Fiz um ranking com todas as novelas que assisti





Antes mesmo de apreender a ler, eu já era uma apaixonada por histórias, e as telenovelas foi uma das primeiro contato com o mundo fictício. Acredito que junto com os contos de fadas e gibis, as novelas também tem o seu papel na minha formação de leitora.
Eu sou o que alguns chamam de leitora eclética e acho que essa abertura para gêneros diferentes se deve a essas produções. Claro, também tenho as minhas preferências, a minha faixa de horário favorita era o das 19h e meu gênero literário favorito é a comédia romantica, que é exatamente a  característica mais comum nas novelas dessa faixa de horário.
Minha vida de noveleira durou dos anos 2000 até 2011, fiquei uma época sem consumir esse formato, e cheguei a achar que essa minha versão havia sido extinta. Tudo mudou quando recebi a noticia que meu pai assinou a GloboPlay para assistir "Pai Herói", imediatamente fui impactada pela noticia, foi como ouvir o canto da sereia. Não estava muito afim de enveredar por esses mares, ,mas quando dei por mim estava sentada no sofá da sala assistindo a temporada de 2012 da Malhação, intitulada "Malhação Sonhos" e eu desbloqueei uma nova versão minha: maranotadora de novelas!
Também comecei a acompanhar mais conteúdo sobre novelas na internet e  hoje posso ser considerada como integrante do que é chamada "a bolha novelereira" e tenho opiniões sobre variás polêmicas, mas hoje eu vim aqui porque descobri que é comum as pessoas terem uma novela favorita e eu descobri que não tenho resposta para isso, não consigo nem ao menos elencar quais são as principais candidatas a este cargo, mas tentei resolver esse dilema com um ranking.

Resolvi definir como assistida as novelas que tenha acompanhado pelo menos 70% da  produção, mas inclui algumas que acredito que tenha assistido pelo menos 40% em uma categoria especifica.

Dadas as devidas definições,  lá vamos nós....



Resolvi iniciar o ranking/classificação com as novelas que maratonei pela GloboPlay, de todas as novelas mencionadas aqui são as únicas que consigo elencar  em uma forma de ranking .A minha queridinha  é " Salve-se quem puder",  está novela  tem tudo o que eu esperava pela proposta,  algumas situações engraçadas me fazem rir até agora. E na minha opinião, o fato de ter sido encurtada devido ao Covid foi um ponto positivo, evitou que a novela tivesse alguma barriga. Claro, o aproveitamento do personagem do Otávio Augusto acabou sendo prejudicado e o relacionamento entre os personagens da Sabrina Petraglia e Marcos Pitombo foi mau desenvolvido. Porém, isso são meros detalhes... 

"Espelho da vida" tem meu coração, só achei que faltou um pouco mais de desenvolvimento em alguns personagens e romances. Por exemplo, o romance entre Cris e Daniel, a atração entre os dois até se justifica com o fato deles serem a encarnação do trágico casal Danilo e Júlia, mas a Cris precisava conhecer o Daniel e saber as diferenças que ele tinha com o Danilo. Assim como ela sabia as diferenças entre Gustavo Bruno e Alain.  Os coadjuvantes de forma geral tiveram um tratamento supérfluo, mas o que mais senti falta foi o desenvolvimento de Patrícia,  a personagem prometia muito mais do que entregou com o seu fanatismo com Mauro César e o relacionamento dela com Hugo foi muito mau trabalhado. Tirando estes poréns,  foi uma novela maravilhosa, com um texto lindíssimo, cenas emocionantes e que também me fez dar boas risadas, inclusive tive vontade  de me mudar para Rosa Branca. Pena que a cidade não existe, mas um dia eu vou ir conhecer as cidades que serviram de locação para a  gravação. 

"Orgulho e paixão" é uma novela boa, mas sofre com minha comparação com  a obra de Jane Austen,e  nem acho que a diferença é tão ultrajante ... e eu achei o casal principal,  Elizabeta e Darcy, o casal mais fraco da novela. E pelo que vejo na internet não sou apenas eu que compartilho esta impressão. Pretendo falar mais dela em um post própio.

Se eu fosse definir  "A próxima vitima", em uma palavra seria instigante. É uma novela que deixa o telespectador preso. Minha personagem favorita era a Irene, mas acho que a personagem  foi  um pouco estragada quando foi enfiada em um triângulo amoroso esquisito. Existem outros pontos na novela que me incomodou.
 Sem querer, acabei descobrindo quem era o assassino e isso me permitiu observar as dicas ou informações que o enredo deixava para o telespectador suspeitar da identidade do assassino, em "A próxima vitima" elas são praticamente inexistentes. Nesse ponto o final alternativo acaba sendo melhor que o original.


