Minhas primeiras leituras



Oi pessoal ,os dias das crianças esta chegando .
Desde que criei um blog fico planejando fazer post para falar algo sobre esse tema.
Mas é algo que acaba só ficando na minha cabeça.
Hoje queria trazer alguma dicas de livros pqra crianças ,porém o post tinha ficado uma chatice...
Então resolvi vir falar das minhas primeiras leituras .Acaba sendo dicas de livros destinada a um publico mais jovem  ,mas não vou parecer uma professora chata. 

  • Coleção  Salve -se quem puder 

"O fantasma do espelho" foi o primeiro livro que peguei em uma biblioteca publica .
Antes dele eu lia as vezes alguns livros que haviam mais imagens do que o texto.E normalmente era mais uma apresentação de personagem e não tinha nenhum enredo ,que eu tinha acesso na escola.

Então quando li "O fantasma do espelho" foi uma experiencia totalmente diferente e fiquei extasiada para ler tudo da coleção "Salve-se quem poder " que eu  visse na frente.

Tinha 8 anos e para mim na época ,mesmo tendo por volta de 50 paginas  e muitas ilustrações  foi minha primeira leitura de verdade.
No final das contas li poucos titulos da coleção "Salve-se quem puder" e até hoje não consigo resolver todos os enigmas que são deixados nas imagem. Acredita?Ainda bem que tinha a solução no final do livro senão eu morreria sem ter conhecimento das respostas.


  • Coleção Vaga-Lume.

Só de ouvir alguem falando sobre qualquer livro dessa coleção é como se eu recebesse um abraço bem gostoso.
Quando eu peguei para ler "A maldição no espelho" estava usando a carterinha de biblioteca da minha prima que mora em outra cidade.
Então quando minha mãe fez a minha carterinha de biblioteca no ano de 2002 ,eu não sabia explicar o tipo de livro que eu queria .Então lembrei que os livros da "Salve-se quem puder "  que havia lido gostado envolvia fantasma e maldições , então disse que queria ler um livro de terror.
Claro que a a moça da biblioteca quase caiu de costas. Acho que até  minha  mãe arregalou os olhos. E  se a versão Barbara 2019 estivesse ali presente ela diria "Você esta louca menina?"

A moça da biblioteca  digitou terror ali e me deu duas opções de leitura As duas eram da coleção Vagalume.

Sai dali com "Terror na festa" da Janaina Machado e li o livro naquela mesma tarde.
No final das contas o tiro saiu pela culatra e eu li exatamente o tipo de livro que eu queria  , com uma vibe meio Scooby-Doo .
Porém me apaixonei de verdade pela coleção em 2004 quando li "Sozinha no mundo" do autor Marcos Rey.
Esse foi o meu primeiro livro favorito.Não sei explicar o quanto amei esse livro.O reli mais umas três vezes ,indiquei para umas 15 pessoas .
Logo depois de ler ele ,devorei todos os livros do Marcos Rey publicado pela "Coleção Vagalume" e varios outros titulos da coleção.

 P.S:Eu me achava super parecida com a menina  da capa ,mas ninguem teve a consideração de constatar isso tambem.Gente toxica


  • Ganymedes José

Quando eu ia para a biblioteca ,eu não tinha algo em mente .Não possuia uma lista de livros que tinha vontade de ler.E nem tinha apego por nenhum autor.
Então eu meio que me guiava pelos titulos dos livro .Porém um dia percebi que tinha levado para casa três livros do mesmo autor e gostei dos três .
Na biblioteca percebi que havia outros três titulos do mesmo autor  que eu  havia lido e gostado.
Comecei a dar prioridades para os livros dele.
Passei o rodo em todos livros dele que tinha naquela biblioteca .
Ganymedes tem mais de 100 livros publicados então na verdade  eu li uma parcela bem pequena da sua obra.
Os livros dele que mais curtia eram os de comedia como "A macaca Sofia " que ri litros  enquanto lia.
Ele em parceria com Stella Carr em " A motem sete herdeiros"  me apresentou a escritora Agatha Christie que se tornou uma das minha autoras favoritas.
Foi um autor que me marcou muito.

  • Pollyanna.

"Pollyanna" é um dos meus livros favoritos .Porém confesso que apesar de ter gostado da primeira leitura , quanto mais velha leio,  mais gosto da leitura desse do livro de Elenor H.Potter.E foi assim que ele entrou no pequeno hall de meus livros queridinhos.

O engraçado é que fui parar em "Pollyana" por causa de "Sozinha no mundo" .

O fato é que fui contar para minha mãe sobre o livro que eu havia lido e ela comentou que já o havia lido.Porém ela se preendeu mais ao fato da menina ser orfã  e confundiu com "Pollyanna ".
Na verdade as vezes quando falo em "Pollyanna" ela normalmente solta "Quem é Pollyanna ?É aquela que a mãe morreu no onibus?" e eu tenho que responder que a personagem que ela se referia é a Pimpa.
Ou  seja ,ela ainda mistura ,mas da desconto para ela porque minha mãe não gosta de ler e mesmo assim me aguenta falando de livro um tempão .Ela é quase uma santa.

O fato que a confusão dela me colocou na pista de Pollyanna .E até hoje considero esse livro o primeiro que alguém me indicou .

E você ?Qual os livros que marcaram suas infancia? Diga nos comentarios.


Comentários

  1. Minha primeira leitura foi O Caso da Borboleta Atíria da coleção Vagalume e é algo que eu guardo até hoje na minha memória e no meu coração. A Coleção Vagalume marcou a vida de muito aspirante a leitor, né?

