Resenha "Memórias Póstumas de Brás Cubas " de Machado de Assis

Oi pessoal!
Quem é  vivo sempre aparece , e  ma resenha de hoje, os mortos também.

Hoje vamos falar de  "Memórias Póstumas de Brás Cubas " um clássico revolucionário do Machado de Assis, que a pouco tempo ganhou o coração dos estrangeiros também. 
Uns dias antes disto aco eu e a Hanna (do Mundinho da Hanna) estávamos falando sobre  "Memórias Póstumas " , que tínhamos vontade de ler, a edição linda da Antofagica e tal.. e  logo depois veio essa notícia do sucesso de vendas no exterior e pensei "Acho que chegou a hora de fazer essa leitura " Comentei  com a Hanna que ia fazer a leitura de  "Memórias Póstumas de Bras Cubas "  ela  ela animou -se para  ler também . Aproveitei e chamei mais umas meninas para participar dessa leitura e foi isso que aconteceu.

Memorias Postumas de Bras Cubas

 Titulo:Memórias Póstumas de Brás Cubas 
Autor:Machado de Assis
Ano de publicação: 1881
Páginas:220


    Ao verme  que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas"

Sobre o livro:

Existe um formato de vídeo no cinema chamado "mockumentary" ou falso documentário. Nesses filmes acompanhamos a história como se fosse realmente um documentário normal , mas de uma banda fictícia ,por exemplo.

 O estilo foi trazido para a tela em séries como "The Office" e "Parks and Recreation " ( ambas do mesmos criadores de B99) .E recentemente uma escritora estadunidense está fazendo sucesso com falsas biografias de banda de sucesso dos anos 70 e uma fictícia celebridade dos anos 50/60.
Mas séculos antes , Machado de Assis , lança no Brasil o seu folhetim "Memórias Póstumas de Brás Cubas " uma autobiografia de um personagem que já  bateu as botas.
Ironicamente , ninguém leria uma autobiografia de um sujeito como Brás Cubas .
Vindo de uma família carioca abastada, Brás Cubas se formou em direito; por conselho de seu pai, não tinha grandes ambições e propósito de vida.Ele nem ao mesmo  se casou.
Isso não quer dizer que não viveu suas aventuras amorosas...

O que achei do livro:


 Brás Cubas de certa forma representa milhares de rostos que cruzamos na rua .Muitos não vieram de família rica como Brás Cubas ,mas também não tem noção do rumo de sua vida .Muitas vezes satisfazendo a vontade da expectativa de terceiros , jogado de um lado para o outro e acabam não vivendo e consequentemente não  amadurece...

Talvez, esse seja um dos motivos de tanto sucesso, é uma sensação normal para nós como seres humanos termos nosso momento em que estamos perdidos e insastifeitos com  o rumo de nossa vida .Admiramos os heróis na infância, queremos ser como eles e no final parece que somos apenas coadjuvantes ou meros figurantes na historia de alguma outra pessoa.
Por isso ver alguém  assim como "protagonista",traz esse reconhecimento.

Além disso, apesar de passar séculos antes , os pensamentos, atitudes de Brás Cubas é semelhante as atitudes que podemos observar a nossa volta.Esse livro  , tão antigo , ainda consegue ser atual. 

Através de uma linguagem irônica , vamos acompanhando as desventuras de nosso narrador. Desde a relações amorosas, a breve carreira na política e seguindo o Humanitimo , filosofia maluca do Quincas Borba .

O início da leitura de " Memórias póstumas de Brás Cubas" foi arrastado, principalmente por não usar uma linguagem tão acessível ( E preguiça de ir pegar um dicionário) ,mas aos poucos a trama foi ficando mais fácil de compreender. Posso estar enganada, mas parece que as palavras desconhecidas começou a ser mais raras durante a narrativa.

Resenha  "Memórias Póstumas de Brás Cubas " de Machado de Assis


  A divisão em capítulos curtos faz a atenção na história contada pelo nosso narrador de moral duvidosa ,seja mantida.
"Memórias Póstumas de Brás Cubas " pode ser considerado um livro para ler  em apenas um dia .Tendo contra si apenas o linguajar rebuscado.