Estas novelas são bem faladas da Internet e até acredito que por isso eu lembre mais delas do que algumas outras.
Não consigo decidir qual delas eu escolheria como favorita. Um bom palpite seria "Da cor do Pecado" do João Emanuel Carneiro, torcia muito pela Preta e Paco, me divertia muito com o núcleo da Mamuska, até do desenvolvimento dos vilões. A trilha sonora também  era muito boa , se destaca  para mim "Palavras ao vento" da Cássia Eller e o tango que era música tema da vilã, minha chará Bárbara.
" A viagem" também  é um bom palpite, acompanhei a exibição da novela no "Vale a pena ver de novo" em 2006 e dificilmente perdia um capítulo. 
"Chocolate com pimenta" também é uma excelente candidata, pois apesar de não comprar  muito o plot de vingança  que acaba sendo o ponto chave da história,  é uma novela cheia de personagens icônicos, bordões... Quem não lembra de Bernadete que na verdade era Bernardo? Ou Márcia com seu "Eu sou chique, benhê" , o bordão acabou sendo usado na dublagem brasileira de Jake Peralta de Brooklyn 99  e uma das escolhas da linha de esmalte que a GloboPlay fez com a Risqué. "Chocolate com Pimenta" tem uma clima leve, divertido e aconchegante, o que faz ser o estilo de novela ideal para assistir mais de uma vez. Eu faço parte do clube das pessoas que revira os olhos e fala "Lá vai a Globo reprisar Chocolate com Pimenta pela milésima vez ", mas ao mesmo tempo entendo a escolha.

"Alma Gêmea " também não fica muito atrás. As vezes brinco que esta é quase uma continuação de "Chocolate com Pimenta ", é a  novela que a maioria dos personagens acabam pagando pelos pecados da sua outra vida, quero dizer novela.

Dessas, "Mulheres apaixonadas" e "Senhora do Destino" eu até gostava de assistir, mas sei que não gostava da mesma forma que as citadas acima.



Tinha que ter uma categoria  apenas para as novelas que eu  assistia, tenho memória afetiva, mas lembro quase nada da trama.
No caso de "Cravo e a Rosa" até tenho mais lembranças porque assisti uma parte  em uma das milhares de vezes que ela reprisou no "Vale a pena ver de novo" e as vezes vejo alguém na Internet comentando sobre ela. Por um tempo na minha vida, eu tinha o desejo de atirar um vaso em uma parede em um momento de irritação, influenciada pela diva Catarina, mas a maturidade veio e esse desejo não mora mais em mim.
Agora as outras novelas é apenas uma coletânea de cenas avulsas que guardo em minha memória, se não fosse a Wikipedia ou o site Memória Globo, não saberia nem do que se tratava realmente a trama.
"Porto dos milagres" é baseado em um livro de Jorge Amado , talvez eu o leia e a reassista. Eu perdi a reta final desta novela porque fui morar com minha avó, onde eu não podia assistir TV. Lembro que tinha uma personagem que envenenava as suas vítimas com um pó que ela guardava dentro de um anel. No final das contas não vi como ela foi desmascarada, e hoje  em dia percebo que também não sei ao menos o motivo pelo qual ela fazia isso.


No mesmo naipe está essas 4 farofas , 3 destas assinadas pelo  Carlos Lombardi,  que passou  na faixa das 19h. Eu tenho noção de que essas novelas são uma grande loucura, mesmo assim curtia bastante assistir.
Das 4, a minha queridinha é "O beijo do Vampiro " a única destas que foi assinada pelo Antônio Calmon . "O beijo do Vampiro " foi uma febre na época,  vivia querendo que fosse reprisada no "Vale a pena ver de novo". Não me recordo, mas se no Orkut existisse uma comunidade intitulada  "Quero que O beijo do Vampiro passe  no Vale a pena ver de novo"  eu seria um dos membros.
Minha irmã participava do mesmo clube, mas ela reassistiu alguns capítulos quando a novela foi reexibida no Viva e me comunicou que nosso senso crítico infantil nos impediu  de perceber que a novela era ruim, sendo assim jamais a assistirei novamente e preservarei  a memória positiva que eu tenho da trama do Zeca e cia.



Eu gostei de todas essas novelas, mas por um motivo ou outro parei de assistir em algum momento ou comecei a assistir quando a novela estava muito adiantada.
" O clone" era uma novela que eu amava e participei da febre que foi, ás vezes acho que ela foi mais eficaz em me deixar longe das drogas do que o própio  Proerd, mas lembra que falei que não vi a reta final de "O porto dos milagres "? Eu não assisti o início de "O clone " pelo mesmo motivo, se não fosse por isso ele estaria na mesma categoria que "Senhora do Destino ".
"Celebridade" e "Cobras e Lagartos" também poderiam ter tido o mesmo destino, mas "Celebridade" eu demorei para começar assistir e "Cobras e Largatos " eu acabei parando de assistir por um  bom tempo, e eu nem lembro o motivo. 


As vezes eu ouço alguém falando dessas novelas e penso "Nossa, nem lembrava que essa novela existia, mas eu assisti".  

No caso de "América" e "Caminhos da Índias"; as vezes lembro algo da novela, mas não consigo lembrar em qual das duas aconteceu tal coisa e ainda considero a possibilidade de ter me confundido e na realidade o fato ter acontecido em "O clone"

"Insensato coração" talvez seria um grande buraco negro na minha mente se não fosse por Sastifaction do Rolling Stones e Talking to the moon do Bruno Mars .

"A favorita" até que no início era uma novela promissora, depois que foi revelada a vilã perdeu a graça para mim .

De "Beleza Pura" a única coisa marcante para mim e aparentemente para a memória da maioria dos noveleiro de plantão, se resume a Rakelli , personagem  icônica da Isis Valverde com seu choro de âmbulancia.


Esta por enquanto é a minha classificação, não descobri minha novela favorita, mas se fosse escolher uma sem pensar muito, a minha escolha seria  "Salve-se quem puder" . 
E você qual é sua novela favorita?

Comentários