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Larissa.
      Eu também li " O caso da borboleta Artiria " é gostei bastante. Queria que virasse filme em desenho animado ,acho que seria tão legal

      Beijos

      Excluir
  2. Poliana marcou muito minha vida, ver esses livros que citou bate uma nostalgia tão gostosa!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polyanna é um livro pra vida 💓
      Quando escrevi o post minha mente viajou para aquela época.
      Deu até vontade de voltar no tempo

      Beijos

      Excluir
  3. Eu li muito a coleção vaga-lume. Que nostalgia. Adorava pegar na biblioteca da escola.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coleção Vagalume é muito amor.
      Até hoje ainda sou apaixonada por essa coleção
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Babi.
    Eu enganava a bibliotecária. Ela não queria me deixar ler os livros da Agatha Christie que dizia não era apropriado para minha idade. Por isso quem pegava os livros era minha irmã hehe. Dos livros que você citou eu amei Pollyanna. Até comprei para reler. E os da série vagalume eu li todos que tinha na biblioteca. E acredita que reli Sozinha no mundo no mês passado? Estou com a resenha pronta hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cheguei a ler todos os livros da biblioteca,mas li muitos.

      Tenho vontade de reler "Sozinha no mundo ".Sera que ainda vou sentir a mesma coisa ou vou achar a história boba ?Estou curiosa com sua resenha Sil .

      Amei saber que você enganava a bibliotecária para ler os livros da Agatha,haha

      Beijão

      Excluir
  5. Oi Babi.
    Eu amei esse post, porque me deu uma sensação nostálgica.
    Minhas primeiras leituras foram as da turma da Mônica. Em seguida, Bruxa Onilda, contos dos livros encantados da Disney; mas o primeiro livro que lembro de ter lido foi Alice No País das Maravilhas. Em seguida li um livro chamado A Bela ou A Fera de uma autora nacional. Mas vou parar por aqui porque se não vou passar a vida toda falando.
    Amei de mais! Aaaaa.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li "Alice " quando era novinha .

      Acredita que eu não li as historinhas da "Bruxa Onilda"?

      Beijos

      Excluir
  6. Olá Babi!
    Que post sensacional.
    Eu fiz uma viagem no tempo recordando os primeiros livros que li.
    Na verdade foram os gibis da Turma da Mônica.
    O primeiro livro mesmo que li foi Presentes do céu da autora Lucília Junqueira.
    Da coleção Vagalume lembro O caso da borboleta Atíria, O escaravelho do diabo e A ilha perdida.
    Li Pollyanna e até hoje é um dos meus favoritos.
    Acredita que não conhecia a colê Salve-se quem puder?
    Fiquei curiosa com esse O fantasma do espelho.
    E siiiiiiiiiiiim acho vc parecida com a menina da capa de Sozinha no mundo!
    Já disse né como eu acho incrível a maneira como vc "escrevive ".
    Nós leitores sentimos como se vc pegasse nossas mãos para conduzir pela narrativa.
    Eu me senti de volta aos 7 anos.
    Ótimo dia das crianças pra vc e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli.
      Obrigada, eu realmente pareço com a Pimpa (eu acho ).
      Eu também comecei a ler gibis da "Turma da Mônica" ,mas deixei de lado os gibis nesse post .
      Eu não li esse "O presente do céu " ,apesar de conhecer a autora .E li esses 3 da Coleção Vagalume que você mencionou .

      Obrigada pela visita Luli
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Babi! Vou fazer uma postagem de dia das crianças no EB também, um Top 5 dos meus livros infantis favoritos <3 Minha primeira leitura foi As Cores de Laurinha, um livro que minha professora do 2º ano me deu por causa do nome da protagonista.
    Tenho muita vontade de ler Pollyana e fiquei mais curiosa ainda com a sua postagem! Quando voltar na biblioteca com certeza vou pegá-lo.

    Bom fim de semana!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura
      Eu li um dos livros da Laurinha ,acho que era "O primeiro amor de Laurinha "algo assim,mas eu era mais velha quando li .Já tinha os meus 15 anos

      Leia "Polyana" sim ,tenho certeza que você irá amar

      Beijos

      Excluir
  8. nossa que post incrível e nostálgico! eu li muito a coleção vaga lume, amava, com certeza me fez parte da minha formação como leitora

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi Monique,
    Coleção Vagalume, O Gênio do Crime, Sherlock Holmes... Nossa, muito minha infância!
    Que nostalgia boa!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale

      Eu também li "O gênio do crime " .Na verdade li quase todos os livros da Turma do Gordo .
      Nem sei como esqueci de mencionar nesse post.

      Beijos

      Excluir
  10. Que lindinhos os livros que você lia Babi. Sempre cito 'A mãe da filha e a filha da mãe' como o primeiro livro que li, mas na real ele foi o primeiro que minha mãe me deu. O real primeiro livro nunca mais lembrei o nome dele, mas lembro que era de um rei muito chato, que todo dia tinha ideias mirabolantes para criar leis para o povo dele, como qual o dedo que as pessoas podem usar para tirar meleca do nariz, por exemplo kkkk. E ai de quem não fizesse o que ele mandava! Reclamava e esperneava até se lembrar de outra "lei grandiosa" para criar! kkk Queria mesmo me lembrar o nome desse livro e saber se ainda existe.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna
      Eu não li esse livro ,mas acho que se der uma Googlada por aí a gente encontra.
      Vou até procurar ver se eu acho alguma coisa hehe

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