Favoritos #1 -Janeiro até Maio de 2021

Favoritos #1  -Janeiro até Abril




No ano passado eu fiz alguns post de favoritos do ano ( fora do blog) e resolvi repetir a dose agora em 2021 . Resgatei as mesmas categorias para falar aqui  :Livro , Filme , Musica e variedades.
Irei tentar atualizar essa coluna ao menos uma vez a cada quatro meses.

  • Livro  



Uma senhora de quase 80 anos e sua neta de 28 anos resolvem fazer uma troca. A avó vai para Londres com a intenção de procurar um novo amor  e a neta vai para o interior  para aproveitar a férias .
O resultado ? Um livro adorável chamado "A troca " da Beth O'Leary   lançado no Brasil  pela editora Intrínseca.
 O livro traz humor , romance , drama , uma trama familiar e amadurecimento.
Mostra que ainda que as pessoas por mais vividas que sejam , se ainda respira pode realizar seus sonhos, viver uma nova aventura , fazer a diferença.
Uma historia delicada e envolvente , não é atoa que "A troca" veem recebendo uma critica positiva.
Terminei essa leitura com vontade de abraçar o livro . Foi o primeiro livro que li em 2021 e até agora nenhum livro tirou o titulo de favorito do ano.
Outros livros que gostei esse ano : Recursão (Blake Crouch) , Amor e sorte (Jenna Evans Welch) e  Jonathan Stange & Mr.Norrel (Suzanna Clarke ) .


  • Filme 

 


Ao contrario de " A troca" que eu tinha um apego que se sobressaia das outras leituras que fiz no ano. No quesito filme nenhum se destacava .Até  pensei em colocar " V de vingança " para preencher essa posição.
 "V de vingança " é um clássico, um filme muito bom , talvez o melhor filme em todos sentidos que assisti nesses primeiros meses. Porém se eu aparecesse aqui falando que foi meu filme favorito   seria uma grande mentira. Demorou um bom tempo para lembrar que tinha assistido esse filme para poder cogita-lo. Então meio que assisti alguns filmes aleatórios para ver se algum outro me chamava mais a atenção.
E quem procura acha , pode não ser tão aclamado quanto "V de vingança" , mas o filme que escolhi tem um significado mais especial para mim  ...Nos anos 2000 , mais ou menos 2006 /2007 enfim meu pai comprou um DVD e eu e minha família começamos frequentar uma locadora e então fui apresentada aos filmes do Mazzaropi .Foi risada garantida e uma das coisas que eu mais gostava era rir ( ainda gosto )  .
Fiquei viciada em Mazzaropi  , em saber que aquilo fez parte da identidade dos meus pais e do Brasil .Que em um momento da historia as pessoas iam ao cinema assistir filme nacional e não era uma vergonha e sim um orgulho.
 Era algo diferente do que víamos na telinha . Ali era o retrato de um povo mais humilde. 



Comecei e fui incentivada por meus parentes a ter acesso a esses filmes , a minha tia começou a comprar DVds do Mazzaropi.Eu mesma adquiri  algums filme dele  em DVD pirata para assistir em casa , minha mãe acha que eu devo ter assistido todos os filmes do Chaplin brasileiro. 
Com o tempo eu esqueci dessa febre , na última decada apenas procurei "Um caipira  em Bariloche"  para assitir .A primeira vez que assisti , morri de rir , porém na segunda me assustei com o machismo do filme.
Quando era mais nova percebia que os personagens de Mazzaropi eram grosseiros com sua esposa  , algo que me incomodava nos filmes dele porém eu conseguia passar pano  .Agora da segunda vez me incomodou em outros niveis.
Só que esses dias me dei conta de que desde que fui apresentada ao universo dos streamings em momento algum sequer procurei um filme do Mazzaropi .
 O que de certa forma foi uma coisa boa , porque eu ficaria chocada ao perceber que Mazzaropi , por mais datado que seja , não chegou nas plataformas de streaming,pois isso só aconteceu em Outubro do ano passado.
Mas o filme que vou falar é um pouco mais recente , 2005 para ser mais exata .Estou falando de "Tapete vermelho" estrelado por Matheus Nachtergaele . 
A trama conta a historia de Quinzinho , um sujeito que fez uma promessa ao pai que levaria o filho para assistir um filme do Mazzaropi. Nessa jornada acaba nos apresentando como os cinemas desapareceram nas últimas décadas  das cidades mais pequenas . O que me faz lembrar de quando eu era pequena  e ficava  espantada de saber que a minha cidade um dia teve cinema , para mim e meus colegas era o sinal evidente que nossa cidade apenas andou para trás. Com mais de 20 anos foi a primeira vez que coloquei o pé em um cinema.

