domingo, 24 de julho de 2016

Resenha "O mistério Sittaford" Agatha Christie

Essa semana me despertou uma vontade de ler um pouco de Agatha Christie.
Hoje trago  a resenha de um dos clássicos de Agatha "O mistério Sittaford"





Titulo:O mistério Sittaford 
(The Sittaford Mistery)
Autor:Agatha Christie
Editora:LePM Pocket
Paginas:256
Ano: 1931



Em uma tarde fria com anúncio de uma futura tempestade de neve, um pequeno grupo se encontra na mansão Sittaford , alugada por uma mulher vinda da África do Sul  e que " quer viver um Natal à moda antiga " segunda explicações  por uma pessoa querer passar a temporada de inverno em Sittaford e pagando tão bem que o proprietário da mansão até se mudou para a casa em uma aldeia próxima de Sittaford.
Por algum motivo o grupo reunido na mansão  acaba reunidos em volta de uma mesa  para jogarem mesa girante.
O que era apenas uma brincadeira para Violet e Ronnie, tornou um aspecto bem assombroso quando o "espírito" informou à um dos presentes a morte do seu melhor amigo.


   " A mesa começou a sacudir... lenta e ritmada. Tão devagar que era fácil contar as letras.
  “M...” – uma pausa – “O... R T...O.”
  – Morto.
  – Alguém está morto?
  Em vez de sim ou não, a mesa começou a sacudir de novo até alcançar a letra T.
  – T... refere-se a Trevelyan?
  “Sim.” 

 Capitão Trevelyan é um homem de posses ,ambicioso e sovina.O que afastou ele de sua  família.
 Porém com a sua morte , os seus sobrinhos e sua irmã receberiam um bom dinheiro.
 Um desses herdeiros, Jim Pearson por coincidência esteve com o seu tio naquele dia.
Ele havia feito uma pequena falcatrua no seu local de trabalho e provavelmente foi pedir dinheiro ao tio rico para tirar-lo da encrenca que ele se meteu,  o empréstimo tinha grandes chances de ser  negado.
Veja bem,um motivo, oportunidade e nenhum álibi ...o inspetor Narracott achou o seu principal suspeito.
 Mas Emily, a noiva do rapaz  acredita em sua inocência e se une ao jornalista Charles Enderby que se encontra na cidade para entregar um prêmio de seu jornal e conseguiu um furo com o assassinato do proprietária da mansão em Sittaford.
 Emily então rouba a cena, além de conquistar o coração de metade do personagens masculinos do romance ela é a personagem com mais presença no desenrolar da trama.
Mesmo ainda Narracott estar investigando o caso , pois ainda não havia se convencido de que realmente pegou o assassino , Agatha foca mais em Emily , o que acaba apagando os outros personagens da trama que pouco aparecem e tem pouco aproveitamento.
Outro personagem misterioso é  chamado de Duke, um dos presentes na cena da mesa girante que simplesmente nenhum personagem sabe defini-lo.
Outras tramas auxiliares é Ronnie, um rapaz que passa as temporadas de inverno em  Sittaford para fazer companhia a sua tia moribunda,mas Ronnie faz isso por interesse e por isso a sua tia,uma mulher de personalidade forte tem prazer de judiar do rapaz.
A irmã de Trevelyan,cujo o marido ao qual ela adora esta adoentado e é a principal suspeita de Emily.O marido da sobrinha de Trevelyan que mentiu o seu álibi para a policia e é o principal suspeito de Narracott.
A forma como o mistério foi resolvido em minha opinião foi muito súbita e um pouco inexplicável de como se chegou aquela conclusão ,porém um dos personagens que eu mais suspeitei foi exatamente o escolhido por Agatha.
O livro é narrado em terceira pessoa e é uma leitura rápida e agradável.

Curiosidades:

Encontrei vários elementos como o fato do assassinado ser um pão duro que acabou ter deixado a sua herança para sobrinhos e principalmente a brincadeira da mesa girante me fez lembrar do livro "A morte tem sete herdeiros", livros dos brasileiros Stella Carr e Ganymedes José e que despertou o meu interesse por Agatha Christe (Marcos Rey também fez a sua colaboração )
Esse livro é uma parodia ao gênero policial ,lotado de cenas hilárias (marca de ambos escritores) e absurdas (culpo a Stella Carr) e tem uma participação super especial da Agatha Christei, quem gosta de comédia e ainda não leu esse livro eu recomendo.Uma leitura rápida,leve e engraçada.



Ja leu esse livro da Agatha?
Diga nos comentarios 




  

2 comentários:

  1. Oi, menina. Primeiramente muito boa resenha, parabéns.
    Confesso que me deu uma vontade de ler este livro. Vou adiciona a minha lista, o que falta é o tempo de tanto livro que tenho para ler rs. Beijos!

    https://belanaoadormecida.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Luana Santos. Espero sempre te ver por aqui.
      Beijos

      Excluir

Oi , que bom te ver por aqui.Sempre sera bem-vindo no meu mundinho.


💐Não deixe essa visita em branco , deixe o seu comentario e o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita

💐Comentários ofensivos serão excluidos

💐 Antes de fazer algum comentário leia o post .Comentarios irrelevantes ou fora de contexto não sera retribuido e ainda gera feedback negativo para você e seu blog.