Eu re(li) os meus infanto-juvenis favoritos.O que eu achei?

  A palavra que definiu boa  parte do meu 2021 é "nostalgia". Eu viajei no tempo neste ano.
 E uma das coisas que fiz foi me re-encontrar com alguns livros que fizeram parte dos meus primeiros anos de leitora.
 Eu não era exatamente uma criança quando li esses livros , na verdade eu ficaria fula da vida se alguém me viesse dizer que  eu era uma criança naquela epoca. Eu era uma pré-adolescente !!!
 

Sozinha no mundo (Marcos Rey)



"Sozinha no mundo " foi o primeiro livro que me apaixonei 100% .Eu havia gostado de vários outros livros antes deste  , mas nenhum me impactou  tanto quanto a historia da garota que no meio de uma viagem da sua cidade no interior do São Paulo até a capital acabou perdendo sua mãe pela morte . A unica pessoa que ela tem no mundo a partir de então era o seu "tio " Leonel cujo ela não sabe o paradeiro.Na busca pelo seu tio ela conhece muitas  pessoas  e  claro ,foge  da misteriosa assistente social que esta sempre em seu encalço.

Por muitos anos "Sozinha no mundo" foi o livro que eu indicava a todos , pois achava que funcionava tanto para meninas quanto para meninos. Eu nunca pensei no quesito idade... 

Foi um prazer reler esta história e  continuo gostando tanto quanto eu era mais nova. Ao mesmo  tempo a aventura de Pimpa em São Paulo soa um pouco boba e  inconvicente em alguns momentos.

É estranho aquela menina de 14 anos andando para lá e para cá com um bichinho de pelúcia que na cabeça  dela tem vida. Ela é um pouco velhinha para isso,.O luto  não é tão abordado. 
Coisas que a Bárbara de 28 nota, mas a de 12 anos (minha idade na primeira vez que li)  reviraria  os olhos se alguém me apontasse.

A morte tem sete herdeiros ( Stella Carr & Ganymedes José)



 Esse é um livro que tenho um carinho especial, pois foi o livro que me apresentou à Agatha Christie .
 Neste livro que é uma satira aos romances policiais , conta  nada mais , nada menos que com uma participação especial do espírito da Agatha Christie.
Pois é , as viagens de Poirot para o Rio de Janeiro nunca deu certo , mas Agatha acabou colocando os seus pés aqui em sua pós-vida.
 
  O meu reencontro com esse livro nào foi muito incrivel. Apesar de ser uma leitura muito rápida  , não foi tão gostosa e engraçadas como eu achava antes .
 
 A historia é cheia de pontas soltas , personagens rasos demais e cenas bizarras .Além disso existia algumas piadas que eu não sei como consigo compreender como ri na primeira vez , sendo que eu nem tinha conhecimento para saber o que signficava na época.

Porém ainda acho o final dessa historia bem legal e a premissa também. O que se perdeu talvez foi a execução da historia que talvez tivesse sido melhor se fosse escrito apenas por um dos dois autores  ( para a Barbara mais velha ) 

A macaca Sofia (Ganymédes José)



Olha o Ganymedes de novo aqui! Ele foi o meu primeiro autor favorito, então existe varios livros dele que eu amava nos meus anos de rata de biblioteca .Alguns deles foi " O roubo da comenda imperial" ( comedia historica), " Oito minutos dentro de uma fotografia"( comedia historica/ travel time) , "A próxima vitima" (romance policial), entre outros 

Lá em 2005 , quando li pela primeira vez "A macaca Sofia", eu lembro que ri muito. Eu terminei aquela leitura , pensando: um dia vou escrever um livro como este .

Até hoje apenas dois livros tiveram esse impacto em mim , esse e "A troca " que li neste ano.(Inclusive analisei todos os elementos em comum de ambas historias e encontrei bastante pontos, mas esse não é o assunto do post)

O meu reencontro com "A macaca Sofia" foi bem mais feliz do que com o livro anterior da lista , ri muito mais com essa historia 
Claro , parte da hilariedade se perdeu por agora perceber melhor alguns pontos inverossimeis na historia.
Não tem logica alguma você achar que o saci-perere roubou  uma joia  ,só porque essa criatura folclorica (supostamente) apareceu para uma outra moradora da cidade .Só que você tem que comprar essa ideia para se entreter com a leitura e se divertir com ela.
Ainda assim , o livro "A macaca Sofia" acaba falando de varias crenças do nosso povo , desde criaturaa folcloricas, extraterreste , cristãs , pagãs e etc...


Os criminos vieram para o chá (Stella Carr)


