Li livros recomendados pela Dua Lipa (alguns deles).O que achei?

Livros lido pela Dua Lipa

Confesso que  por muito tempo eu enxerguei a Dua Lipa apenas como uma cantora de músicas dançantes, mas no ano passado descobri uma outra faceta da cantora, Dua também é uma leitora. E ao contrário das canções animadas, a seleção dos livros são mais reflexivos e impactantes.

Algo que notei ser frequente nas escolhas de Dua é os livros explorarem culturas diferentes e histórias mais densas, não são histórias aconchegantes ou divertidas,  são  livros feitos para incomodar o leitor.

Ela tem um clube do livro, o Service 95 Book Club, há mais de um ano e uma grande lista de livros lidos por ela publicada  por um usuário no Goodreads.

Em seu clube do livro Dua funciona como mediadora entre o livro que impactou  e o leitor, após indicar a leitura do mês ela promove entrevistas com o autores . No mês de setembro (2024)  a escolha foi "Bad Habit" de Alana S Portero, o livro fala sobre uma jovem trans nos anos 80 .

O "Service 95 Book Club " foi iniciado em Maio de 2023 com "A história de Shuggie Bain", vários outros títulos passaram por lá  até agora como "Nadando no escuro" , "Em prantos no supermecado" e "Confiança ".

No Instagram e no site do Service 95 também existe uma lista com os livros favoritos da Dua Lipa, alguns ainda não foram lidos  no clube.

Livros lido pela Dua Lipa

Livros favoritos da Dua Lipa
Metade perdida 
A história de Shuggie Bain
Animal
A cidade do sol
Minha vida pequena 
Pachinko

Apesar de ser mencionado em várias listas como o livro favorito da vida de Dua, não tenho a mínima vontade de ler "Minha vida pequena". Ele é um livro robusto e todo o marketing em volta dele gira em torno do sofrimento que causa no leitor por causa das sucessivas desgraças que acontece ao personagem principal. Para algumas pessoas  este tipo de proposta funciona, mas não é o meu tipo de leitura.

Eu havia lido muito tempo antes de descobrir o lado leitora de Dua Lipa, dois livros desta lista, mas resolvi além deles escolher outros dois para ler por causa da Dua Lipa e  comentar aqui . Confesso que já tinha interesse em ler os dois títulos selecionadas,  a primeira escolha esta na lista de favoritos da Dua Lipa e foi lido no "Service 95"  no mês  de Novembro, "A metade perdida" e o segundo foi  selecionado para ser a leitura do "Service 95" em Abril deste ano  "Aos prantos no supermecado".

A cidade do sol, Khaled Hosseini.

Compre aqui:https://amzn.to/4e0KVIh

"A cidade do sol" foi uma leitura que me envolveu e  impressionou , me fez sentir raiva e me emocionou. Na época dificilmente chorava com livros, mas esse conseguiu arrancar várias lágrimas de mim. "A cidade do sol" não é exatamente o estilo de livro que eu tenho costume de ler, eu prefiro ler os livros mais aconchegantes e divertidos.

"A Cidade do Sol" é um livro que duvido muito que releia algum dia, mas na época da leitura mexeu bastante comigo. Eu li esse livro em apenas um dia, de tão  envolvente  e intensa que a leitura foi para mim.

Sinto um pouco, pois na época não prestei tanta atenção no ponto de vista histórico da obra e sim no drama das duas personagens principais e a união que foi surgindo entre elas . Percebi que cometi esse sacrilégio quando comecei a ler "Eu sou Malala" que apresentava de certa forma o mesmo cenário e eu não ter lembrado de "A cidade do sol" imediatamente. 

Livros lido pela Dua Lipa

Pachinko, Min Jin Lee.

Compre aqui :https://amzn.to/3B4kovi

Pachinko é uma leitura mais recente, "A cidade do sol" eu li em Janeiro de 2014 e "Pachinko" em 2022. Eu escolhi "Pachinko" para estar presente na minha lista de "30 livros até os 30 anos"  e ele figurou como uma das minhas melhores experiências do projeto, além de estar entre os meus favoritos daquele ano.

Pachinko não chegou a ter o mesmo impacto emocional que "A cidade do sol" conseguiu atingir, mas foi uma experiência interessante de ler. 

Neste caso eu prestei atenção no contexto histórico e cultural, sabia muito pouco sobre a participação do Japão na Segunda Guerra mundial e a ocupação dele em países asiáticos como a Coreia. Acabei entendendo melhor o motivo da Coreia ter se dividido em duas, por exemplo. 

Temia que o livro fosse muito sério e pesado, mas ao contrário, foi uma jornada interessante e emocionante.

A metade perdida, Brit Bennett

Compre aqui:https://amzn.to/4dQdF6x

Eu posso ser considerada facilmente como uma pessoa branca pela maioria dos círculos sociais que frequento, de fato na minha certidão de nascimento estou descrita como branca, mas sou tão branca quanto as irmãs gêmeas desse livro.E nunca tive tanta dúvida se estou declarando certo minha etnia desde que li esse livro.