Apesar de não entrar no rol dos meus clássicos favoritos, "Memórias Póstumas de Brás Cubas"entrou para lista dos livros de Machado de Assis que gostei, junto com "Quincas Borba " e "Helena " .

Falando sobre Quincas Borba 


Eu li o romance "Quincas Borba " onde acompanhamos Rubião, herdeiro do amigo de Brás Cubas que da título a obra na epoca do ensino médio , não foi recomendação da professora e sim mera curiosidade.Esta como adiantei lá encima foi uma obra que gostei muito.
 Tanto que despertou a  minha atenção pela primeira vez  para "Memórias Postúmas de Brás Cubas"  .Desde então ele figura na gigantesca lista dos livros que quero .Afinal, não tem como esperar algo diferente quando deparamos com uma proposta inusitada como esta.Um morto contando um história...que loucura!

Dez anos depois de ter a curiosidade despertada , enfim o li e terminei a obra e  até me de um pouco de vontade de reler "Quincas Borba", tenho impressão que conseguirei enxergar a obra de um jeito mais amplo ainda.
Rubião era um discípulo de Quincas Borba e apesar de me lembrar do "Ao vencedor as batatas!" não lembro do papel que a filosofia do "Quincas Borba ," atingiu Rubião.
 

Curiosidades

Resenha  "Memórias Póstumas de Brás Cubas " de Machado de Assis


Voltando ao foco , como sempre eu acabo fazendo uma pesquisa sobre curiosidades da obra .
E foi assim que descobri que "Memórias Póstumas de Brás Cubas " foi inspirada em um  outro classico  chamado " A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy" que é contado sob o ponto de vista de um feto. Uma criança que ainda nem nasceu contando sua história. A ideia de Machado de Assis foi uma paródia dessa obra.

Outra influência foi o autor Xavier de Maistre ,um autor francês de prosa irônica mais conhecido pela obra "Viagem em volta do meu quarto .(Fiquei com vontade de ler ambos os livro.Parecem ser interessantes)

Conclusões finais :


Foi uma agradável surpresa a leitura de ,"Memórias Póstumas de Brás Cubas " que tive o prazer de dividir a experiência com mais cinco pessoas maravilhosas.Entre elas a Hanna Paiva do ,Mundinho da Hanna (figurinha carimbada aqui) e a Dai Castro do Colorindo Nuvens .
Eu acho bacana na leitura coletiva o enriquecimento que os outros pontos de vista faz para a compressão da obra.

E eu ainda me sinto uma intelectual depois na hora de resenhar o livro.

Haha!
Sou uma farsa


A Hanna do "Mundinho da Hanna " também resenhou "Memórias Póstumas de Brás Cubas" , clique aqui para conferir .Será que enfim a maldição da Hanna não curtir o clássico que eu arrastei ela par a ler, acabou? Lá tem a resposta .


Espero que tenham gostado da resenha.Diga nos comentários se você já leu esse livro e como é sua relação com a obra machadiana.

Comentários

  1. Oi, Babi tudo bem? Eu já li este livro e outros de Machado de Assis. Este não é a obra predileta dele para mim, entretanto gosto bastante deste livro. Aconselho-te a ler "Quincas Borba" você deve gostar da leitura desta obra. Adorei sua resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "Eu sou uma farsa" foi ótima! kkkkkk Rindo litros aqui! kkkkk
    Eu amei a experiência da leitura coletiva, que acabou se tornando nosso clube da leitura disfarçado... kkk Eu também notei que o palavreado rebuscado parou de incomodar no decorrer da leitura. Não acho que eles tenham diminuído, mas já estávamos acostumadas com elas tão presentes. Talvez por isso a leitura fluiu mais rápido em determinado momento.
    Eu não tive muitas experiências com Machado de Assis (esse é o segundo livro que li do autor, depois de Dom Casmurro), mas valeu a penas. Fora a discussão, que me deixou mais intelectual para fazer a resenha também... (somos duas farsas... kkk)
    Bjks e até nosso próximo clássico! ;)

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga farsante.
      Essa sem duvida esta na lista dos livros que eu gostei do Machado.
      Leia "Quincas Borba", acredito que você ira amar

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