 Está bem , sou uma dissimulada....eu não li este livro quando era mais nova! Eu só queria colocar algo da  Stella Carr aqui.
E eu tenho certeza que eu iria gostar deste caso tivesse lido mais nova.Pois eu costumava ler livros desta autora e gostava .
Eu li o ja citado "A morte tem sete herdeiros " escrito em parceria com Ganymedes José  , que é uma homenagem à Agatha Christie .E também "O Monstro do Morumbi " , uma paródia e homenagem ao detetive Sherlock Holmes e este "Eles morrem , você mata" para os filmes policias em geral e "Os criminosos vieram para o chá " dedicado ao grande diretor Alfred Hitchcook . Se tivesse  vivo , talvez Ganymedes José repetiria a parceria nesse livro pois ele era um admirador do trabalho do diretor britânico .
  Stella Carr brinca com a figura de Alfred Hitchcook , famoso por fazer aparições discretas como figurante nos filmes dirigidos por ele. A história principal inicia após o assalto num joelharia em Londres .Na fuga os bandidos perderam as joias no terreno da casa que ficava ao fundo da joelharia.
  No outro dia tanto os bandidos quanto a policia resolvem visitar a senhora para investigar o caso/ recuperar a jóia.
  Enquanto isso, a senhorinha está mais interessada em assar seus biscoitos para seu aniversário de 80 anos.
   O livro é rapido de se ler e até divertido , claro que tem umas explicações meio forçadas, mas mesmo assim é interessante.E conseguiu me surpreender em alguns momentos.
Acho que Hitchcook não veio puxar o pé da escritora brasileira à noite.



Comentários

  1. Oi Babi,
    Nossa! Que projeto bacana esse, eu tenho um monte de livros guardados que li na pré adolescencia e nem lembro mais, mas que seria interessante reler... Alguns são 'Um Estudo em Vermelho', 'Vida de Droga', esse último, lembro que foi bem marcante na época!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Babi.
    Eu tenho essa vontade de reler os livros que li quando criança. E Sozinha no Mundo eu já até reli e amo igualzinho hehe. E uma coisa que comentei na minha resenha quando reli foi essa coisa da idade dela. As coisas eram mais inocentes naquela época mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie ! Nossa que legal reler os livros da nossa infância, não conhecia nenhum desses. Fiquei mega curiosa com o “A Macaca Sofia” deve ser bem legal ♡
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  4. Oi
    não conhecia nenhum desses livros, mas que bom que essas suas releituras em sua maioria foram positivas,.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Nossa, achei muito legal da sua parte reler esses livros que te marcaram na pre adolescencia. Não li nenhum dos livros mencionados, mas, o livro que mais me marcou nesse periodo foi O diário secreto de um adolescente... lembro que gostei tanto que li duas vezes, mas, não me lembro do autor dele, caso contrário, até procuraria pra comprar.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, nostalgia está te definindo bastante em 2021, mas é legal recordar o que nos fazia bem, né? Eu nunca procurei pelos livros que lia quando criança, está aí uma experiência que vale a pena fazer também. Talvez eu note vários detalhezinhos que não notei quando criança, acho que faz parte da vida, né? hehe.
    Eu não conhecia os livros de mistérios que você citou, mas fiquei curiosa. E o da Macaca Sofia eu estou achando tão familiar, acho que li também na biblioteca da escola... haha
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Que delícia esse post, na minha infância/pré adolescencia eu já lia bastante também e tenho alguns livros que são meus queridinhos, deu até vontade de reler. Meus infanto juvenis favoritos são os livros do Pedro Bandeira que me formaram muito como a leitora que sou hoje, sou muito grata <3

    Beijos, Nanda Doria.
    http://www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei do projeto!
    Eu quero reler alguns favoritos também, mas já vou com a expectativa de mudar a percepção que tenho hahaha. Mas é legal, né?

    ResponderExcluir
  9. Oi Babi, tudo bem?
    Legal essas postagens nostálgicas. Não conheço nenhum dos livros que você citou, mas acho que minha 'eu' mais nova gostaria de ter lido essas histórias. A de hoje não sei, mas tenho gostado de revisitar livros da minha infância.

    Beijos;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
  10. Oi Babi,
    Já notou que quando crescemos ficamos mais intolerantes? Por exemplo, as vezes assisto um filme despretensioso com o meu marido e ele fica apontando as pontas soltas da história, mas o filme não era pra pensar muito, era só pra assistir e se divertir. E acho que alguns livros infanto-juvenis também são assim, por isso parece que depois de certa idade eles se tornam inverossímeis. Depois que percebi isso, sem dúvida eu leria A Macaca Sophia comprando a história do saci-pererê que rouba uma joia, hahaha.
    E também fiquei interessada em Os Criminosos Vieram Para o Chá.
    Achei bacana você ter (re)lido esses livros, é sempre bom fazer essa comparação de como pensávamos, e como pensamos hoje.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Os juvenis que eu tinha eram só os obrigatórios da escola mesmo. Não fui criada em ambiente literário; meus pais não me davam livros por fora.
    Lembro que curti Mariana e A Marca de Uma Lágrima, ambos do Pedro Bandeira
    Mas Marcos Rey foi um dos meus influenciadores por amar mistério.
    Outro dia mesmo estava relendo Quem Manda Já Morreu.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Ahh que bacana a sua iniciativa Babi!
    Eu estou bastante nostalgia esse ano também. Pegando pra ler livros inéditos mas de histórias que já acompanhava na infância e adolescência. Eu li o Memorial de Maria Moura (por causa da minissérie que passava - lembro só uns flashes, ficava mais ou menos vendo, mais ou menos dormindo), reli O Triste Fim de Policarpo Quaresma (que eu odiei na adolescência), assim como O Primo Basílio que me deixou com um sentimento estranho na época, o mais recente foi ler Entrevista com o Vampiro, já que amava ver o filme quando pequena. Muitas dessas obras não são para crianças, acho que nenhuma delas na verdade haha. Quero um dia reler vários livros da coleção vagalume que eram os meus preferidos naquela época!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