Resenha | Tartarugas até lá embaixo, do John Green

Hoje trouxe a resenha de Tartarugas até lá embaixo do John Green, uma das minhas leituras favoritas de 2018. Recentemente o livro ganhou uma adaptação cinematográfica disponível na Max e no Prime Video. Eu ainda não assisti, mas me diga nos comentários o que você achou.


Título: Tartarugas até lá embaixo (Turtles All the Way Down)
Autor: John Green | Tradutor: Ana Rodrigues
Editora: Intrínseca 
Páginas: 272
Ano:2017


Sinopse:

Aza Holmes, uma menina de 16 anos, sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Neste livro arrebatador e sensível sobre amor, resiliência e o poder de uma amizade duradoura, John Green conta a tocante história de Aza, lembrando que a vida sempre continua e que muitas surpresas nos aguardam pelo caminho.

Sobre a história:

Aza Holmes a primeira vista é uma garota comum que estuda, sai com sua melhor amiga  e etc...Mas Aza  tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

A história começa quando um milionário desaparece  e é oferecida uma grands recompensa para quem  tiver alguma informação sobre ele.

Aza Holmes, que só agora me toquei que o sobrenome é o mesmo do famoso detetive de Conan Doyle,  e sua amiga Daisy resolvem se envolver nessas investigações e um dos pontos a favor delas é que Aza já teve contato com um dos filhos do desaparecido, o jovem Davis.

O que achei :


Só de dizer que foi uma das minhas  melhores leituras de 2018, acho desnecessário dizer que  gostei do livro .
Eu não sou muito fã do John Green, falando bem a verdade, o livro que mais gostei de ler dele antes de Tartarugas até lá embaixo  foi o  "O Teorema Katherine"  que é um dos livros que tem quase um consenso  que é o pior livro do John Green. E o aclamado "Quem é  você ,Alasca?" achei uma chatice.
Quando comecei a ler os elogios em algumas resenhas literárias sobre "Tartarugas até lá embaixo" que li por ai, não tinha me animado. O meu histórico com o autor estava contraditório  com a opinião  do público em geral.
Porém quando as pessoas que não gostam tanto assim do autor  começaram a também  o elogia-lo, então fiquei realmente animada para ler.




Apesar de ter um fundo prometendo uma investigação de desaparecimento  de uma pessoa, esse arco não é tão desenvolvido assim... O foco da história é Aza, como ela lida com o TOC  e como seu transtorno afeta o seu relacionamento com os familiares e amigos.

Nós acompanhamos tudo pela narrativa da personagem principal e é  perfeitamente possível compreender o que uma pessoa com TOC  sente e pensa. 
Foi uma leitura um pouco desconfortável para mim por causa das espirais de Aza envolvendo o seu machucado no dedo que ela abre diversas vezes durante a narrativa pelo medo de ocorrer alguma infecção, mas essa agonia causada pela descrição é algo pessoal, acho que não serve ao menos como alerta de gatilho.
 
Apesar desse pequeno detalhe, foi um livro que me fez entender melhor com o funciona  a mente de uma pessoa com TOC e isso foi enriquecedor para mim.

Também tem um romance que de desenrola durante a narrativa entre Aza e Davis que gostei de acompanhar.  Achei os dois fofos!

Também vale mencionar a fanfic do Chewbacca com a Rey de "Star Wars", escrita pela Daisy, melhor  amiga da Aza e como  a relação  de amizade entre as duas funciona com seus altos e baixos.

A narrativa de Tartarugas até lá embaixo é  leve. É um desses livros que você pode perfeitamente pegar e ler em apenas 1 dia.
Apesar de ter tido aquele pequeno desconforto, foi uma leitura  que valeu a pena  e  aconselho que caso ainda não tenha lido "Tartarugas até lá embaixo ", você deve dar uma chance a esse livro do John Green. Considero este como o meu favorito do autor.


Espero que tenha gostado da resenha.
Diga aí nos comentários se já leram esse livro ou tem vontade. Aproveite e diga qual é o seu  livro favorito do John Green.

