Um papo sobre filmes clichês e opiniões desnecessárias

                     Processed with VSCO with a6 preset

Esses dias estava atualizando a minha lista de filme assistidos no Filmow e como costume deslizei um pouco a tela para ver algumas resenhas  que os outros usuários fizeram. E deparei com alguns comentários que eu já  havia lido  milhares de vezes antes em filmes com um público semelhante daquel,mas dessa vez acabei parando um pouco para refletir  sobre aquilo. 


 O filme era “O Date perfeito” um filme juvenil que tem praticamente escrito CLICHÊ em letras garrafais junto  com o seu nome que causou algum comentário nas redes sociais alguns meses atrás,principalmente  por trazer Noah Centineo  e Camila  Mendes no elenco. 

 A Netflix vem nos últimos tempos apostando bastante nesse tipo de filme ,chegando até a lançar um filme clichê parodiando os filmes clichês. E  claro que se ela investe tanto  nisso é porque tem um bom público que ama consumir esse tipo de filme ( eu estou nesse grupo) . 
O Date Perfeito

 “O date perfeito”em si ,acabou não  sendo  tão  perfeito.O roteiro  tem algumas falhas   na construção  dos personagens  principalmente  o de Celia que tirando  a sua primeira aparição  no filme,precisa de algumas  aulas de Kat de “Dez coisas que eu odeio em você ” para levar esse título .Mas nos diálogos  do filme tentam  empurrar  essa  ideia. Ou a Shelby ,personagem  da Camila  Mendes que eu esperava um pouco  mais de destaque. 

 Não  foi exatamente um filme que caiu em cheio no gosto  do público  de “Para todos os garotos que amei”.Mas vale a pena  assistir  naquele  dia de tédio  ,como qualquer outro filme clichê. 

 “Para todos os garotos que ja amei” dos, filmes lançados  para esse público  da Netflix foi o que teve menos comentários  negativos e problematização  ,mas  a maioria  das resenhas críticas  de nota baixa dele tem como  justificativa  o filme ser clichê e fraco.Comentários semelhantes  se encontram em resenhas de outras produções  da Netflix destinada ao mesmo público ,que só  falta colocar um letreiro “comedia romântica  clichê  ” encima do filme.Então o que essas pessoas  estavam esperando?

              Para todos os garotos que ja amei

Como nem todo mundo é obrigado a gostar da mesma coisa , normal ter também um público que não se inclina para esse tipo de filme.

 Nenhum filme clichê surge com a intenção de revolucionar o jeito de se fazer comédia romântica ou fazer você sair da frente da TV refletindo sobre a sua existência e mudar sua maneira de enxergar o mundo.Então não  é algo que alguém  busque algo mais profundo  deva escolher.

É um tipo de filme feito para entretenimento e somente isso. As vezes esses filmes  traz alguma  coisa  diferente como  “Sierra Burgues é uma  loser” (2018).A primeira vista é um filme clichê  baseado no clássico  da literatura francesa “Cyrano de Bergmac” que inspirou o filme “Correndo atrás “(1998) e livros como o nacional “A marca de uma  lágrima ” de Pedro Bandeira .Porém  “Sierra ” traz uma proposta de desconstrução  de estereótipos dos filmes clichês: a patricinha  não  é tão  má  assim e a garota fora dos padrões  não  é tão   boazinha como imaginávamos  .Mas essa é uma  exceção  e não  a regra.

Sierrrs Burgues é uma loser


 Então para que esse ódio  desnecessário? Não tem nenhuma arma apontada para alguém quando abre a Netflix ,exigindo que assista aquele determinado filme e ainda coloque  o que achou na internet.

 Ao contrário tem um catálogo variado de filmes para todos os gostos disponível para o usuário  escolher  . 

 O pior é a tendência  de quem não gosta do clichê se achar superior ao colega que curte.

 A partir  daí  que tudo se expande. Eu comecei a ter esses pensamentos por causa desse fato corriqueiro,mas algo semelhante foi debatido na Booksfera:  há um tempo atrás ,ouve uma discussão  a partir da afirmação  ” leitor de verdade não lê livro de entretenimento ,eles lêem livros de conteúdos relevantes e clássicos.”

Megarromantico
Really?

 E consegue ser ainda mais amplo,porque para todo lado que você vai ,seja em um vídeo do  YouTube ou na selfie de alguma famosa no Instagram  ,vai sempre ter um comentário que discorda do que foi dito  e  rebaixa aquele que postou usando argumento toscos ou simplesmente jogando  um  discurso ofensivo.

 Mesmo que esse comentário  ofensivo  não  seja direcionado a mim,fico muito incomodada quando encontro  algum .E eu não  consigo entender exatamente a necessidade disso. O mundo é livre.Não gosta de famoso X ,então não segue .Não  curte tal música  então  não  ouve .(certo,as vezes se o seu vizinho  liga o som no alto fica um pouco dificil ,mas deu para entender o espirito da coisa.) .Procura se entreter com  coisas  que você  curte e comentar sobre isso. Se não  for falar nada de bom ou construtivo  .Melhor ficar quieto. 

 Não  acredito  que esse post vai ser lido por alguém  que tem esse estranho hábito. E também  acredito  que eu tenho  que dar menos atenção  a essse tipo de comentário. Eu que tenho  desejo de publicar um livro algum dia vou ter que lidar com isso porque  em algum  momento vai aparecer um  espírito  maligno querendo  destilar seu veneno  em criticas aleatórias  pela internet. Ja tive uma  experiência  bem parecida em um livro que eu acabei tirando  de circulação  porque fiquei  arrasada.

O usuário  deu uma estrela para o meu livro e o ata comentário  foi algo como “a história  parece ser escrita por uma menina de 17 anos que só pensa  na sua bateria “.A protagonista  dessa história  era realmente uma guria de 17 anos que escrevia em seu diário  e nos três  primeiros  capítulos  falou bastante da sua bateria que estava  proibida de tocar porque estava dando muito problema com os vizinhos. Mas lá pelo quarto capítulo  começa  a tomar um rumo bem diferente que com certeza o sujeito não  chegou a ler.Sem falar que ele não  pertencia nenhum pouco ao público -alvo do livro. 

 Um comentário desnecessário  que me deixou super para baixo por meses,quase me impediu de publicar o meu conto “Uma sereia em minha vida” na Amazon .E talvez essa seja a raiz de todo o meu incômodo com esses tipos de feedback. 

 Esse foi meu desabafo ,vocês também se sentem incomodados com esse tipo de “hate” gratuito?Ou ja sofreu algum?
                TAYLOR SWIFT GIF ,Tumblr

Comentários

  1. ridiculo msm esse ódio gratuito, eu to vendo bastante esse tipo de filme que é mesmo bem cliche e bobinho só pra passar o tempo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