Resenha "A invenção de Hugo Cabret" Brian Selznick
A primeira vez que eu ouvi falar sobre "A invenção de Hugo Cabret" foi em 2012 quando foi indicado ao Oscar de melhor filme em várias categorias.
Naquele ano também se destacava os filmes "O artista" e "O discurso do rei". Foram esses filmes que comprei em uma tarde de Maio para assistir no DVD de casa.
Mas por um motivo que desconheço, desses três Hugo Cabret foi o único que não assisti inteiro. Eu assisti apenas metade e lembrava quase nada além do fato que o filme era impressionante.
O meu DVD de Hugo Cabret riscou, então quando tive a oportunidade de ler o livro, veio junto com ela a chance de relembrar o que tanto me impactou quando assisti parte do filme e enfim conhecer a trama completa.
Título:" A invenção de Hugo Cabret"
Escritor :Brian Selznick
Editora: SM
A história de "A invenção de Hugo Cabret " se passa em Paris no ano de 1931 e nos apresenta a Hugo Cabret um garoto órfão que mora escondido na estação desde que seu tio desapareceu a alguns meses.
Ele regulariza todos os relógios da estação , serviço que seria do seu tio , e trabalha arduamente através dos desenhos de um caderno que seu pai deixou, reconstruir o autômato que tinha sido descoberto por seu pai no porão do museu onde ele trabalhava.
Hugo acredita que de alguma forma quando terminasse de consertar a máquina, ela escreveria uma mensagem de seu pai para ele.
Enquanto ainda estava empenhado nesse projeto, a vida de Hugo Cabret tem uma reviravolta quando acaba sendo pego pelo dono da loja de brinquedo onde "conseguia"( pegava emprestado sem pedir e pretensão de devolver) as peças para continuar consertando o autômato. Como punição o proprietário da loja confisca o caderno com os desenhos que o instruía e Hugo se empenha em recuperar o caderno com ajuda de Isabelle, a neta do dono da loja.
Depois de alguns alto e baixos o garoto conseguiu concertar a engenhoca e é lançado novamente a outra jornada. Uma jornada envolvendo a história do cinema e segredos que envolvem Isabelle, Hugo e Georges.
"–Você já parou para pensar que todas as máquinas são feitas por algum motivo? –ele perguntou a Isabelle –Elas são feitas para fazer a gente rir como esse ratinho,ou a indicar as hora , como os relógios,ou pra maravilhar a gente, como o autômato.Deve ser por isso que qualquer máquina quebrada sempre me deixa meio triste, porque ela não pode cumprir o seu destino.
Isabelle pegou o ratinho , deu corda novamente e pôs de volta no balcão.
–Vai ver que com as pessoas é a mesma coisa. –continuou Hugo –Se você perder a sua motivação...é como se estivesse quebrado."
"A invenção de Hugo Cabret " aparentemente é um livro longo já que possui mais de 500 páginas. Porém se engana totalmente quem realmente acredita nisso.
O livro possui uma narrativa simples e direta em terceira pessoa.
Nós não chegamos a entrar no psiquê dos personagens e não possui descrições detalhadas , assim a leitura já flui de maneira mais rápida.
Nesse livro a imagem também é um recurso para desenvolver a história leitura, feitas através de sequência de imagens, principalmente nos momentos que envolve ação, onde o que acontece é demonstrado por sequências de ilustrações.
Nós não chegamos a entrar no psiquê dos personagens e não possui descrições detalhadas , assim a leitura já flui de maneira mais rápida.
Nesse livro a imagem também é um recurso para desenvolver a história leitura, feitas através de sequência de imagens, principalmente nos momentos que envolve ação, onde o que acontece é demonstrado por sequências de ilustrações.
As ilustrações que são feitas pelo próprio autor da obra, Brian Selznick, são belíssimas e ricas em detalhes . Em alguns momentos até parecem criar vida.
E como a trama é emocionante e cheio de enigmas a narrativa também vai prendendo a atenção a cada capitulo.
.
Durante a leitura encontramos informações sobre as primeiras produções cinematográficas.
Na verdade não fiquei muito curiosa nessas partes porque eu já li alguns livros sobre a Historia do cinema ,mas foi interessante a forma que apresentaram.
O que mais me emocionou nesse livro é a forma como no final todas as peças que no inicio da trama parecem desconectadas, durante o desenrolar da trama acabam se encaixando perfeitamente.
