Livros recomendados pela Olivia Rodrigo. O que achei deles?



A primeira  vez que vi uma lista com livros recomendados pela Olivia Rodrigo, ela tinha apenas 3 livros, mas essa lista cresceu bastante entre Sour e Guts, e essa lista não  para de crescer.

Caso você ainda não saiba a cantora Olivia Rodrigo, também conhecida como Olivia Rogério, Olivia Palito e Miss Detran; além de ser atriz/cantora/compositora também é leitora !

A lista que irei divulgar aqui teve como fonte principal um artigo da People, mas neste artigo foram incluídos vários títulos indentificados na estante  de Olivia Rodrigo ou que ela ganhou de presente que eu não  inclui aqui.

Então caso você encontre em outras listas de livros recomendados pela Olivia, alguém citando "E não sobrou nenhum" da Agatha Christie, "1984" do George Orwell ou outro livro que não esteja presente aqui, eu não os citei por esse motivo.

Eu me limitei a livros que Olivia Rodrigo tenha falado em alguma entrevista ou post no Instagram. 

Veja também: livros lidos pela 

Livros-recomendados-pela-Olivia-Rodrigo


Livros recomendados pela Olivia Rodrigo 

  • Marvels, Brian Selznick
  • O estranho caso do cachorro morto, Mark Hadon 
  • Heliun, Rudy Fransciso * não publicado no Brasil
  • A grande magia - Vida criativa sem medo, Elizabeth Gilbert 
  • Guia prático para a criatividade: O caminho do artista, Julia Cameron
  • A idade decisiva, Meg Jay PHD
  • Rastejando pra Belem, Joan Didion
  • Feminismo na Pereferia,
  • Tudo sobre o amos, Bel Hooks
  • A história secreta, Donna Tartt
  • Eu tenho um nome, Chanel Miller 

Menções Honrosas

  • Crepúsculo, Stephanie Meyer 
  • A cantigo dos pássaros e serpentes, Suzanne Collins

Coloquei na lista como menções honrosa à saga "Crepúsculo", e "A cantiga dos pássaros e serpentes", porque o contato que Olivia Rodrigo com o filme que os livros originaram é evidente, mas que a Liv tenha lido os livros é uma presunção. 

Pela lista de livros recomendados pela Olivia Rodrigo,  da para se observar  que ela tem uma inclinação maior para livros de não ficção, principalmente sobre criatividade e saúde mental.

Ao contrário da Dua Lipa, que eu já tinha lido e amado alguns dos livros favoritados por ela, não  tenho a mesma bagagem com a Olivia. 

Porém, tive contato com três autores mencionados: Elizabeth Gilbert (li "Comer, rezar e amar") , Brian Selznick ( tem até resenha de "A invenção de Hugo Cabret " aqui no blog) e Joan Didon ( "O ano do pensamento mágico) .

Da lista de  livros recomendados pela Olivia Rodrigo resolvi escolher 3 livros para dar minha opinião.  

Os escolhidos foram "O estranho caso do cachorro morto"  que estava presente  na lista de 2021, "Grande Magia" apontado como uns dos livros favoritos da Olivia Rodrigo e "Tudo sobre o amor" da Bell Hooks que é um livro que ouvi outras pessoas elogiando, além da Olivia.

