Resenha de "A invenção de Hugo Cabret"

julho 14, 2017


A primeira vez que eu ouvi falar sobre "A invenção de Hugo Cabret"foi em 2012 quando foi indicado ao Oscar de melhor filme em varias categorias.
Naquele ano também se destacava os filmes  "O artista" e "O discurso do rei".Foram esses filmes que comprei em uma tarde de Maio para assisitir.
Mas por um motivo que desconheço ,desses três Hugo Cabret foi o unico que eu assisti apenas metade e lembro quase nada além do fato que o filme era impressionante.
O meu DVD ds Hugo Cabret riscou , então quando tive a oportunidade de ler o livro , veio junto com ela a chance de relembrar o que tanto me impactou quando assistir o filme e enfir conhecer a trama  completa.1


Titulo:" A invenção de Hugo Cabret" 
Escritor :Brian Selznick 
Editora;SM
Ano:2007

A história se passa em Paris no ano de 1931 e nos apresenta a Hugo Cabret um garoto orfão que mora escondido sozinho na estação desde que seu tio desapareceu a alguns meses.
Ele regulariza todos os relogios da estação , serviço que seria do seu tio , e trabalha arduamente através dos desenhos de um caderno que seu pai deixou reeconstruir o autômato que tinha sido descoberto por seu pai no porão do museu onde ele trabalhava.
Hugo acredita que de alguma forma quando terminasse de consertar a maquina ela escreveria uma mensagem de seu pai para ele.
Passa meses assim, mas sua vida tem reviravolta quando acaba sendo pego pelo dona da loja de brinquedo onde conseguia as peças para continuar consertando o autômato e o propietario da loja confisca o caderno com os desenhos que o instruia .

Depois de alguns alto e baixos o garoto conseguiu concertar a engenhoca e é lançado novamente a outra trama envolvendo cinema e segredos que envolvem Isabelle , Hugo e Georges.

"–Você já parou para pensar que todas as máquinas são feitas por  algum motivo? –ele perguntou a Isabelle –Elas são feitas para  fazer a gente rir como esse ratinho,ou a indicar as hora , como os relógios,ou pra maravilhar a gente, como o autômato.Deve ser por isso que qualquer máquina quebrada sempre me deixa meio triste, porque ela não pode cumprir o seu destino.

Isabelle pegou o ratinho , deu corda novamente e pôs  de volta no balcão.

–Vai ver que com as pessoas e a mesma coisa. –continuou Hugo –Se você perder a sua motivação...é como se estivesse quebrado." 


"A invenção de Hugo Cabret " aparentemente é um livro longo ja que  possui mais de 500 páginas.Porém se engana totalmente quem realmente acredita nisso.
O livro possui uma narrativa simples e direta em terceira pessoa.
Nós não chegamos a entrar no psiqué dos persongens e não possui descrições detalhadas , assim a leitura ja flui de maneira mais rapida.E nesse livro a leitura também são feitas através de sequência de imagens  ,principalmente nos momentos que envolve ação.
As ilustrações que são feitas pelo autor da obra, Brian Selznick ,são belissimas  e ricas em detalhes . Em alguns momentos até parecem criar vida

E como a trama é emocionante e cheio de enigmas a narrativa também vai preendendo a atenção a cada capitulo.

.
Algumas sequéncias de imagem também passam sensação de movimento. 


Durante a leitura encontramos informações sobre as primeiras produções cinemátograficas.

Na verdade não foi muito curioso para mim nesse ponto porque eu ja li três livros sobre a Historia do cinema ,mas foi interessante a forma que apresentaram.
O que mais me emocionou nesse livro é a forma como no final todas as peças do inico da trama parecem soltas durante todo o desenrolar da trama acabam se emcaixando perfeitamente.
Um livro que recomendo tanto para quem assistiu e não assistiu .E para quem assistiu e esqueceu tudo 😂😂😂😂



E vocês ja leram esse livro ou assistiu filme?
Ao menos ficou curioso?Diga nos comentarios.