Nunca tinha pensando sobre colorismo, faz pouco tempo que ouvi esse termo e não dei muita atenção. Não acho que uma história como a de "Metade Perdida " aconteceria no Brasil.Os Estados Unidos tem uma forma diferente de classificar as raças que a nossa, e por isso a pauta do colorismo não tem o mesmo impacto, mas comecei notar mais sobre como o nosso pais lida com o resultado da miscigenação das raças.

A trama de "A metade perdida " também me deixou bastante envolvida, o caminho que a escolha de cada uma das irmãs teve um peso tanto em suas vidas quanto na de suas respectivas filhas, sai desta leitura dando 5 estrelas ao livro.

Livros lido pela Dua Lipa

 Aos prantos no supermecado, Michelle Zauner.


Na realidade nós nunca superamos a perca de alguém que amamos .Com o tempo nós  seguimos em frente, pensamos menos na pessoa que perdemos, mas por causa do comentário de uma pessoa ou algum outro acontecimento desencadeia toda aquela dor novamente. No caso da Michelle Zauner  é as visitas a  rede de mercados H Mart (uma rede de mercado americana especializada em produtos asiáticos) o que fez a escolha do titulo "Crying in H Mart) ser perfeita e o primeiro capítulo ser emocionante.

A base de "Aos prantos no mercado"  gira em torno das memórias da relação cheia de altos e baixos dela com sua mãe, agora falecida, ao longo do tempo. Uma relação marcada por incompreensão, diferenças, mas principalmente por muito amor onde a culinária coreana tinha um papel importante, um elemento que unia as duas. E essa mesma culinária acabou ajudando a Michelle Zauner enfrentar seu luto.

Dos selecionados dessa lista de livros indicados pela Dua Lipa, "Aos prantos no mercado" foi o que menos gostei. Eu analiso as autobiografias/livros  memórias de acordo com o quanto ele me marca e dialogs comigo  e isso aconteceu pouquissimas vezes aqui. Acredito que muitas coisas narradas por Michelle Zauner  acabava criando uma conexão mais forte  por exemplo entre ela e a Dua Lipa, pois as duas tem envolvimento  com o universo musical e viajadas.  Outro fator que pesou foi o fato de eu não conhecer nada do trabalho da Michele Zauner (quando comecei a ler este livro pensava que ela era uma jornalista). A dor dela com a perca da mãe foi o que impulsionou as composições  das canções  que a levaria ao sucesso, e se eu tivesse conhecido essas canções eu sei que teria me sentido mais conectada. Normalmente não saber nada da pessoa que escreve o livro não interfere na minha apreciação de um livro de memórias,  mas "Aos prantos no mercado" foi uma exceção.

 Não cheguei a chorar durante a leitura, mas isso não quer dizer que não fui tocada pela narrativa. É inevitável se colocar no lugar de Michelle ao ver sua mãe se definhando por causa do câncer, e se sentir despreparada para aquilo. Da tristeza de perder uma pessoa que é o seu alicerce e saber que terá que descobrir um jeito de seguir em frente sem ela. É desesperador a simples ideia de perder a minha mãe.

No final resolvi dar 4 estrelas. É uma boa nota, não dei 5 porque no começo estava achando a leitura muito monótona.

***

Se esse fosse o "Deu Match", um quadro do canal "Resenhando Sonhos", agora era hora de calcular as notas para medir minha compatibilidade literária com a Dua e é bem alta. Só que acho que essa conclusão não seria muito verdadeira, pois eu sei que apesar de serem livros que eu consigo apreciar,não são exatamente aqueles títulos que eu fico muito empolgada para ler.

Então resolvi indicar um livro para a Dua, porquê ela pode algum dia  ter interesse em ler algo do Brasil e poderá com a ajuda do Google Tradutor procurar um livro que algum brasileiro indicou para ela e chegar nesse blog. Um caminho hipotético,  mas possível. 

Acredito que a Dua irá gostar de "Torto Arado" do Itamar Vieira Junior,  é um livro denso que apresenta um recorte de parte da cultura e história do nosso país. Características que parece que Dua Lipa aprecia nas suas escolhas.

Além disso, "Torto Arado" já foi traduzido para o inglês sob o título de "Crooked Plow", então  seria mais fácil ser adquirido. Outra opção é "Terras do sem fim " do Jorge Amado, publicado no exterior como "The Violent Land". Aliás , gostaria de usar esse espaço para dizer que "Terras do sem fim" tem mais leitores e avaliações no Goodreads do que no Skoob. É um livro do Jorge Amado e os gringos estão lendo mais do que a gente!

Você também tem algum livro favorito em comum com a Dua Lipa. Diga nos comentários

Comentários