O estranho caso do cachorro morto, Mark Hadon


"O estranho caso do cachorro morto" é um livro infanto-juvenil narrado em primeira pessoa por Christopher, um garoto portador da Síndrome de Aspenger( esse termo não é usado mais), que na tarefa de ter que escrever um livro resolveu investigar o assassinato do cachorro da vizinha. 
O livro não é sobre este mistério,  mas sim sobre esse garoto, as peculiaridades dele, dificuldades que as pessoas tem de lidar com ele e as que ele tem para lidar com o mundo. 
Na jornada do livro descobrimos mais coisas sobre ele e sua história. 
O livro se passa nos anos 2000 e a consciência das pessoas sobre as pessoas autistas eram bem mais rasa do que hoje em dia. É bom  saber que essa abordagem está mudando.
Li alguns livros que abordaram o autismo antes, entre eles está "O projeto Rosie" do Graeme Simpson e  "A diferença invisível", ambos livros são narrados por um portador de TEA leve que descobriram esse diagnóstico na vida adulta.
E também assisti a primeira temporada de "Atypical" que me davam alguma perspectiva, mas "O estranho caso do cachorro morto" foi o que mais me marcou. 
Além de sentir que fiquei mais imersa na mente do  Christopher do que os outros personagens com espectro autista que tive contato.
Não sei se o mérito da minha imersão se deve a escrita envolvente de Mark Hadon ou o fato do filho de um conhecido ter sido diagnosticado com autismo nível 3, pouco tempo antes de começar a ler este livro. Ou das duas coisas.
O livro pode ser narrado pela percepção de Christopher, mas o leitor consegue perceber como é estar na pele dos personagens ao redor dele. A escrita do livro é simples e até um pouco infantil ( não é um defeito de forma alguma), e  o enredo entrega momentos que podemos rir, mas principalmente momentos emocionantes.

 

Grande Magia - Vida criativa sem medo, Elizabeth Gilbert


Em uma entrevista para a GQ em Setembro de 2023, Olivia Rodrigo listou 10 coisas que considera essenciais, e entre estes itens estava "Grande Magia" (Big Magic) que ela declarou como a "biblia da criatividade" e que recomenda a todos os seus amigos
 Eu como amiga intima de Olivia resolvi seguir sua recomendação.
"Grande magia–Vida criativa sem medo" foi escrito pela Elizabeth Gilbert, anos depois de "Comer, rezar e amar". Neste livro ela compartilha seus medos, processo criativo e seu relacionamento com a magia da criatividade. 
Algumas das histórias que ela compartilhou eu tive uma experiência parecida, claro que não nas mesmas proporções. Ela é uma autora conceituada e eu apenas uma aspirante a escritora.
Nem tudo o que ela diz nesse livro eu consigo concordar  100%, mas gostei da maioria dos conselhos. Eu não  sei o que Olivia  Rodrigo estava passando quando lia esse livro,  mas muito do que eu li era o que eu precisava ouvir naquele momento de vida que eu estava lendo  "Grande Magia" e espero levar esses conselhos  para a vida.
Considero "Grande Magia - Vida criativa sem medo", um livro inspirador e interessante.

 

Tudo sobre o amor, Bell Hooks


Antes de incluir esse livro da Bell Hooks nesta lista,  já  havia tentado o ler  2 vezes e abandonei ele nas duas, então minhas expectativas não eram muito altas.
Acho que se eu tivesse lido "Tudo sobre amor" com uns 20 e poucos anos, seria uma leitura mais interessante. 
Acabou sendo uma acúmulo de coisas que eu já refleti sozinha, li ou ouvi em algum lugar.
Isso fez a leitura que poderia ser enriquedora, em apenas algo entediante.
Mas isso não  quer dizer que poderá ser uma leitura mais interessantes  e imersiva para outras pessoas.
 Eu realmente queria ter gostado deste livro. 

***

 Achei minha compatibilidade  literária  com a Olivia Rodrigo bem regular, não  sai encantada com nenhum dos livros que selecionei, mas dois deles foram ótimas  experiências de leitura.
Já que recomendei um livro para a Dua, resolvi indicar algo para a Olivia Rodrigo, quem sabe ela realmente resolva se mudar  para  o Rio de Janeiro. 

Ela vem para o Brasil  neste ano em Março  para a sua apresentação  no Lolapalozza (no dis 28/03) e o show solo em Curitiba  ( no dia 23/03) e quem sabe isso faz ela se interessar em explorar um pouco na nossa cultura?( sonhar é de graça)
Resolvi recomendar "Despertar Criativo" das brasileiras Amanda e Fernanda Longoni.
 A Olivia parece estar bem servida de livros sobre criatividade, mas isso  não  quer  dizer que esse livro não poderá  trazer algo novo para ela. 

 Vocês tem algum livro favorito em comum com a Olivia Rodrigo? Diga nos comentários!

Olivia Rodrigo dando tchau


Comentários

Postagens mais visitadas