You Might Also Like

17 comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu não lembro de ter assistido esse filme por completo, devo ter visto apenas algumas partes... Amei saber que tem livro, com certeza irei ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Hey, Babi!
    Estou envergonhada, mas preciso admitir que nunca assisti ao filme, e não tenho muito interesse na leitura. Mas parece ser tão bom! Sua resenha me despertou certa curiosidade sobre a história, mas o número de páginas desanima... rsrs. Acho que vou ver o filme primeiro, e ver se me empolgo! haha.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  3. O filme é tudo, mas não sabia que o livro era tão bom assim. Parabéns pela resenha.

    http://oreinodaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei !!!

    Estou amando ler seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...

    Parabéns !!

    Samara Lima

    Colaboradora do Website Lotofácil de Hoje e de Ontem

    ResponderExcluir
  5. Oi Babi,
    Acredita que eu nunca li ou assisti?
    Bom, já vi partes, mas eu sempre acabo me desligando e fazendo outra coisa...
    Preciso me dedicar, os elogios a obra não param!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, lembrei agora que li esse livro no meu ensino fundamental, tem um tempinho! lembro que tinha gostado muito. bjssssssss

    Visite o nosso blog pfv
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Babi.
    Quem me recomendou esse livro foi meu patrão. Mas até hoje não consegui ler. E o filme toda vez que passa na tv eu não consigo assistir. Mas é um livro e filme que tenho interesse. Acho que os números de páginas só se tornam significativos quando a história é chata. Se não nem vemos elas passar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Babi! Que pena que o DVD riscou, que dó #triste, mas que bom que ao menos vc tem o livro. Eu lembro que gostei muito do longa, foi encantador, quero conferir o livro tb

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Babi!! Eu vi o filme, porém, não gostei. Eu vi esse livro na época de escola, fiquei encantada por ele, mas pegar um livro e não ler, não rola haha só fiquei no encantamento.
    Beijinhos, Jenni.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi o filme e achei bem interessante, mas confesso que também fiquei com aquela sensação de "poxa, é só isso?", mas achei a edição do teu livro uma fofura ♥ A história é um tanto quanto diferente e acho bacana valorizar contextos fora do comum. Além disso, os atores que interpretaram os personagens principais no filme também são muito bons.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Babi!
    Eu sempre tive vontade de assistir o filme pra saber que raios que invenção foi essa. Já o livro eu passo por agora...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  12. Olá Babi
    Assisti o filme e achei um encanto, apesar de ser um enredo um tanto complexo pelo fato de ser histórico, mas as atuações foram ok e prendeu a atenção até o final que achei muito amorzinhooooo.
    Agora fiquei curiosa com o livro, quero muito conhecer a narrativa especialmente por amar ilustrações.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Minha edição é igual a sua!
    Acho as ilustrações desse livro tão lindas;;

    ResponderExcluir
  14. Oi Babi,
    Admito que não conhecia nem o filme e nem o livro, e me interessei bastante. Ótima resenha. E essa edição é linda ein?

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  15. Faz alguns anos que assisti o filme, lembro que achei o cenário do filme maravilho.
    Vi esse livro a venda no Sebo da minha cidade, pensei até em comprar ele mas acabei escolhendo outro livro. Com essa sua resenha fico um pouco arrependida em não ter comprado esse livro. Ele parece ser encantador!

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
  16. Oi Babi!
    Eu nunca li o livro, mas achei lindo o filme dirigido pelo Martin Scorsese. Ele conta a história do cinema de uma forma bastante lúdica e eu vejo como uma ótima introdução para crianças e adolescentes. Espero um dia ter a oportunidade de ler o livro também :)

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar do filme, mas nunca me interessei em assistir. Mas quem sabe eu não dê uma chance ao livro? Parece ser muito bom!

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir

Oi , que bom te ver por aqui.Sempre sera bem-vindo no meu mundinho.


💐Não deixe essa visita em branco , deixe o seu comentario e o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita

💐Comentários ofensivos serão excluidos

💐 Antes de fazer algum comentário leia o post .Comentarios irrelevantes ou fora de contexto não sera retribuido e ainda gera feedback negativo para você e seu blog.