Resenha:" Ele esta de volta" Timur Vermes


A primavera chegou!

Ótima frase para começar a resenha desse livro que traz um dos personagens menos agradável da história e que foi responsável por tempos sombrios durante o século XX.Não é mesmo?
Achei a proposta de "Ele esta de volta" interessante e coloquei o livro na  lista dos livros que eu pretendia ler desde que soube da existência do livro .E agora enfim eu o li.
Senhoras e senhores,  caros leitores, Hitler esta de volta! 
(E isso para mim não é uma boa notícia) 





Título:Ele está de volta
Autor:Timur Verme
Editora:Intrínseca
Páginas:304
Ano:2014


Sempre existiu teorias de que a morte de algumas grandes personalidades não aconteceram de fato.
Elvis na verdade esta morando no Texas, Michael Jackson foi visto andando em um shopping esses dias atrás  , Hitler na verdade fugiu para o Brasil. Ou foi internado em um hospício como um dos loucos  que acreditavam ser Hitler...
Se eles morreram ou não é difícil de afirmar e o historiador Timur Verme brincou com essa teorias bizarras e com a obra "Rip van Wincle", que retrata um homem que após descansar embaixo de uma árvore , acordou décadas depois em outra realidade.  
Em "Ele está de volta"  o líder nazista acordou um belo dia em um terreno baldio onde alguns garotos jogavam bola.
Sério, o Hitler fica dormindo ao relento por 60 anos em um local frequentado por crianças e ninguém viu ele?E ainda por cima mantendo  a mesma aparência de anos antes.?Tipo o Capitão América? Ou seja  o Hitler estava congelado durante esse tempo todo e algo o fez descongelar? É uma teoria que acabei de pensar enquanto escrevia  a resenha .E é bem plausível se recordarmos que Hitler estava com um forte cheiro de gasolina e em volta dele ainda estava meio úmido.
Acho que matei a charada depois de terminar o livro !!!Eu sou uma genia (só que não).
Voltando ao enredo,  Hitler aos poucos percebe que  está em pleno século XXI e acredita que essa foi uma segunda chance dada para ele salvar a Alemanha.
E tudo se encaminha para o líder nazista..Um  jornaleiro ajuda ele conseguir um emprego na "Flashlight" fazendo um quadro humorístico em um programa da emissora imitando Hitler.

Porém Hitler de engraçado não tem nada , mas mesmo assim consegue ganhar o público e roubar a cena com os seus discursos e também ganhar a crítica de um importante jornal que faz de tudo para derrubar "o humorista".
E ele ainda recebe cartas anônimas o acusando de ser um "porco judeu".


Durante o enredo de "Ele esta de volta" Hitler comenta suas impressões sobre as inovações tecnológicas , politicas e sociais da atualidade.
O livro tem cenas engraçadas porém também tem um forte conteúdo histórico ligada principalmente a personalidade do Fuher.
Há alguns personagens que se destacam na trama a quem Hitler desenvolve alguma simpatia .Inclusive uma admiração dele pela sr.Rossini.E o interessante é que mesmo uma dessas personagem sendo de origem judia ela consegue desenvolver simpatia pelo "nazista".O que demonstra o quanto era fácil para as pessoas que conviviam  e ouviam os discursos do Fuher de nutrirem simpatia por aquele que odiamos nas aulas de história. Inclusive em algum momento eu consegui simpatizar com a figura do líder nazista.
Porém o livro teve um fim claramente forçado o que deixou vários pontos levantados durante a leitura em aberto ou com um desfecho ao qual não acompanhamos durante a narrativa algum desenvolvimento.
O final também é bem polêmico e deve expressar alguma opinião particular do escritor Timur Vermes. 





Gostou da resenha? Você leu esse livro?  Ou assistiu o filme?
Compartilhe sua opinião comigo (Obs:eu não assisti o filme)


Compre na Amazon: Ele esta de volta 


Comentários

  1. Olá!
    Esse é um livro que tá na minha lista tem um tempinho mas ainda não o li. Também não gosto dele, mas me interesso em tudo que fala dele e daquela época sombria da humanidade. Fico muito sentimental quando me pego pensando no que os judeus passaram. Enfim, realmente ele parecia ter um bom diálogo, para tantas pessoas naquela época simpatizarem com ele.
    Agora fiquei curiosa com o final hahaha.
    Ótima resenha.
    Beijinhos!
    Meus Piores Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mais ou menos o ponto que me chamou a atenção .
      Mesmo nao sendo o tema da História que eu mais me interesse eu não dispensaria um livro com essa proposta

      Excluir
  2. Oie Babi!
    Noss, que temática interessante! Imagina só o cabra se congelar e acordar em meio a todo esse barulho, indústria cultural e tecnológica no auge... Se bem, que eu acho que ele usaria essas ferramentas a favor dele...
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma proposta bem diferente e foi o que me chamou a atenção. E sim ele vai usar isso como sua arma , mas a parte de congelar foi teoria da minha cabeça.
      Kkk

      Beijo Cecy

      Excluir
  3. Oiii Babi! O pessoal já tem mesmo na ideia de que esses famosos não morreram kkkk e com o livro agora que deu mesmo kkkk eu não sabia que tinha livro, eu vi o trailer na Netflix e até salvei pra assistir mas ainda não vi! Agora estou naquela dúvida, se leio ou assisto kkkk enfim, parece ser bem engraçado! Só de imaginá-lo vivendo no século xxi kkkk amei a resenha <3 Já estou seguindo o blog para não perder mais nada! :D Ahh e seu blog é muito fofo *-*

    *Beijokas -Hellen Barros

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen
      Eu gosto normalmente de assistir o filme e depois ler o livro.
      Se eu ler e depois assistir vou ficar com raiva da adaptação.
      Agora se eu assistir e quando for ler percebo que tudo é bem diferente e mais profundo , pelo menos me surpreendo pelo livro e aproveito melhor os dois

      Excluir
  4. Eu assisti ao filme e cara, o pior é mesmo depois de tantas mortes, eu sei que o povo da Alemanha seguiria (se não seguem) os dizeres do Hitler.
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela.
      Feliz em te ver aqui.
      Realmente é surpreendente mesmo vendo tudo o que aconteceu nesta época , o faro se que provavelmente a Alemanha ou qualquer outro país que o Hitler resolver liderar o povo provavelmente o seguiria.Cegamente.

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