Um livro que recomendo tanto para quem assistiu e não assistiu a adaptação de "A invenção de Hugo Cabret. E também para quem assistiu e esqueceu tudo 😂😂😂😂
E vocês já leram esse livro ou assistiu filme?
Ao menos ficou curioso?Diga nos comentários.
Olá, tudo bem? Eu não lembro de ter assistido esse filme por completo, devo ter visto apenas algumas partes... Amei saber que tem livro, com certeza irei ler!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Eu também não assisti o filme inteiro hehe.
ExcluirTambém achei legal quando soube do livro.
E uma leitura muito boa.Recomendo
Beijos
Hey, Babi!
ResponderExcluirEstou envergonhada, mas preciso admitir que nunca assisti ao filme, e não tenho muito interesse na leitura. Mas parece ser tão bom! Sua resenha me despertou certa curiosidade sobre a história, mas o número de páginas desanima... rsrs. Acho que vou ver o filme primeiro, e ver se me empolgo! haha.
Mil beijokas - Entre um Livro e Outro
Menina , o numero de paginas é uma armadilha kkk
ExcluirNa verdade é livro para se ler em um dia
Beijos
O filme é tudo, mas não sabia que o livro era tão bom assim. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirhttp://oreinodaspaginas.blogspot.com.br/
Lembro que o filme foi bem impressionante.
ExcluirQue bom qie gostou da resenha
Beijão
Amei !!!
ResponderExcluirEstou amando ler seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...
Parabéns !!
Samara Lima
Colaboradora do Website Lotofácil de Hoje e de Ontem
Oi Samara.
ExcluirObrigado pelo comentario.Sempre bom saber que estão gostando do que a gente produz com tanto carinho.
Beijos
Oi Babi,
ResponderExcluirAcredita que eu nunca li ou assisti?
Bom, já vi partes, mas eu sempre acabo me desligando e fazendo outra coisa...
Preciso me dedicar, os elogios a obra não param!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Ale
ExcluirÉ muito bom .O livro e pelo pouco que lembro o filme também é .
Beijos ^^
Nossa, lembrei agora que li esse livro no meu ensino fundamental, tem um tempinho! lembro que tinha gostado muito. bjssssssss
ResponderExcluirVisite o nosso blog pfv
http://gemanas.blogspot.com.br/
É bem legal e eu gostei porque é o tipo de leitura que da para indicar pra qualquer um
ExcluirBeijos
Olá, Babi.
ResponderExcluirQuem me recomendou esse livro foi meu patrão. Mas até hoje não consegui ler. E o filme toda vez que passa na tv eu não consigo assistir. Mas é um livro e filme que tenho interesse. Acho que os números de páginas só se tornam significativos quando a história é chata. Se não nem vemos elas passar hehe.
Prefácio
Sil , pegue esse livro e leia. Pouquissimo tempo você termina ele .
ExcluirEu e seu chefe estamos mandando haha
Beijos
Oi Babi! Que pena que o DVD riscou, que dó #triste, mas que bom que ao menos vc tem o livro. Eu lembro que gostei muito do longa, foi encantador, quero conferir o livro tb
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Acredito que ira amar livro Mi
ExcluirBeijos
Oi, Babi!! Eu vi o filme, porém, não gostei. Eu vi esse livro na época de escola, fiquei encantada por ele, mas pegar um livro e não ler, não rola haha só fiquei no encantamento.
ResponderExcluirBeijinhos, Jenni.
sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com
Jura que não gostou do filme ? 😱
ExcluirEu não assisiti inteiro mas o que eu vi eu amei.
Mas é assim a vida.Nem sempre a obra agrada a todos
Beijos
Eu já vi o filme e achei bem interessante, mas confesso que também fiquei com aquela sensação de "poxa, é só isso?", mas achei a edição do teu livro uma fofura ♥ A história é um tanto quanto diferente e acho bacana valorizar contextos fora do comum. Além disso, os atores que interpretaram os personagens principais no filme também são muito bons.
ResponderExcluirEu sou uma alien em assunto de atores de filme.Entendo nada dessas coisas hehe
ExcluirEu achei o filme muito bom ,rs.Não tive essa sensação.
A edição é maravilhosa mesmo
Beijos
Oi, Babi!
