Hoje dia 15 de Setembro caso ainda estivesse viva a escritora britânica Agatha Christie, uma das minhas autoras favoritas, estaria completando 129 anos .(Ela ia estar bem velhinha...)
E hoje em homenagem a ela resolvi trazer esse post um pouco diferente, especulativo...
A ideia desse post nasceu alguns meses atrás quando fiz um post para o Instagram no qual fazia recomendações de livros para quem ainda não leu Agatha, mas tinha interesse. E uma das categorias que criei se chamava "para quem gosta de chick-lit".
E então me veio a pergunta: Se Agatha tivesse nascido por volta de 1980 ...1990...,hoje em dia ela seria uma autora de chick-lit?
Afinal o que é chick-lit?
O Chick-lit é um gênero que "nasceu " na metade da década de 90 com o livro "O diário de Bridget Jones " de Helen Fielding ,uma releitura não muito fiel de "Orgulho e preconceito".
A premissa do chick-lit é ser uma história onde será retratados os problemas da mulher moderna tanto no campo familiar ,amoroso,empregatício e etc. AS definições não são tão exatas
Normalmente essas histórias são narradas em primeira pessoa ,protagonizada por uma mulher nos seus 20-30 anos , se passa em uma cidade grande e tem uma alta dose de humor ,mas existe vários chick-lit que fogem desse padrão. Alguns são narrados em terceira pessoa , outros não são puxados para comédia ...
Além disso existe várias subdivisões. Algumas delas é por idade, tendo uma para as menores de 18 anos e outra para mulheres acima dos 40.
A autora Gemma Hallyday é uma autora de relevância desse subgênero, porém não existe nenhum livro desta traduzido para o português . |
Também existe subdivisões sobre gêneros e uma delas é o Mistery Lit também conhecido como Thriller Chick-lit onde estão as chick-lit que envolvem mistérios e investigações.
Está bem claro onde eu quero chegar com essas divagações ,eu sei...
Para citar algumas Mistery Lit vou citar alguma das escritoras mais famosas do gênero: "Tamanho 42 ,não é gorda" da Meg Cabot , "Becky Bloom ao resgate" da Sophie Kinsella, "A imaginação hiperativa de Olivia Joules" de Helen Fielding , "Chá de sumiço " da Marian Keyes.
Pronto ,provei que temos um gênero que Agatha Christie estaria dentro.
Agora chegou a hora de provar que ela tem alguns livros que se encaixavam nos moldes, bem flexíveis do chick-lit.
- O homem de terno marrom (1924)
A vida da jovem Anne Beddingfeld era ajudar o seu pai, um antropólogo de certo renome.Mas ao morrer ele deixou sua filha sem nenhuma segurança financeira ou apoio familiar.
Só restou para Anne a alternativa de casar-se com o médico da cidade que estava interessado nela ou procurar emprego em Londres.
Ela escolheu a segunda opção.
Depois de uma entrevista mal-sucedida de emprego, a garota testemunhou um acidente na linha de trem. O fato a intrigou e Anne acabou se metendo em uma investigação que a levaria á uma viagem para África do Sul onde muitas aventuras a aguarda.
O livro é um caso do Coronel Race, um dos detetives menos famosos de Agatha, porém a história é toda focada nesta jovem.
- Aventura em Bagdá (1951)
A jovem Victoria Tarrent acabou de ser demitida e está sem rumo na vida quando o seu caminho cruza com Edward.
Victoria imediatamente se encanta com o rapaz que está prestes a viajar para Bagdá.
Ela então resolve arranjar uma maneira de viajar para Bagdá, para re-encontrar o rapaz que tanto mexeu com o seu coração.
Em Bagdá, antes de encontrar o seu objetivo ela acaba se metendo em uma investigação que a colocará em apuros.
Esse é um dos livros que os fãs de Agatha menos gostam. "Aventura de Bagdá" é uma trama política, o que foge bastante do "quem matou quem" qual Agatha é mais conhecida.
A leitura é bem arrastada, porém quem consegue progredir na leitura ,tem um plot twist que faz a leitura valer a pena.
- O mistério dos sete relógios (1927)
Durante as férias, a mansão Chimnez ficou alugada para um grupo de pessoas e acaba sendo cenário de um homicídio.
A jovem Bundle, filha do proprietário da mansão , ao ficar sabendo sobre os acontecimentos em sua casa resolveu se meter na investigações desse caso.
Bundle é uma garota inteligente, destemida e bem-humorada
Ela é claramente a personagem principal da trama, mas compartilha suas investigações com dois rapazes. E o caso é do Superintendente Battle de forma "oficial"
Este foi o primeiro livro de bastante fãs de Agatha Christie, tenho uma teoria que é por causa do título. Ele também é um dos livros leves de Agatha, tem momentos muito engraçados e situações dignas até de um chick-it de Sophie Kinsella.
A vida nos últimos tempos não estava sendo boa para Hilary,não bastasse ter perdido sua filha para a meningite também estava recem-divorciada.
Depois de uma viagem desanimadora para Marrocos, Hilary resolve dar um fim na sua vida tomando uma overdose de remédio, mas é impedida de cometer tal ato ao receber uma estranha proposta .
Um homem a aborda e propõe um perigoso plano onde ela fingiria ser Olive Betternon, falecida esposa de um importante cientista ,servindo de isca para um grupo que vinha sequestrando os principais cientistas da atualidade.
Não lembrava muita coisa dessa história, mas lembro que tive uma ótima sensação o lendo.
No meio das investigações/infiltração dela nesse lugar desconhecido em uma missão suicida, Hilary se redescobrirá.
Um homem a aborda e propõe um perigoso plano onde ela fingiria ser Olive Betternon, falecida esposa de um importante cientista ,servindo de isca para um grupo que vinha sequestrando os principais cientistas da atualidade.
