Guia pratico para novos leitores-Como eu leio no celular

março 23, 2017




O Guia Pratico para novos leitores voltou...quer dizer nesse caso não e somente para os novatos no mundo literário.

Quem não tem cão caça com gato ...e quem não tem tanta condição financeira a recorre ao Pdf que e o meu caso.
E hoje eu vim falar um pouco sobre como eu leio nesse celular
O PDF é muito mau visto por vários leitores ,algumas editoras  e escritores.
Devem ser odiado principalmente por livrarias.
E eu entendo...é um livro lido sem ter sido comprado.
Mas também amplia o publico leitor com o contato com a obra.
Eu confesso que ja comprei livros que já havia lido em Pdf. Um exemplo?"
 A minha edição com três romances da Jane Austen cujo ja havia lido em Pdf.
Outro exemplo?
"Lola e o garoto da casa ao lado" , que comprei em Julho do ano passado e recentemente comprei "Extraordinário" que já li em PDF em Novembro de 2015 .O meu exemplar físico chegou nessa segunda-feira.
O fato é que livro em formato digital nunca vai substituir o bom e amado livro físico então ele não é um inimigo do papel.




Bem , não acho que preciso dizer que sou pobre e recorro muito ao formato digitais.
E eu não sou a unica 

Vejo muito em grupos de livros no Facebook cujo participo leitores pedindo indicação de sites para  baixar livro ou aplicativos para ler.

Eu tive essa dúvida quando iniciei a minha carreira de leitora moderninha usando as novas tecnologia ao meu favor e deixando de frequentar a tradicional biblioteca que na minha cidade ficava mais tempo fechada do que aberta e cujo eu tinha lido praticamente tudo que me interessava em seu acervo.

(Rata de biblioteca?Eu?Imagina....)

Alias o meu primeiro contato com tia Jane não foi em formato de Pdf e sim um exemplar de "Razao e sensibilidade" de capa dura que encontrei na biblioteca e peguei emprestado..

Bem ,vou parar de enrolação e vou ser sua guia caso você realmente seja novo nesse mundo dos Pdf

  • ONDE EU BAIXO OS MEUS LIVROS 


Existem vários sites para baixar livros .Porém somente em três deles eu realmente usei.
Muitos falam do grupo Guttenberg ou a Livraria Cultura, mas desses dois eu não tenho experiencia.

Por muito tempo eu baixei pelo Minhateca,depois me rendi ao "Le livros "

No site da Le livros existem vários tipos de formato para baixar 


Eu antes era acostumada a baixar os arquivos em PDF , mas agora tenho preferencia pelo Epub.
Depois de escolher o formato antes o download começava imediatamente ,mas hoje quando fui baixar um livro de meu interesse para mostrar a vocês eu dei de cara  com essa novidade.

Eu apanhei para conseguir descobrir como funcionava agora.
Eles nos redirecionam para essa pagina
.


Só   que eu não consegui fazer download sem ter me registrado  nesse novo site .Que acessa por aquele menu acima 


É até fácil! Mas eu meio que quebrei a cabeça até aprender 😆

Porém eu não sei se o registro é realmente obrigatório.

Alem do Le livros eu utilizo o Minhateca e o Português Free ebooks.

As vezes um titulo não esta disponível em um dos sites mas encontra em outro .E as vezes ....não tem em formato de PDF mesmo. 😢


  • ONDE EU LEIO
Outra pergunta que vejo muito em redes sociais  aonde ler no celular.Qual aplicativo usar?

Existem plataformas como Wattpad e o Kindle da Amazon que são muitos recomendados por vários usuarios.
No Wattpad a maioria dos títulos são  de livros escritos por usuários e também se encontra títulos publicados .
O Kindle da Amazon tem em sua biblioteca livros gratuitos e utilizando o Unlimited existe a opção de ler mais livros gratuitamente.
Não desmerecendo nenhuma das plataformas, a maioria das pessoas estão procurando um aplicativo para ler os arquivos que baixou.
E eu depois de experimentar vários aplicativos eu conheci o meu favorito de todos.