ResponderExcluirEu sempre tive vontade de assistir o filme pra saber que raios que invenção foi essa. Já o livro eu passo por agora...
Beijos
Balaio de Babados
Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!
Luiza , a invenção na verdade nem foi criada pelo Hugo.Não entendi porque esse é o titulo haha
ExcluirBeijos
Olá Babi
ResponderExcluirAssisti o filme e achei um encanto, apesar de ser um enredo um tanto complexo pelo fato de ser histórico, mas as atuações foram ok e prendeu a atenção até o final que achei muito amorzinhooooo.
Agora fiquei curiosa com o livro, quero muito conhecer a narrativa especialmente por amar ilustrações.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Acredito que tu ira amar Luli.
ExcluirBeijos
Minha edição é igual a sua!
ResponderExcluirAcho as ilustrações desse livro tão lindas;;
Lindo mesmo Clayci 😍😍😍
ExcluirBeijos
Oi Babi,
ResponderExcluirAdmito que não conhecia nem o filme e nem o livro, e me interessei bastante. Ótima resenha. E essa edição é linda ein?
Beijos,
Garota Perdida nos Livros
Sim , a edição é muito linda.
ExcluirAcho que dava para ser mais linda ainda hehe
Não acredito que não ouviu falar do filme?
As vezes passa despercebido
Beijos
Faz alguns anos que assisti o filme, lembro que achei o cenário do filme maravilho.
ResponderExcluirVi esse livro a venda no Sebo da minha cidade, pensei até em comprar ele mas acabei escolhendo outro livro. Com essa sua resenha fico um pouco arrependida em não ter comprado esse livro. Ele parece ser encantador!
Epílogo em Branco
Não lembro muito do cenario...
ExcluirEu sou suspeita para falar ,mas me encantei pelo livro o mesmo tanto que me encantei com o filme
Beijos
Oi Babi!
ResponderExcluirEu nunca li o livro, mas achei lindo o filme dirigido pelo Martin Scorsese. Ele conta a história do cinema de uma forma bastante lúdica e eu vejo como uma ótima introdução para crianças e adolescentes. Espero um dia ter a oportunidade de ler o livro também :)
beijos
Psicose da Nina | Instagram
Colunista no Estante Diagonal
Oi Nina
ExcluirPensei a mesma coisa quando li esse livro.
Perfeito para introduir no universo da leitura <3
Beijos
Já tinha ouvido falar do filme, mas nunca me interessei em assistir. Mas quem sabe eu não dê uma chance ao livro? Parece ser muito bom!
ResponderExcluirBeijos,
Próxima Primavera
Acredito que tu ira amar.Tanto o livro quanto o filme
ExcluirBeijos
Oi Babi! Nunca havia visto esse livro e nem o filme. Mas parece um tipo de narrativa diferente. Me interessei tanto. Não sei se consigo ler agora, mas a próxima vez que for na saraiva vou procurar para espiar as páginas.hehe
ResponderExcluirBeijocas
Resenhando por Marina
De uma espiada sim , eu gostei da proposta dinamica do livro.
ExcluirÉ desses livros que se lê em um piscar de olho
Beijos
Oi Babi! Tudo bem? Eu conheço essa história de nome apenas, mas nunca assisti nem li o livro... Mas gostei bastante da sua narrativa e vai ficar aqui na lista para ler no futuro. E vou tratar de procurar o filme também! =)
ResponderExcluirBjks!
https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/
Oi Hannah.Sério?
ExcluirAcredito que ira amar os dois
O livro tem páginas lindas
ResponderExcluira história parece ser bem bolada
to te seguindo
bju
Karina Pinheiro
💙💙💙💙
ExcluirAaah, eu assisti esse filme muito tempo atrás, mal lembro da história, mas lembro que adorei <3
ResponderExcluirO livro parece ser realmente bom e uma coisa que não me importo nos livros é quantidade de páginas. Porque uma boa história nunca terá páginas o suficiente para mim <3
Beijoos
Oi Kimberly.
ExcluirSomos duas.Não lembrava nada do filme também, mas lembrava que amei demais.
Beijos
Oi Babi
ResponderExcluirLi esse livro a alguns anos e me lembro da história bem. Foi um livro que me emocionou e me prendeu do início ao fim. O filme também é bem bom, mas o livro ainda ganha.
Vidas em Preto e Branco
Verdade. Tanto o filme quanto o livro são lindos
Excluir