Beijos 




Comentários

  1. Já vi algumas resenhas desse livro e ele sempre me chamou a atenção, que bom que ele te surpreendeu tanto a ponto de ter sido uma das suas melhores leituras! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Quando eu fiquei sabendo desse livro pela primeira vez achei muitooo estranho o nome, fiquei bem confusa.
    Depois que soube que a história fala da menina com TOC e tudo mais achei bem interessante.
    Parece mesmo ser um ótimo livro, apesar de eu não gostar muitooo das obras de John Green.

    heyimwiththeband.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Babi

    Eu acho até interessante a proposta, nunca li nenhum livro cujo protagonistas tivesse TOC. Porém, como não gosto da escrita do autor, não é uma leitura que eu farei. Você é a primeira pessoa que vejo falando desse desconforto de sentir na pele a dor de um personagem, isso é o que eu chamo de imersão! Hahahha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. já conhecia o livro, mas ainda não li.
    Eu amo as histórias do Green e em como ele pega uma pauta e nos faz refletir sobre.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, muito legal, seu texto,
    seu parecer sobre a história é ótimo,
    ele instiga a gente á querer ler o livro...
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  6. Li os livros desse autos na adolescência, lembro que na época eu gostei mas, está na fila de livros da minha estante para serem relidos para saber se fica ou se serão doados. Confesso que já li diversas resenhas sobre esse e sempre li coisas boas mas, acho que ainda não é o meu momento para essa leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Antes de Ler Tartarugas Até Lá Embaixo eu já havia começado a ler três livros do autor e abandonado a leitura. Porém, Tartarugas também foi uma das minhas melhores leituras, tanto que também tem resenha desse livro lá no blog.
    Eu tenho o mesmo TOC que Aza, álcool na minha mão é como água. E eu fiquei bem feliz pelo autor ter conseguido colocar no livro os sentimentos de quem tem TOC, a gente se sente bem representado. E tem tbm o outro lado, pois como vc diz na resenha, passou a entender melhor o que as pessoas com TOC sentem, e isso é muito bom, é ótimo que as pessoas sintam empatia, assim elas não criticam quem tem transtorno obssessivo compulsivo.
    Amei a resenha!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. só li a culpa é das estrelas do John green mas sempre tive interesse em outros romances dele,acho mt interessante o livro abordar transtornos psicológicos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi, Babi!

    Parece eu, tenho resenha arquivada de 2016 pra postar hahaha agora que não ando tendo tempo pra ler, tô usando essas mesmas.
    Também não sou fã do John Green, meu livro favorito dele também é O Teorema de Katherine, embora não tenha sido uma leitura que te dá vontade de ler mais vezes, mas fico contente de saber que esse livro em especial te agradou, a proposta é mesmo bacana!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Já li vários livros do John Green e tenho um carinho mega especial por ele, infelizmente, ainda não li esse livro, mas, ele está na lista de desejados ;)
    Entendo o motivo de você não ter curtido a leitura 100%, mas, apesar das ressalvas ainda é um livro que quero ler <3
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Babi
    Então... Eu gosto da narrativa do João Verde rsrs
    Me surpreendi sabe gostando (e desidratando de chorar) com ACEDE, por exemplo, que eu jurava nunca iria ler (ou assistir).
    Também gostei de Cidades de papel, Deixe a neve cair e amei O teorema de Katherine.
    Tartarugas até lá embaixo ainda não li, mas quero muito conferir a leitura.
    E fiquei com mais vontade ainda depois da sua resenha.
    Aaaaahhhhh acho que vou me identificar, vc assistiu TOC TOC?
    Eu tive TOC de verificação, precisava conferir 1000 vezes se tinha trancado a porta, fechado as janelas, desligado o gás. E álcool gastava litros. Foi uma época bem tensa 😕😕
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, acho que ia me angustiar também!

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir
  13. Ahhh eu queria muito ler esse livro, parece ótimo, amo os livros do John Green
    www.opsquerida.com.br
    instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  14. Oi Babi, eu já li vários comentários favoráveis sobre esse livro, mas depois da decepção que tive com 'Teorema Katerine', evito ler os livros do tio Green... =/
    Apesar de que sou curiosa para conferir esse bendito, mas tenho medo de não dar certo a leitura novamente...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  15. Eu não tive boas experiências com o autor e por isso não me animei muito para ler Tartarugas até lá embaixo. Vi muita gente elogiando e admito que mesmo assim, enrolo para ler até hoje.
    Fico receosa de não gostar da leitura e no final acabar tendo perdido tempo.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  16. Oi Babi,
    Eu também sou apaixonada por esse livro! Uma das melhores leituras que fiz também, e é meu favorito do John Green, pois ele aproxima muito o leitor do TOC e desmistifica muita coisa para aqueles que não o tem.
    Essa dica, é uma daquelas que merece sempre ser dada!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta se a vontade para deixar o seu comentário, Deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuídos.

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤

Postagens mais visitadas