Resenha: Se eu fechar os olhos agora, Edney Silvestre
Hoje eu trouxe a resenha de Se eu fechar os olhos agora, um thriller policial nacional,
Já faz tempo que estou com "Se eu fechar os olhos agora" do Edney Silvestre parado em minha estante.
Apesar de gostar de livros onde ocorre investigações, a sinopse do livro não tinha uma premissa que me atraisse, então eu sempre adiava essa leitura para depois.
Mas resolvi colocar como meta para ler "Se eu fechar os olhos agora" neste ano, para dar um empurrão para ler esse thriller nacional.
Título: Se eu fechar os olhos agora
Autor: Edney Silvestre
Editora: Record
Ano:2010 Páginas: 301
Gênero: Thriller Polícial
- O enredo
Depois de serem suspenso da escola por estarem vendo revistas impróprias para sua idade, dois garotos de 12 anos, resolvem passar um tempo se divertindo no rio.
Foi ali que a vida desses dois meninos mudam completamente. Eles acabam encontrando algo bem diferente naquele cenário. O corpo esquartejado de uma mulher.
A mulher é Anita, a esposa do dentista, que não era conhecida por ter a uma vida casta e fiel ao seu marido. Sendo conhecida como a prostituta da cidade.
O marido assumi o assassinato, mas os dois garotos que acharam o corpo: Paulo e Eduardo não engoliram a lorota e resolveram fazer suas próprias investigações.
Ubiratan, um velho comunista que mora no asilo da cidade, também se intrigou com o caso e acaba se unindo aos meninos nas
investigações.
O que está por trás do assassinato daquela mulher?Os motivos são bem mais complexos do que parecem.
- O que achei :
Desde o início do livro já da para perceber que não é um livro leve e divertido.Acho que nem com a sinopse da obra em algum momento alguém tenha cometido esse engano.
Desde as primeiras páginas de "Se eu fechar os olhos agora" tem o uso de linguagem obscena e apresenta um contexto de violência doméstica.
"Se eu fechar os olhos agora" do Edney Silvestre, apresenta livros relatos e cena que servem de gatilho de abuso sexual, estrupo, violência, tortura. É uma leitura, densa, incomoda e que faz germinar em nós repulsa e ódio.
Mas nem tudo é pesado .A investigação dos meninos no início parece ter aquele ar de histórias infanto-juvenis, até me bateu aquela nostalgia. Também é interessante ver o relacionamento de Paulo e Eduardo com Ubiratan.
A narrativa flui bem em alguns capítulos, outros parece um pouco mais arrastado.
Sobre o desfecho do assassinato, achei surpreendente,.mas senti falta de pista que nos conduzisse para aquela suspeita.
- Minissérie
Recentemente o livro de Edney Silvestre ganhou uma adaptação para as telinhas em uma minissérie da Rede Globo, trazendo Antonio Fagundes como Ubiratan e nomes como Betty Faria, Mariana Ximenes, Gabriel Braga Nunes, Murilo Benício e etc.
A minissérie foi exibida pela Globo no segundo bimestre de 2019, logo após ficou disponivel na Globolay..Porém aconselho a lerem o livro antes, já que para estender a trama foi incluído várias tramas secundárias e plots que não existem no livro.
Ja ouviram falar de "Se eu fechar os olhos agora " ?Leu ?Gostou da recomendação ?
Vamos conversar nos comentários.
gosto bastante do Edney e já tinha ouvido falar no livro apesar de nao saber do que se tratava, fiquei bem curiosa em ler
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Não sabia do livro e muito menos da adaptação. Vou dar uma conferida nos dois.
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!
Olá, Babi.
ResponderExcluirEu achei a premissa do livro bem interessante e fiquei pensando que já tinha visto em algum lugar até chegar a imagem e lembrei da série. Como não assisti ela ainda, vou ver se consigo ler antes porque achei bem interessante.
Prefácio
Olá Babi
ResponderExcluirSoube da série e que era adaptação do livro, mas não assisti nem li a obra.
Levo a indicação.
Gosto de suspense.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br