Eu assisti "O escaravelho do diabo" (Resenha e comparação com o livro)


Resenha critica do filme "O escaravelho do diabo" lançado pela Globo Filmes em Abril de 2014

Como eu comentei em Livros nacionais que deveriam virar filme publicado durante o mês de Agosto (mês do Beda) adaptações literárias para o cinema faz crescer o interesse do público para a obra adaptada.
E esse ano no Brasil foi lançado dois filmes baseados em obras da literatura infanto-juvenil.

"Uma fada veio me visitar" de Thalita Rebouças que foi para as telonas sendo interpretada por Kefera. E "O escaravelho do diabo".


Resenha critica do filme "O escaravelho do diabo" lançado pela Globo Filmes em Abril de 2014

Sobre o livro "O escaravelho do diabo"


"O escaravelho do diabo" nasceu como folhetim, tendo como base o clássico francês "L Assassin Habit au 21" e foi transformado em livro pela editora Atica anos depois na sua famosa Coleção Vaga Lume.
A obra de Lúcia Machado de Almeida foi uma das mais vendidas desta coleção e por isso foi também o primeiro a ser escolhido para ganhar às telonas.
No livro todo o romance policial se desenvolve em uma cidade interioriana na década de 40 onde o jovem Alberto, estudante de medicina, percebe um padrão entre assassinatos recentes em sua cidade..
Alberto começa  a auxilia o delegado Pimentel em suas investigações a procura do maníaco cujo as vítimas são pessoas ruivas que antes da morte recebem um escaravelho como aviso.

O filme "Escaravelho do diabo"

No filme o diretor Carlos Millani optou em transferir a trama para os dias atuais e mudar a idade do potrogonista Alberto para o de uma criança.
A escolha seria supostamente para que justificasse o comportamento as vezes ingênuo do personagem e ajudar o público infantil se identificar com a trama.
Porém ao assistir o filme a alteração parece ter sido ridícula.
O menino após a morte do irmão, mora apenas com uma empregada que não se preocupa com a segurança do menino. 
Ele anda livremente pelas ruas a noite, ajuda em investigações policiais e ainda guia uma moto em uma das cenas.
Olhando pelo ângulo de uma criança acabou de certa forma um comportamento errado sendo que o potrogonista tem apenas 12 anos.
Também por causa dessa alteração o triângulo amoroso entre Rachel, Alberto e Verônica foi extinto.
Verônica foi transformada em irmã mais velha de Rachel, que no filme é a amada de Alberto.
 O que de certa forma tem algum sentido já que é mais interessante Alberto ser apaixonado por uma ruiva.
Outra escolha que tornou o filme estranho foi excluir a lista de suspeitos da pensão e fazer o assassino aparecer apenas em flashbacks confusos que aparecem em  momentos aleatórios na trama, e só ganha sentido no fim do roteiro. Além da narração em off do assassino que da um toque sinistro.

A escolha acaba tirando aquela magia que ouve nos leitores de se perguntar afinal quem seria o perigoso assassino que estaria entre alguns dos hóspedes da pensão.
Porém a decisão do personagem delegado Pimentel interpretado por Marcos Caruso sofrer de alzheimer foi algo mais positivo pois justifica ele aceitar interferência de um garoto nas investigações, o mesmo podia funcionar com o livro, já que Alberto Jovem também executa idéias que se esperaria de alguém que ja tenha experiência no ramo da polícia e não de um estudante.
Outro ponto que acaba tornado a trama melhor foi em diminuir consideravelmente os personagens de origem estrangeira em "O escaravelho do diabo" já que esse fator no livro deixava a trama  irreal.
Minha grande esperança era que o desfecho fosse um menos sensacionalista do que a do livro, mas pelo jeito isso é impossível.
E acho sinceramente que preferia a original por motivos pessoais.
Lamentavelmente nesse caso eu acredito que um pouco mais de fidelidade a trama original teria garantido uma melhor experiência tanto pelo expectador do filme e o leitor/expectador.
Adaptações literárias dificilmente agradam o público leitor, mas existe a possibilidade de ser algo mais fiel como vimos em "Como eu era antes de você". 
E já que um dos públicos que Millani queria alcançar era os leitores da coleção atraidos pela sensação de nostalgia, ele pecou um pouco na trama.








E você ja assistiu a adaptação para o cinema desse clássico da "Vaga Lume".O que achou?Concorda comigo ou não?

Deixe nos comentários


Comentários

  1. Oi Babi, tudo bem?

    Eu não li o livro. Assisti o filme e achei bem confuso, não conseguiu me agradar. Concordo totalmente com sua opinião sobre o filme, ficou longe de ser bom. Pretendo ler o livro e agora sabendo que a história foi mudada completamente para a adaptação nas telonas já me interesso bem mais!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas coisas até que foi fiel,mas como você viu o resultado ficou muito estranho.

      Espero que goste do livro
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Babi! Sou apaixonada pela série Vaga-Lume, li vários, mas, confesso com muita vergonha que justamente esse que é um dos clássicos da série eu não li... =(
    Tenho vontade de assistir ao filme, o enredo me prende a atenção, mas, não gosto dessas mudanças bruscas no enredo para agradar ou desagradar certo tipo de público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também odeio,mas temos que aceitar...ou talvez reclamar depois na internet kkk
      Amo demais a série Vaga Lume,mas confesso que fugi bastante desse livro por causa do título não tão atraente assim.

      Beijos Cecy

      Excluir
  3. Oi Babi,
    Ainda não li, nem assisti, então não posso opinar muito, rs.
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não li o livro e nem assisti o filme,rs.
    Acho que não faz muito o meu estilo.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu enrolei bastante para ler esse livro.
      Principalmente por causa do título,mas não é tão aterrorizante assim.

      Beijos Esther

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta se a vontade para deixar o seu comentário, Deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuídos.

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤

Postagens mais visitadas