O filme também aborda o movimento do MST , necessidade de uma reforma agraria , a comercialização da fé , menores abandonados... também apresenta um pouco do folclore  e causos mais antigo do nosso povo.
 

O ponto mais alto do filme é a fotografia que realmente lembra a usada no filmes do Mazzaropi e a atuação de Matheus Nachtergaele que realmente parece incorporar ao cineasta brasileira  , em alguns momentos realmente parece estar ali  o comediante Amacio Mazzaropi em suas típicas atuações de Jeca e não o ator que da vida ao João Grilo de "O auto da compadecida" 
O filme é perfeito ? A minha resposta é não  , ele tem alguns excessos no roteiro e situações forçadas .Porém até isso temos também nos filmes do Mazzaropi .
 Também seria interessante aumentar ainda mais o contraste daquele caipira com o mundo moderno .Em poucos momentos vemos modernidade na tela , os figurinos e locações escolhidas  acabam também tendo um ar retrô  .
Para falar a verdade toda a vez que percebemos  que esta sendo gravado em uma época mais moderna era nos automóveis . 
Tudo isso faz parecer mais como um filme do Mazzaropi, homenageando o cineasta/ator/comediante   , porem perde a oportunidade de reforçar a ideia de que tudo muda , menos o pobre  que foi iniciada no começo do filme.

O motivo de escolher esse filme foi por toda essa ideia nostálgica  que ainda tenho desse universo da "PAM Produções"  ser homenageado .Ele é machista e reforça o estereótipo de Jeca que tanto Mauricio de Souza e  Monteiro Lobato foram criticados de reforçar  e que sinceramente mesmo morando no interior de São Paulo nunca cruzei com uma figura dessa . Talvez até tenha mais algumas falhas , tenho que revisitar  a obra de Mazzaropi com um olhar mais critico pois na primeira vez assistia para rir. 
Porém apesar dos defeitos ainda tem seus pontos positivos  .

  •  Musica


Amei Selena  Gomez cantando espanhol em "De una vez " , compartilho da opinião dela  que parece que a voz dela funciona diferente nesta idioma  .

Eu gosto de muitas músicas da namorada do Faustão ( risos )  e "De una vez " entra fácil nessa lista. Também gostei do single  "Baila Commigo" que teve cenas gravadas no Ceára .Entretanto não gostei tanto do ep Revelacion lançado por ela em Março  como esperava quando ouvi os primeiros singles ,  a única faixa que se destacou fora dessas duas  foi "Adios " .

Nesses primeiros meses também ouvi bastante  "Skin "da Sabrina Carpenter , "Dejavu " da  Olivia Rodrigo  , "We're Good " da Dua Lipa e "Mr. Perfectly Fine " da Taylor Swift

  • Aleatórios 


 Conheci o canal da Jussara , fã de Jane Austen e "Orgulho preconceito " como eu .
Na verdade nossos gostos batem em varias produções .Por exemplo Jussara também gosta de  Agatha Christie e odeia o Peter Kavinsky dos livros de "Para todos os garotos que já amei ". 
Na época que conheci o canal fiz maratona de vídeos , mas agora faz um tempinho que não assisti nada dela .

Gostaria de  ter colocado nessa categoria o meu tapete de yoga  , mas como algo que ficou mais tempo encostado na parede   do que alguém praticando alguma atividade física nele pode ser um favorito?
Vamos botar fé que isso vai mudar até Agosto.

E ai , qual foi os seus favoritos dos últimos tempos ?

Comentários

  1. Oi Babi, gostei de ver os seus favoritos por aqui. =)
    Eu ainda não li A troca, mas falam tão bem dele, que estou ficando bem curiosa... hehe
    Com relação a Mazzaropi, eu ouvi muito falar dele, porém não assisti. Vou procurar se tem no Netflix.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna :D

      Não tem na Netflix :( Mas tem no Youtube e em algumas outras plataformas de Streaming

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