Resenha: "Posso te dar o meu coração? "Ganymedes José
Eu me auto-presentei relendo o livro Posso te dar o meu coração? do autor Ganymedes José, um dos meus autores favoritos da pré-adolescência.
Ele é o principal motivo de eu ter começado ler a rainha Agatha Christie e culpado pelo meu desejo de conhecer a histórica Ouro Preto graças ao livro "Ladeira da saudade" .
Título :Posso te dar o meu coração?
Escritor:Ganymedes José
Editora:Moderna
Paginas: 184
Quando eu tinha 12 anos conheci o trabalho do escritor brasileiro Ganymédes José e li praticamente tudo dele que encontrei pela frente.
Drama, romance,comédia ou policial.Eu sempre gostava das tramas criada pelo escritor paulista.
Um dos seus livros que mais me marcou foi "Posso te dar meu coração?" que li no mês de Janeiro de 2005 e não foi um dos meus favoritos dele.
Lembrava vagamente que algo me incomodou durante a leitura, mas não lembrava o motivo. E sentia curiosidade de ler-lo novamente tendo consciência do final emocionante que Ganymedes nos presenteou no fim da trama de "Posso te dar o meu coração?" .Esse desejo de reler o livro nasceu em 2012, mas somente agora pode reencontrar com os personagens e a escrita de Ganymedes.
A trama de "Posso te dar o meu coração?" se desenvolve em torno dos jovens Pati, Alex e Deanna.
Pati é uma garota tímida que nutre uma paixão platônica de anos por Alex seu amigo de infância e criação.Enquanto a garota tentava arranjar coragem de declarar o seu amor pelo garoto, Alex conhece Deanna por quem se apaixona.
Deanna não corresponde aos sentimentos do garoto, porém graças a um concurso cultural na TV que ela queria se inscrever e para isso precisava conhecer a biografia de um importante músico brasileiro. E a solução dos problemas da pianista estava com o avô de Alex e por isso ela se aproxima do rapaz, o que desperta a raiva de Pati.
Parece cliché olhando assim. Uma paixão platônica, um triângulo amoroso, o rapaz que corre atrás de uma garota que não corresponde aos sentimentos e deixa isso claro. Porém os caminhos tomados pelo autor durante o desenrolar mostra que não é esse o caso.
Ganymedes José tem uma escrita simples e envolvente. Porém nesse livro existe um defeito: Diálogos cansativos.
A trama se passa em uma cidade do interior de São Paulo em ano de eleição, onde o povo esta descontente com o descaso do prefeito com o desenvolvimento da cidade.
Ao mesmo tempo que me impressiono que "Posso te dar o meu coração?" um livro escrito em 1989 ter uma realidade política parecida com de várias cidades do interior atualmente, me senti cansada por sempre os diálogos acabarem voltando para esse foco
Também achei cansativo os capítulos aonde o avô de Alex narrava a biografia do musico Justino Gomes de Castro.
Na verdade Ganymedes escreveu o livro com objetivo de homenagear o compositor e maestro que conheceu na sua infância, e cujo o seu trabalho não recebeu merecido reconhecimento.
E hoje em dia o romance é o único material biográfico do musico brasileiro na internet.Pode pesquisar o nome do maestro no Google
Acredito que pelo autor estar tão indignado com o esquecimento dos grandes artistas da nossa cultura, ele acabou desabafando através dos seus personagens essa revolta. Porém em minha opinião ele exagerou na dose.
.
A narrativa se desenvolve em terceira pessoa alternando entre os três personagens principais .Pessoas que podemos facilmente esbarrar na rua.Eu mesma me identifico com uma personagem .Com 12 anos já previa que eu seria uma especie de Pati no campo amoroso e com 24 anos eu posso dizer, eu estava certa.
Na releitura da trama eu percebi que não evolui em alguns aspectos já que achei os mesmos dialagos cansativos, porém tive uma compreensão maior de tudo que estava acontecendo em "Posso te dar o meu coração?" que a 12 anos atrás eu não pode captar.
Uau! Eu quero ler esse livro! É a minha cara haha sua resenha está ótima, infelizmente não conheço o trabalho desse escritor.
ResponderExcluirQuero ler o livro "O amor chegou de surpresa" foi publicado em 1999 por Arlynn Presser e estou ficando sem sono querendo reler esse livro incrível, amo livros que se passam em lugares pequenos... Super indico esse livro!
Muitos beijos ^_^
melissamorei.blogspot.com.br
Oi Mel.
ExcluirQue bom que você gostou da resenha.
Eu também li esse livro "O amor chegou de surpresa",é um amorzinho.Fiquei com vontade de reler.
Beijos
Oi, Babi!
ResponderExcluirAchei bem fofo o título e a capa do livro.