Moon Reader 💕💕💕💕

Tentei desenhar um coração ali ,mas como vocês podem observar eu como desenhista sou uma ótima leitora.

O Moon Reader le arquivos em diversos formatos.
Mas eu novamente recomendo o formato Epub porque da para ajustar  o tamanho das letras tornando a leitura ainda mais agradável.

Aqui nesse menu  fica os livros que você acessa.



Quando você seleciona o livro e bate na tela aparece essa barra abaixo com as opções de virar a tela, ativar o modo noturno,rolagem por pixel (você pode ajustar para a velocidade da sua leitura),Para acessar os marcadores e por ultimo navegar pelo Sumario da obra.
Opção de visualização-Personalizar o visual 

Pode mudar o tamanho da letra, cor de fundo,cor da fonte, definir uma imagem de fundo,fonte e alinhamento.

Opção de controle -Definir a função dos botões como atalho .Exemplo:Clicar no botão para aumentar volume significa ir para a próxima pagina.

Outras opçoes - Não da para definir rapidamente.Nesse menu você escolhe se quer que o aplicativo avise quando você esta lendo a muito tempo,se quer ativar um filtro que protege os olhos,se quer que reproduza um som de virar a pagina e etc.

Outra função que gosto é a de seleção de texto.Principalmente para grifar os meus quotes preferidos (que não é o caso da frase selecionada)
Existem alguns outros lugares para navegar alem da lista recente.
O mais legal deles ( em minha opinião) é o Marcadores/Estastiticas aonde fica os quotes que eu realcei e informações técnicas sobre a velocidade da minha leitura.



Estou lendo até que pouco...


Espero ter ajudado !!












You Might Also Like

7 comentários

  1. Ótimas dicas! Sempre que posso eu procuro ler os livros físicos mesmo, mas sempre tive muita dúvida em como ler pelo celular que seria uma opção bem mais prática mesmo! Você explicou bem direitinho, conseguiu sanar muitas das minhas dúvidas! :)
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai
      Que bom te ver por aqui.Volte sempre ao Meu mundinho.😘

      Que bom que o post tirou algumas da sua curiosidades .*-*

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Babi!
    Eu não curto muito ler no celular, acabo ficando com dor de cabeça por causa do tamanho. Mas se a gente está na rua e não tem um livro na bolsa, é o jeito.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora.
      Usa o Moon Reader,da para aumentar bastante o tamanho da letra quando o.arquivo estiver no formato Epub

      Excluir
  3. Oi Babi!
    Menina, até agosto do ano passado eu tinha pavor de ler livros digitais. Tive uma experiencia ruim (antes de agosto, rs) e não queria saber de ler mais digitais. Tudo bem que eu tinha odiado o livro, o que só piorou. O problema foi que uma leitura foi sugerida em um dos clubes do livro que participo, e eu estava super sem grana, então, nos passaram em PDF. Li os livros, amei, e passei a usar o LeLivros com frequência, rs. Não tive dificuldade com a nova política, não, esperei os sessenta segundos e baixei, simples assim, nem precisei me cadastrar. As outras plataformas que você citou, eu não conhecia, vou ver o que eu acho por lá!

    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consegui baixar sem refistrar.

      Eu acho que fui escolhida para Cristo.
      Só pode , rs

      Beijos

      Excluir
  4. Você lendo Antes que eu vá ali, que fofa hehe
    Eu não me dou muito bem com ebooks, e pra falar a verdade, eu tenho tantos livros físicos que ainda não li que eu não precisaria recorrer a eles. Na verdade, uso mais pra ler livros de parceiros e ler durante viagens. Eu uso o app do Kindle e todos os livros que tenho nele (que não são poucos) foram baixados gratuitamente pelo próprio app.
    beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Oi , que bom te ver por aqui.Sempre sera bem-vindo no meu mundinho.


💐Não deixe essa visita em branco , deixe o seu comentario e o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita

💐Comentários ofensivos serão excluidos

💐 Antes de fazer algum comentário leia o post .Comentarios irrelevantes ou fora de contexto não sera retribuido e ainda gera feedback negativo para você e seu blog.