Não lembrava muita coisa dessa história, mas lembro que tive uma ótima sensação o lendo.
No meio das investigações/infiltração dela nesse lugar desconhecido em uma missão suicida, Hilary se redescobrirá.
Lembra que eu falei sobre o chick-lit ter um gênero para pessoas com mais de 40 anos?
É nessa categoria que esse livro entraria.
Miss Jane Marple é a primeira detetive mulher e a segunda detetive principal da rainha do crime. Na maioria dos seus livros ela tem um papel secundário, mas em Nêmesis ela está mais ativa.
A velha senhora mora sozinha no interior da Inglaterra , tem sua rotina abalada quando recebe uma carta enviada por um senhor que conheceu em sua viagem ao Caribe ( refêrencia ao livro "Mistério no Caribe" ) que deixou uma herança para ela, mas que estaria a sua disposição apenas se ela seguisse as suas orientações e resolvesse um caso.
Vale citar o casal de investigadores Tommy E Tuppence que protagonizam cinco romances da Rainha do crime. Em cada romance tem uma grande passagem de tempo entre cada caso.
Além desses dois existem outros casais de detetives que se metem em investigações sem apoio da Polícia ou auxiliados por um dos detetives principais de Agatha. Posso citar o atrapalhado casal Bobby e Francês de " Por que não pediram a Evans? " onde tanto o lado feminino e masculino dividem o brilhantismo da investigação.
Além desses dois existem outros casais de detetives que se metem em investigações sem apoio da Polícia ou auxiliados por um dos detetives principais de Agatha. Posso citar o atrapalhado casal Bobby e Francês de " Por que não pediram a Evans? " onde tanto o lado feminino e masculino dividem o brilhantismo da investigação.
Espero que tenham gostado esse jeito de apresentar algumas indicações de livros de Agatha Christie. Mesmo que minha teoria parece loucura para vocês, este post está cheio de indicações que fogem um pouco dos que são mais recomendados por ai.
Diga o que você achou desse post nos comentários.
Olá,
ResponderExcluirEu simplesmente adoro ler um chick-lit, principalmente quando tem aquela dose de humor.
Eu não sabia que o aniversário da Agatha era hoje, seria muito bom se ela estivesse por aqui escrevendo mais e mais histórias.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Oi Babi, tudo bem?
ResponderExcluirAchei seu post super criativo e gostei da forma como você saiu da caixa para conectar os assuntos. Muito legal mesmo!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Tenho alguns livros da Agatha Christie na minha listinha mas nunca parei para pensar nela como uma autora de chicklit e faz total sentido. KKKKKK Ela arrasa demais!
ResponderExcluirMinha autora favorita do gênero é a Sophie Kinsella, morro de rir com os livros dela.
Abraço,
Parágrafo Cult
Oi Babi,
ResponderExcluirAté hoje, só li um livro da Agatha Christie, porém não tive uma ótima experiência.
Vou tentar ler essas suas dicas, já que gosto de um bpm chick-lit.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
confesso que nao li tanta coisa assim da Agatha, mas achei bem interessante sua teoria de chick lit apesar de ela ser bem conhecida por ser uma autora de mistério
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Que amor de post! Você não vai me matar se eu disser que nunca li os livros da Agatha, né? haha. Mas depois do seu post é impossível não querer conhecer as obras dela! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oie.
ResponderExcluirEu nunca realmente me interessei em ler Agatha Cristhie ate o momento. Simplesmente amo chick-lit e ia gostar do cheiro do suspense. Ver esses dois juntos seria sensacional.
Adorei o post.
Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
Acho a autora incrível demais, me inspiro muito nela para escrever
ResponderExcluirBeijos
E te convido pra participar do sorteio que tô fazendo no meu instagram, o prêmio são pincéis de maquiagem que trouxe do Canadá, espero que participe <3
http://www.opsquerida.com.br
Eu sou apaixonada por chick-lit e super fã da Sophie Kinsella.
ResponderExcluirAcho que eu li um livro da Agatha minha vida inteira, e adorei! Ela é um referencial em literatura de qualidade.
É uma ótima lista de indicações!
Beeijo!!
Grazy Carneiro
Meus Antídotos
Olá Babi
ResponderExcluirSiiiiiiim, eu nunca fiz essa associação, você está corretíssima, Agatha Christie pode ter sido a precursora do chick lit 🤗🤗
Amei forte esse gênero mistery lit!
Da autora li Assassinato no Expresso Oriente, A casa do penhasco, Mistério no Caribe e Um brinde de cianureto.
Levo já é agorinha suas indicações.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Eu adoro esses posts mais criativos e viajados, hehe, onde a gente pode fazer suposições e imaginar o que aconteceria se algum elemento fosse diferente - no caso, a idade da Agatha. Faz com outros autores também ♥
ResponderExcluirSabrina Santiago | www.mocadecasa.com
KKKKK
ResponderExcluirConfesso que nunca pensaria na "rainha do crime" como autora de um chick lit, mas lendo seu post, me convenceu que, não apenas foi possível, mas que ela realmente publicou livros do gênero, embora ele ainda não existisse na época. E eu li um livro em que Miss Marple aparece, mas o Nêmesis não. Vou até procurar aqui para conferir também. Gostei e até fica uma dica para nossas leituras coletivas, quem sabe? Outro que poderia ser uma opção seria O mistério dos sete relógios... Fica a dica! ;)
Bjks!
Mundinho da Hanna | Instagram
Eu comecei ler os livros da Agatha recentemente, mas nem em meus sonhos mais malucos eu colocaria ela no grupo do chick-lit hehehehe. Adorei as comparações de porque daria certo.
ResponderExcluirBeijos
Vidas em Preto e Branco