Diálogos cansativos sempre me brocham numa leitura, então acho que esse seria um dos grandes empecilhos para mim.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias
Também achei um defeito meio grave.
ExcluirMas pode ter certeza que se pular os dialagos entediantes ele não compromete a historia em si.
Beijos
Oi Babi! Eu adorei a resenha, é bom quando a gente reler um livro e compreende melhor a trama! Preciso reler alguns! E diálogos cansativos desanimam um pouco, uma pena!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Reler livro é como você encontrar uma pessoa que não ve a muito tempo e conseguir ver-la de uma forma diferente.
ExcluirBeijos
Não conheço essa autor. É bem verdade que os autores nacionais são pouco divulgados, e é sempre bom ouvir falar de novas possibilidades dentro da leitura nacional.
ResponderExcluirhttp://chavedepensamentos.blogspot.com.br/
Verdade.
ExcluirEsse escritor já é bem antigo , faleceu antes que eu tivesse nascido.Mas a verdade é que tem muita pouca divulgação do que é nosso.Muito dificil um autor brasileiro conseguir um minimo destaque.
Beijos
Oiii
ResponderExcluiradorei o título, é muito fofo.
quando relemos uma história em outra idade e em outra época, sempre temos uma outra opinião e uma outra visão da história.
Muito fofo seu blog
xoxo
Karina Pinheiro
Oi Karina 😍😍
ExcluirVerdade nunca vemos uma obra da mesma maneira.Cada leitura é uma sensação unica.
Beijos
Oi Babi!
ResponderExcluirAdorei a dica, não conhecia... Capa linda, premissa boa e muitos elogios. Já quero ler!
Confesso que uma narrativa na terceira pessoa não me agrada muito, mas pode ser uma chance para eu me livrar desse trauma, né?
Beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Alessandra
ExcluirA escrita do Ganymedes é bem direta.Mas espero que goste dele , li muitos livros dele e gostava muito do trabalho dele quando mais nova ,mas a historia tem um final muito bonito.Recomendo!
Beijos
Olá, gostei do livro super interessante ele parece clichê mais acredito que não seja. Já li A Ladeira da Saudade várias vezes e gostei da leitura apesar de ser mais histórica.
ResponderExcluirwww.mundofantasticodoslivros.blogspot.com
Verdade "Ladeira "falava bastante sobre historia ,mas gostei bastante dele.
ExcluirSe você gostou desse vai gostar também de "Posso te dar o meu coração?"
Beijos
Olá Babi
ResponderExcluirQue capa e título lindossssssss
Gosto de escrita simples e direta, ajudam naqueles momentos de entretenimento descompromissado.
Pena que tem diálogos cansativos :/
Adorei sua ideia de uma releitura.
Fiz poucas, mas sempre me surpreendo como nosso olhar e compreensão de transformam com o tempo!
Maravilhoso post!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Oi Luli
ExcluirEu gosto de reencontrar alguns livros ,mas nem todos.Sempre temos um novo olhar,um detalhe que passa despercebido.
Essa capa é realmente muito linda .Fiquei apaixonada por ela a primeira vez que eu vi
Beijos
Olá, Babi.
ResponderExcluirEu li vários livros do autor na minha adolescência. Amava aqueles da série da Inspetora. Esse eu não lembro de ter lido. Eu estou com uma ideia de fazer isso, reler livros que li a 20, 25 anos atras e ver como é minha reação as histórias. Acho que deve ser uma ótima experiencia.
Prefácio
Também acho.
ExcluirPrepare-se para achar metade meio bobo haha.
Eu só li apenas um da Inspetora :/, mas achei bem legal.
Mas li muito e fico feliz em encontrar alguém que também conheceu o trabalho dele.
Beijos Sil
Babe, não conhecia esse autor, mas fiquei curiosa depois de ler o seu post. Fora que achei a capa mega fofa, né? <3
ResponderExcluirBeijos da Supimpa Girl
Oi Vivi
ExcluirA capa é mega fofa mesmo.Eu ja queria reler o livro e quando vi essa edição ela só aumentou.
Espero que você goste se tiver oportunidade de ler
Beijos
Ainda não conhecia o autor, mas achei bem interessante! Amei a capa do livro, pena que os diálogos são cansativos, né? Mas gostei da resenha <3
ResponderExcluirUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Oi Gabs ,uma pena mesmo,mas é uma otima leitura.
ExcluirBeijos
Oie Babi =)
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas apesar da premissa da história parecer bem fofa o fato dos diálogos serem cansativos me desanimou um pouco.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Excluiroi Ane
Entendo,deve dar um desanimo mesmo.Mas da para pular os dialagos haha
E não são todos.
Beijos