alta no ano de 2016 .Ela lançou  "Depois de você" em Fevereiro ,teve vários livros ganhando nova capa na editora Intrínseca  que agora lançou o livro "O navio das Noivas"(escrito em 2005  ).
 Isso sem falar no filme "Como eu era antes de você" que está nos cinemas e muito elogiado que infelizmente ainda não assisti.
 Então vamos falar um pouco sobre  cinco obras dessa escritora britânica que possui 14 títulos , ou seja , não abrange nem metade das suas obras .




"Me before you"/"Como eu era antes de você" (2012)
A febre do momento. 
Me apaixonei a primeira vista por essa capa linda há dois anos atrás. 
Na época estava concentrada em um concurso público e estava evitando livros, mas abri uma exceção e não me arrependi. 
O meu envolvimento com esse livro foi intenso, chorei e ri nas páginas aonde conheci a escritora Jojo Moyes
.E o efeito  foi o mesmo vendo o trailer. 

Considero até agora,  o melhor livro de Jojo Moyes. "



"The Last Letter from your lover/A ultima carta de amor "(2010)

O segundo romance que li dessa autora .
Ela possui uma característica que ainda não encontrei em outros escritores e não ocorreu em "Como eu era antes de você" o que  acabou atrapalhando um pouco a minha vida leitura. 
Jojo Moyes gosta de ter mais de um foco narrativo e não digo  com isso exibir pontos de vistas diferentes personagens e sim em tempos diferentes.
"A última carta de amor "se inicia nos tempos atuais aonde conhecemos uma jornalista que vive um caso com um homem casado e que esta revirando o arquivo  do jornal onde trabalha para uma reportagem e encontra uma carta de amor.
A partir do momento começa a  segunda parte onde se divide em dois pontos de vista,  um da mocinha *receptora da carta) que  sofreu amnésia após um acidente e o outro do seu amante (autor da carta) contando o envolvimento dos dois.
A terceira parte faz um mix dos tempos atuais e de 1960 .
Esse livro me lembrou bastante o filme "Cartas para Julieta."

                   

"The girl you left behind/A garota que você deixou para tŕas"(2012)

"A garota que você deixou para trás "tem duas partes. 
O primeiro se passa durante a primeira guerra mundial na França onde uma família proprietária de um hotel em estado de falência aceitam alimentar o exército inimigo e ganhando alguma vantagens e considerados inimigos dos habitantes. 
Sophie , a nossa heroína sofre por estar longe de seu marido Edouard que foi preso na guerra  e a sua única lembrança  é uma pintura dela intitulado "A garota que você deixou para trás" .
Na segunda parte esse retrato aparece na Inglaterra na casa da jovem viúva de um famoso arquiteto.
  Liv desde que seu marido morreu se fechou para o amor até encontrar o homem que despertou de novo as emoções dela.
Porém ele é representante da familia de Edouard que alega que esse quadro pertence  a família e abrem um processo contra Liv para recuperarem o quadro.
Com a disputa na justiça pelo quadro , ,novamente voltamos para o passado dando continuação a primeira parte e sabermos enfim o destino de Sophie. 
Achei a primeira parte um pouco entediante mas a segunda foi brilhantemente tecida. 




"The one plus one/ Um mais um",(2014)

Na minha opinião esse é o segundo melhor livro de Jojo e também merecia um filme.
Jess se desdobra em mil desde que divorciou do seu ex-marido, ela tem mais de um emprego para sustentar o seu enteado que sofre bullyng e  sua filha ,que se revela um prodígio em Matemática e tem uma chance de estudar em um dos melhores colégios se ganhar uma gincana de Matemática na Irlanda.
Jess coloca o pé na estrada e com a ajuda de seu patrão Ed que também esta tendo suas dificuldades.
Um livros que fala sobre força de vontade e fé.



"Sheltering Rain /Em busca de abrigo "(2002)

Romance de estreia de Jojo Moyes.
Nesse livro também há vários focos diferentes de tempo mostrando a história de três membros da mesma família. Neta e, Filha  e avó.
Joy foi feliz no amor mas o mesmo não se pode de dizer de sua filha com quem não fala a anos e que não para com um namorado  e a neta reprova o comportamento da mãe adotando um comportamento rebelde.
Por castigo Kate manda Sabine para a casa de seus pais , aonde Sabine conhece a história de seus avós.
E futuramente ocorre o reencontro de Kate com a sua mãe.Um livro delicado que fala sobre  reconciliação.


Outro livro de Jojo que eu li foi o "Depois de você" , continuação de "Como eu era antes de você", que deu uma impressão em mim que  poderá ter uma futura continuação. O que eu acho particularmente desnecessário , e que mesmo trazendo  Lou de volta e tendo um bom enredo não se compara a "Como eu era antes de você"


Não vá embora sem deixar o seu comentario

Comentários