Resenha "O mistério Sittaford" Agatha Christie

Essa semana me despertou uma vontade de ler um pouco de Agatha Christie.
Hoje trago  a resenha de um dos clássicos dela "O mistério Sittaford"







Titulo:O mistério Sittaford 
(The Sittaford Mistery)
Autor:Agatha Christie
Editora:LePM Pocket
Paginas:256
Ano: 1931



Em uma tarde fria com anúncio de uma futura tempestade de neve, um pequeno grupo se encontra na mansão Sittaford , alugada por uma mulher vinda da África do Sul  e que " quer viver um Natal à moda antiga " .Essa era a explicação que ela dava para querer passar a temporada de inverno em Sittaford e pagando tão bem que o proprietário da mansão até se mudou para a casa em uma aldeia  daquela redondezas para ela ter esse capricho.
Por algum motivo o grupo reunido na mansão  acabaram resolvendo sentar   em volta de uma mesa  para jogarem mesa girante.
O que era apenas uma brincadeira para Violet e Ronnie, acabou tendo um aspecto bem sombrio quando o "espírito" informou à um dos presentes a morte do seu melhor amigo.


   " A mesa começou a sacudir... lenta e ritmada. Tão devagar que era fácil contar as letras.
  “M...” – uma pausa – “O... R T...O.”
  – Morto.
  – Alguém está morto?
  Em vez de sim ou não, a mesa começou a sacudir de novo até alcançar a letra T.
  – T... refere-se a Trevelyan?
  “Sim.” 

 Capitão Trevelyan é um homem de posses ,ambicioso e sovina.O que afastou ele de sua  família.
 Porém com a sua morte , os seus sobrinhos e sua irmã receberiam um bom dinheiro.
 Um desses herdeiros, Jim Pearson por coincidência esteve com o seu tio naquele dia.
Ele havia feito uma pequena falcatrua no seu local de trabalho e provavelmente foi pedir dinheiro ao tio rico para tirar-lo da encrenca que ele se meteu.E não precisava ser um gênio para deduzir que  o empréstimo tinha grandes chances de ser  negado.
Veja bem,um motivo, oportunidade e nenhum álibi ...o inspetor Narracott achou o seu principal suspeito.
 Mas Emily, a noiva do rapaz  acredita em sua inocência e se une ao jornalista Charles Enderby que se encontrava na cidade para entregar um prêmio de seu jornal e acabou ficando porque conseguiu um furo com o assassinato do proprietário da mansão Sittaford.

 Emily então rouba a cena, além de conquistar o coração de metade do personagens masculinos do romance ela é a personagem com mais presença no desenrolar da trama.
Mesmo ainda Narracott estar investigando o caso , pois ainda não havia se convencido de que realmente pegou o cara certo , Agatha foca mais em Emily , o que acaba apagando os outros personagens da trama que pouco aparecem e tem pouco aproveitamento.
Outro personagem misterioso é  chamado Duke, um dos presentes na cena da mesa girante que simplesmente nenhum personagem sabe defini-lo.
Outras tramas auxiliares é Ronnie, um rapaz que passa as temporadas de inverno em  Sittaford para fazer companhia a sua tia moribunda,mas Ronnie faz isso por interesse e por isso a sua tia,uma mulher de personalidade forte tem prazer de judiar do rapaz.
A irmã de Trevelyan,cujo o marido ao qual ela adora esta adoentado e é a principal suspeita de Emily.O marido da sobrinha de Trevelyan que mentiu o seu álibi para a policia e é o principal suspeito de Narracott.
A forma como o mistério foi resolvido em minha opinião foi muito súbita e um pouco inexplicável de como se chegou aquela conclusão ,porém um dos personagens que eu mais suspeitei foi exatamente o escolhido por Agatha.
O livro é narrado em terceira pessoa e é uma leitura rápida e agradável.


Ja leu esse livro da Agatha?
Diga nos comentarios 




  

Comentários

  1. Oi, menina. Primeiramente muito boa resenha, parabéns.
    Confesso que me deu uma vontade de ler este livro. Vou adiciona a minha lista, o que falta é o tempo de tanto livro que tenho para ler rs. Beijos!

    https://belanaoadormecida.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Luana Santos. Espero sempre te ver por aqui.
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Bem vindo ao meu mundinho , sinta - se a vontade para deixar o seu comentario , deixe o link que irei retribuir o seu carinho , mesmo que demore um pouco

➤ Por favor , sempre fico feliz por receber uma visita , mas antes de deixar o comentario LEiA O POST. Caso não se interesse pelo conteudo , você pode dar uma olhada em outros posts recentes que pode ser mais do seu agrado.

➤ Comentários rasos e sem conexão com o conteudo não serão retribuido

Obrigada pela visita ! Volte sempre ! ❤